Sábado,
26 de dezembro de 2015.
Para especialista, os
estoques estavam altos desde o início do ano,
porem o consumidor esteve
mais receoso neste final de 2015
|
Dezembro de 2015 foi o pior em
volume de vendas em dez anos para os shoppings centers brasileiros. A
informação é da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Segundo
os levantamentos, as vendas caíram 2,8% em termos reais, já descontada a
inflação, fechando o período como o pior já registrado pela série histórica,
que teve início em 2005. Os dadosforam apurados em uma pesquisa com 150 empresas
de varejo que reúnem 7,5 mil lojas, no período de 1º de dezembro ao dia 24,
véspera de Natal. Os segmentos que apresentaram aumento no volume de vendas,
sempre na comparação com 2014, foram os de perfumaria e cosméticos, com alta de
3,7%, seguidos pelo de joias e relógios, com crescimento de 3,2%. Já na outra
ponta, os artigos de decoração para o lar caíram 13,3%. O que surpreendeu é que
até mesmo a venda de brinquedos, tradicionais motivadores do comércio nesse
período do ano, apresentou queda de 0,8%. (Alshop)