Sábado, 10 de dezembro de 2011.
Somos seres sociais e para tanto precisamos desenvolver ao longo de nossa vida aquilo que podemos chamar de habilidades sociais. Quanto mais hábil uma sociedade no relacionamento entre seus cidadãos, suas empresas e o próprio governo, interna e externamente, vertical, horizontal e verticalmente, mais fácil chegará ao seu pleno desenvolvimento.
Estudiosos no assunto apontam algumas habilidades que são essenciais e que precisam ser lembradas e consideradas. São elas: Civismo, Comunicação, Assertiva: Direito e Cidadania, Empáticas, de Trabalho e de Sentimento Positivo.
Vou destacar nesta postagem a necessária e importante habilidade social da comunicação. Sem ela é impossível uma convivência equilibrada entre as pessoas. E no ambiente das organizações ela se faz cada vez mais necessária para que estas alcancem seus objetivos, tanto financeiros, quanto sociais. Cabe a todos que delas participam pontuarem suas atitudes diárias. Aliás, não só no ambiente das organizações, mas nos relacionamentos fora delas também. Por exemplo, é interessante que não nos esqueçamos que para a comunicação acontecer é preciso que saibamos...
1. Fazer e responder perguntas;
2. Solicitar e valorizar o feedback;
3. Gratificar/Elogiar;
4. Dar fedback;
5. Saber como Iniciar,manter e encerrar uma conversação
Todas essas ações devem ser equilibradas, mas nunca esquecidas. Se não, o conteúdo se perde, e sem ele, não há como as coisas acontecerem de maneira a beneficiar o propósito das relações entre as pessoas. Por isso, é interessante que entendamos as diferenças sutís entre comunicação e informação.
Definição no Dicionário
• Comunicação
1 - Ação e efeito de comunicar ou comunicar-se;
2 - Mecanismo de transmissão da informação no seio do grupo;
3 - Conjunto de técnicas que permitem a difusão de mensagens escritas ou áudios-visuais a uma audiência vasta e heterogênea.
• Informação é o conteúdo da comunicação (dar a alguém notícia de alguma coisa).
A informação complementa a comunicação já que o que se comunica é uma mensagem informada. Informação é o conteúdo de uma mensagem e a comunicação é a forma de passar essa mensagem.
Quando a informação de uma mensagem é comunicada esta dá um passo a mais nas relações entre os empregados já que provoca comportamentos mediante a criação de expectativas.
De modo geral a diferença fundamental entre informação e comunicação reside na resposta do interlocutor (feedback), enquanto que a informação não precisa de feedback, a comunicação para poder seguir se estabelecendo, sim.
A comunicação procura modificar comportamentos, atitudes, representações ou conhecimentos dos interlocutores ou mover a outras pessoas a fazer algo que não fariam espontaneamente. Comunicar é transferir informação de uma pessoa a outra sem levar em conta se desperta ou não confiança. Os processos de comunicação por sua parte são ferramentas sociais que permitem a interação humana, ou seja, manter um mínimo de interdependência entre distintos elementos: indivíduos, grupos, oficinas, escritórios, departamentos, serviços, etc., que a organização requer para seu sistema interno.
Em jornalismo a diferenciação entre comunicação e informação é facilmente posta:
“Informação é o fato e a comunicação o ato”.
Alguns exemplos:
1 - João ganhou a eleição = fato
Uso do telefone (instrumento) para “comunicar” ao João, sua a eleição.
Comunicação é o ato de informar. A informação é o fato a ser conhecido através da comunicação.
2 - Bazar Do Salim a partir de segunda, dia 20, dará 50% de desconto em todo seu estoque = fato.
O proprietário do estabelecimento usa de panfletagem para dar esta informação à sua clientela. E manda também fazer uma faixa para colocar em frente à loja.
A panfletagem e a faixa são instrumentos de comunicação a serem utilizados para dar a informação.
3 - Experimento uma comida e meu amigo pergunta se gostei e se a recomendaria para ele. Faço uma careta e um gesto negativo com a cabeça.
Não gostei da comida = fato
A careta e o gesto de negação foram o “meio” pelo qual me utilizei para comunicar o fato ao meu amigo.
A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
No ambiente de trabalho lidamos com pessoas e como tal devemos estar atentos as habilidades sociais: civismo, comunicação, assertiva: direito e cidadania, empáticas, de trabalho, de sentimento positivo. É importante entender que ser competente não é somente possuir conhecimentos técnicos e operacionais, é também saber se relacionar com qualidade. E para tanto saber comunicar-se é fundamental.