Inaugurado com viagem entre Tóquio e Aomori, o novo trem bala japonês, capaz de percorrer 714 km em apenas 3 horas. O Hayabusa – ou Falcão Peregrino – tem fuselagem pintada de verde, branco e rosa, e um incrível design futurista. Aerodinâmico e silencioso, pode fazer curvas a uma velocidade de 270 km/h e – acelerando – chega 300 km/h em apenas 6 minutos.
A viagem inaugural teve leilão de bilhetes. O primeiro bilhete virou objeto de desejo de excêntricos colecionadores de raridades históricas. Vendido a 385 mil ienes, ou 3.350 euros. Nas viagens normais, uma poltrona de primeira classe custará 230 euros.
Em seus 46 anos de existência o trem bala japonês nunca sofreu um acidente mortal, só incidentes. Apesar do Japão ser sujeito a terremotos e tufões, com relevo muito acidentado, seus atrasos tem sido sempre inferiores a um minuto, o que já é intolerável para os padrões locais, num povo obcecado por pontualidade.
O primeiro trem bala japonês zarpou a 1º de outubro de 1964, quando a velocidade era ainda um conceito utópico na Europa e nos EUA – já que ainda é um sonho que parece impossível a nós brasileiros. (Via Blog Rafael Greca)