Fachada do Hospital que Caputo quer fechar |
Pois bem, o atual secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, declarou em Guarapuava que pretende fechar o referido hospital. Segundo o secretário, apesar de ter sido inaugurado há quase três anos, o Hospital de Reabilitação não fez um internamento sequer até hoje, o que significa um ônus para o orçamento do Estado. O Michele só pode estar brincando com coisa séria. Ainda mais ele, uma pessoa ligada à saúde. O cidadão que acompanha meu Blog precisa saber da verdade.
Um Hospital deste porte não se inaugura do dia para a noite. São precisos alguns anos para que toda a sua estrutura esteja totalmente funcionando. Primeiro o espaço físico. Isto foi feito. Depois a compra de equipamentos e contratação de pessoal, também dentro da etapa estabelecida. Em 2008 o hospital foi inaugurado e os ambulatórios começaram a funcionar. No começo de 2010 os 64 leitos de enfermaria entraram em funcionamento, e posteriormente o centro cirúrgico e o laboratório de marcha. Segundo o planejamento, a implantação completa demandaria tempo , tempo este que ultrapassaria o mandato do governador Requião, para se chegar a todos os setores de tão importante obra, só encontrando similar no Sara Kubitschek, em Brasília. O que cabe agora ao governo Beto Richa é dar prosseguimento ao cronograma estabelecido e fechar o mesmo, entregando à população o mais moderno hospital de reabilitação do país. Sem dúvida, uma das mais importantes obras do setor de reabilitação física de todos os tempos.
O referido secretário precisa ser cobrado quanto à veracidade desta afirmação. Eu quero crer que foi alguma brincadeira de mal gosto. E, com coisa séria não se brinca!