O governador Beto Richa recebeu nesta sexta-feira (25), em Curitiba, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que está visitando as 12 subsedes escolhidas para a Copa do Mundo Fifa - Brasil 2014. Silva disse que a solução encontrada pelo Paraná para concluir as obras do estádio para a Copa (a Arena do Atlético Paranaense) é exemplar para o País, com uma equação financeira sustentável, que envolveu clube, Governo do Estado e prefeitura, por meio do potencial construtivo. Ele afirmou ainda que vai informar a presidenta Dilma de que a condução da Copa na cidade de Curitiba e no estado do Paraná vai muito bem. O ministro adiantou que o Paraná pode ser uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013, desde cumpra com o cronograma de obras até o final deste ano. Para isso é preciso entregar em 2012 toda a infraestrutura e o estádio. Richa e Ducci reforçaram ao ministro a importância de que a União, por meio da Infraero, destine mais recursos para ampliação da capacidade do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
Na reunião com Richa, o ministro recebeu um relatório das cidades paranaenses que oferecem centros de treinamento, aeroporto e infraestrutura hoteleira e de serviços suficientes para cumprir os critérios que a Fifa estabelece. Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Paranaguá e Paranavaí foram vistoriadas e oferecem a infraestrutura mínima exigida pela Fifa e pela CBF, com rede hoteleira, aeroporto, centros de treinamento ou estádios aptos a receber as seleções.
O governador disse que as obras de melhoria da infraestrutura urbana para a Copa estão sendo encaminhadas e que recentemente liberou R$ 10 milhões para a prefeitura de Curitiba iniciar algumas dessas obras. O próximo passo é a contratação das obras que serão financiadas pela Caixa Econômica Federal, e que devem ser iniciadas ainda neste ano.
Finalmente, dirigentes do Clube Atlético Paranaense informaram que as obras da Arena da Baixada devem começar ainda neste semestre e estarão prontas até dezembro de 2012, colocando Curitiba em um estágio avançado em relação às demais cidades que sediarão a Copa e que pretendem receber a Copa das Confederações.