“O importante não é
convencer com palavras.
O importante é convencer
com atitudes”
|
Opinião e seus sinônimos convicção, ideia, parecer, voto, juízo, julgamento ou pensamento podem ser definidos como a maneira absolutamente pessoal de entendimento sobre algo ou alguma coisa. Trata-se da percepção de valor que uma pessoa tem acerca de algo ou alguém. Um conceito que se tem sobre uma conversa ou um assunto.
Já a atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. Sua definição é ampla e, por isso está na categoria geral, pois entendida conforme a ciência de comportamento adotada: filosófica, sociológica, pedagógica ou psicológica. Por exemplo, de acordo com a psicologia, a atitude é o comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo. Eu prefiro enfatizar a atitude filosófica que nada mais é do que o caminho de quem ama a sabedoria. Uma atitude filosófica significa não aceitar algo que é considerado como verdade absoluta sem antes pensar sobre essa determinada "suposta verdade". É ter pensamento crítico e não se basear no senso comum, que muitas vezes pode levar a enganos.
Enquanto a opinião é a expressão pessoal de uma ideia, a atitude é o exercício concreto da ideia que se acredita pontualmente verdadeira. Entre a opinião e a atitude fico com as duas. É fraca a atitude sem o alicerce de uma ideia e é inócua a ideia sem ser concretizada pela atitude. JoYa
0 comentários:
Postar um comentário