Sábado, 11 de fevereiro de 2012.
|
O documentário tem como base uma longa entrevista gravada
em 2002 com o crítico literário Wilson Martins (1921-2010)
|
Nesta sexta-feira (10/02 à noite, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promoveu a estreia nacional do filme "Wilson Martins - a consciência da crítica", dirigido por Douglas Machado. A exibição ocorre no auditório Poty Lazzarotto (espaço do Museu Oscar Niemeyer) e a entrada é franca.O documentário tem como base uma longa entrevista gravada em 2002 com o crítico literário Wilson Martins (1921-2010). Nos anos seguintes à esta entrevista, novos encontros e novas conversas em Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Nova Iorque completaram um tecido de memórias alinhavado por escritores como Miguel Sanches Neto, Moacyr Scliar, Luiz Antonio de Assis Brasil, Affonso Romano de Sant´anna e com um dos ex-alunos de Wilson Martins na New York University: Kenneth Krabbenhoft. Autor de diversas obras, Wilson Martins destacou-se por "História da Inteligência Brasileira", com inúmeros volumes. Igualmente fundamental é a "Crítica Literária no Brasil", história da atividade crítica no País. Com suas obras, Martins ganhou alguns dos principais prêmios literários nacionais, como o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.
Opinião do jornalista Luiz Andreoli sobre o filme “Wilson Martins, a consciência da crítica”, dirigida pelo irmão de meu amigo Marden Machado:
Assisti ontem ao filme "Wilson Martins - a consciência da crítica". Dirigido pelo irmão do chapa Marden Machado, que também colocou a mão na massa no filme.
Belo retrato do crítico Wilson Martins, que nos deixou há poucos anos. Edição sensível, condução firme e respeitosa. Abre espaço até para o apetite culinário voraz do personagem. Saberes e sabores na medida certa. Destaque para as brilhantes participações de outro mestre, o Miguel Sanches Neto. O escritor entrevista Wilson Martins e também é entrevistado pelo documentarista, sempre colocando sua admiração por Wilson a serviço da narrativa.
Logo o documentário estará no Canal Brasil. Os realizadores prometem disponibilizá-lo para baixar na web. Indico!
Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário