segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O jaguar e os jaguaras

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012.
É muito bom e salutar não confundir. Um jaguara não tem nada a ver com um jaguar ou no plural, jaguaras. Para definitivamente não se confundir, vamos conhecer bem o que é um Jaguar.


A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é
uma variação melânica da onça-pintada, ou jaguar
1 - O jaguar é um animal mamífero encontrado nas Américas e na verdade trata-se de um dos nomes da onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como onça-verdadeira,  jaguarapinima, jaguaretê, acanguçu, canguçu ou onça-preta. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão e o maior do continente americano. Etimologicamente, "Jaguar" origina-se do termo tupi îagûara e "Jaguaretê", também da língua tupi, significa "onça verdadeira", através da junção de îagûara ("onça") e eté ("verdadeiro")

Jaguar XK 2005
2 – Homenageando certamente este belo felino, empresários do ramo automobilístico resolveram dar o nome de Jaguar ao seu veículo de maior luxo. Certamente você já pode ter ouvido falar do veículo de nome Jaguar, fabricado pela Jaguar Cars. Trata-se de uma fabrica de automóveis de luxo, de propriedade da empresa indiana Tata Motors, cuja sede é em Coventry. Foi fundada com o nome de SS Cars Ltd em 1922 e em 1945 mudou o nome para Jaguar. Antes de pertencer a Tata Motors, a empresa pertencia a empresa estadunidense Ford Motor Company.

O Amigo da Onça, personagem do cartunista Péricles
Mas, aqui no Brasil costuma-se nominar de Jaguara o cidadão exxxperto, metido a besta e que se acha. Aquele que não perde a pose de santo, mas no fundo quer mais é dar rasteiras nos outros. É o tal que todo dia se veste com pele de cordeiro (inocentinho, coitado), mas na verdade é um tremendo de um lobo safado. Acha que todo mundo é trouxa  pronto para ser passado para trás. Não está nem aí para a ética, a moral e o sentimento das pessoas. Ele quer é se dar bem.
Infelizmente vivemos em uma época de proliferação de “jaguaras” por esse mundo afora. Infelizmente, também, não há notícia de que tenha predador para acabar com esse tipo pernicioso. O que nos resta é ficar atentos. Principalmente ao peão de riso fácil e que fala tudo o que queremos ouvir. São armas poderosas do “Jaguara” na espreita de uma possível vítima. Todo cuidado é pouco!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More