sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Veterinária responsável pelo canil da Lapa dá sua versão

Sábado, 24 de novembro de 2012.

"Olá, aos que não me conhecem sou a veterinária responsável pelo CCZ da Lapa (vulgo "canil municipal"). Estou desde quinta-feira em um Congresso em Curitiba (congresso este que aborda, basicamente, políticas públicas relacionadas a animais de rua, posse responsável, controle reprodut
ivo...), fui informada do ocorrido por telefone e só consegui acessar a Internet à noite. Como já foi dito os cães lá mantidos têm suas necessidades básicas adequadamente supridas. A limpeza e alimentação são feitas no período matinal, ou seja, em quaisquer visitas feitas fora desse período os cães já terão comido boa parte da ração e defecado, o que explica a impressão causada pela denunciante. Quanto aos pacientes com sarna, eles são tratados mas deve-se frisar que, mesmo depois de tratados, os pelos dos pacientes demoram a crescer. Quanto à forma como os cães são dispostos, trabalhamos da melhor maneira possível. Devo lembrar a quem quer que leia esta nota que o CCZ atualmente mantém mais de 90 cães, todos eles oriundos de abandono e negligência dos próprios donos. Além da veterinária (eu), também há um tratador e uma auxiliar que se desdobram para prover cuidados aos animais e são extremamente atenciosos e dedicados, estando cientes da necessidade de políticas educacionais e de controle. Conforme mencionado, os cães são abandonados pelos próprios donos e, a menos que alguém os adote, ali são mantidos como última opção. A quem quer ajudar a reverter este quadro, fica o convite para ajudar de forma positiva. No começo do mês foi fundada a Defesa Animal, a primeira associação de proteção animal do município. Quem quer saber como ajudar pode entrar em contato com a Associação pelo telefone 41-97657453, ou me procurar no número 41-39111047 (Vigilância Sanitária). Aos interessados fica o convite." 


* A Gisah Santos, veterinária responsável pelo CCZ da Lapa fica a partir de hoje convidada a participar deste espaço no sentido de informar todo o trabalho feito no município da Lapa em benefício dos animais abandonados. Assim como a professora Sônia Ferreira. O que precisamos é de pessoas verdadeiramente comprometidas em dar uma solução prática ao problema. Que Lapa passe a ser exemplo nacional no cuidado com os animais. Gente comprometida com a causa há. Conheci algumas hoje e me despeço menos tenso e mais feliz por ter conversado há pouco com uma delas. Vamos nos unir. Um dia conseguiremos uma política nacional que imponha soluções definitivas para a questão.
Estarei sempre à disposição de todos, neste sentido.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More