sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Âncoras insensíveis

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012. 

Jornalistas Evaristo Costa e Sandra Annemberg, Jornal Hoje, Rede Globo
Sou âncora de telejornais há muitos anos, portanto tenho pela experiência autoridade para expor minha indignação a dois colegas que ocupam a bancada de um dos telejornais mais assistidos do país: o HOJE, da Rede Globo, ancorado pelos jornalistas Sandra Annemberg e Evaristo Costa e levado ao ar sempre por volta das 13 horas e 15 minutos, após o Globo Esporte. Hoje, devido ao horário político é levado um pouco mais tarde, às 13:30. Na edição desta sexta-feira, dia 19, como sempre notícias boas e notícias ruins, algumas chocantes. Entre elas, a irregularidade na construção de prédios em São Paulo, a previsão do tempo para esta sexta-feira, atentado em Beirute, no Líbano, passeio turístico em uma praia de Alagoas, violência contra animais em um PetShop, o fim da novela das oito e o assassinato do jornalista paranaense, foram algumas das informações passadas aos telespectadores. Até aí, nada demais. O lamentável foi a má distribuição das matérias ao longo do Jornal e pior, a forma como os âncoras reagiram de forma absolutamente insensível quando fizeram a chamada para o próximo bloco do assassinato do jornalista curitibano. Ao saírem da matéria sobre a praia alagoana Sandra fez uma brincadeira. Em seguida veio a manchete sobre o assassinato que o Evaristo se segurou para não rir. Quando Sandra, enfim chamou o intervalo, o colega soltou uma gargalhada. E o pior veio depois. O bloco começa com a notícia do assassinato do colega curitibano. Após o término da matéria que informa detalhes do crime, Sandra entra sorrindo, olha para o Evaristo e diz: “- Saindo da realidade, entrando na ficção, vamos agora para o final da novela...”
Condenável a atitude dos dois experientes profissionais. Se houve erro na distribuição do conteúdo das notícias, cabia a eles um controle maior sobre seus comentários e expressões. É erro básico brincar se no mesmo bloco e na sequencia existir notícia de morte ou violência.
O desrespeito aconteceu em rede nacional, visto por milhões de brasileiros. Se houver gente que respeita a seriedade do jornalismo na Globo, essa pessoa deve chamar à responsabilidade quem distribuiu as reportagens e, principalmente aos dois jornalistas âncoras que pisaram feio na bola hoje ao não respeitar o luto de familiares e amigos do jornalista assassinado na Região de Curitiba.
PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More