Sábado, 19 de janeiro de 2013.
Porto União, SC, além de diversas atrações turísticas e culturais, apresenta em sua gastronomia dois itens muito característicos da cidade: o Steinhaeger e o Xixo.
A história do Steinhaeger começa há aproximadamente 400 anos, nas encostas dos Alpes, em uma aldeia chamada Steinhägen, que significa aldeia de pedra. Foi nesta aldeia que uma saborosa e incolor bebida bi-destilada extraída das bagas de Zimbro (Wacholder) foi elaborada. Ela ficou mundialmente conhecida como Steinhaeger: uma finíssima bebida, sem elementos químicos e de paladar incomparável. O Steinhaeger é embalado em uma garrafa de louça escura, que ajuda a manter suas propriedades aromáticas por muito mais tempo. Quer saber onde encontrar esta bebida? Em Porto União, onde é fabricado o melhor Steinhaeger do Brasil. O Steinhaeger Doble W, produzido artesanalmente desde 1962 pela Destilaria Doble W, mantém a originalidade e pureza da fórmula alemã, com dosagens exatas de destilados de cereais, bagas de zimbro, raízes, sementes e cascas.
O FANTÁSTICO XIXO
Já o Xixo tem referências em etnias diferentes. Espetinhos são feitos de várias formas e composições: na China, há 800 anos, se preparava espetinhos de carne suína. No Japão, é um espetinho com carne de ave temperada com molho de soja; a cultura sírio-libanesa faz o michuí de carneiro; os árabes fazem o “shish”, que quer dizer espeto; na Rússia e Terras de influência turca encontra-se o chechelick, que provavelmente foi um dos primeiros espetinhos apresentados comercialmente no Brasil. Mas em Porto União, fazer uma xixada significa fazer um espetinho de carne bovina, em um espeto de arame com uma argola em uma das extremidades, assando-o na churrasqueira. Somente em Porto União você encontra o saboroso xixo, que é a principal atração de festas, confraternizações e encontros dos amigos. (www.maisuniao.com.br) É por isso que Porto União, SC se promove a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. Lá é onde se produz o que há de melhor no Brasil. Vale a pena conferir!
0 comentários:
Postar um comentário