Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.
A palavra RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino |
A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religionem (religio no nominativo), mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religionem com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao surgimento do cristianismo, religionem referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.
Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero filósofo, orador, escritor, advogado e político romano (106 .1C. a 43 a.C.) na sua obra De natura deorum, publicada dois anos antes de falecer afirmava que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o caráter repetitivo do fenômeno religioso, bem como o aspecto intelectual.
Por outro lado, Lucio Célio Firmiano Lactâncio, intelectual e conselheiro de Constantino, primeiro imperador romano cristão ( 240 a 320 d.C) tinha outra opinião. Ele afirmava que o termo religião vem de religare, religar e que, portanto trata-se de um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus.
Podemos entender então que a palavra RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso. Agora ao usar a palavra "religião" podemos entender do que se trata, pelo menos na sua etimologia.
0 comentários:
Postar um comentário