Quinta-feira, 01 de setembro de 2011.
Com os LEDs, mais eficientes e econômicos que as lâmpadas convencionais, chegando a cada vez mais conjuntos óticos de carros, as montadoras já desenvolvem uma tecnologia que promete ser o próximo passo. A BMW divulgou nesta semana que está trabalhando na criação de lâmpadas com luz laser. O equipamento tem intensidade mil vezes maior do que a dos LEDs convencionais, com economia de energia e consumo de combustível. As ondas de luz do laser têm o mesmo comprimento e uma diferença de fase constante, produzindo um feixe quase paralelo. Essa característica permite criar novas funções para os faróis. Outra vantagem é que a alta eficiência do laser garante a metade do consumo de energia dos faróis de LED.
Detalhe do farol de laser do protótipo i8, da BMW (Foto Divulgação/Portal da BMW) |
A montadora alemã destaca que a intensidade da luz laser não representa risco a seres humanos e animais, quando aplicada no veículo. Antes de a luz dos diodos laser ser emitida em direção a rua, o feixe de luz azulado é convertido em uma pura luz branca, com a ajuda de um material fluorescente de fósforo instalado dentro do farol. Segundo a BMW, a luz resultante é muito brilhante, branca, agradável aos olhos e tem um consumo de energia muito baixo. Os diodos laser também são cem vezes menores do que as células usadas na iluminação de LED, o que permitirá seu deslocamento na carroceria, ampliando as possibilidades de criação da área de design. A tecnologia é testada nos carros-conceito da linha "i", a submarca de veículos elétricos e híbridos da BMW. (Portal de divulgação da BMW)
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