Sábado, 17 de dezembro de 2011.
A Toyota pensa em instalar painéis solares em alguns híbridos Prius nos novos veículos da linha, respondendo à crescente demanda por automóveis “ecológicos” em meio à alta recorde nos preços do petróleo.
Painel solar do Prius, da Toyota (Foto Divulgação/Toyota) |
Os painéis, fornecidos pela Kyocera, são capazes de fornecer energia para acionar parte do sistema de ar condicionado de algumas das versões mais sofisticadas do Prius, um modelo que combina motores elétricos e a gasolina.
“É mais um gesto simbólico”, disse fonte da companhia que preferiu não revelar o nome. Segundo ela, “é difícil acionar muito mais que isso com energia solar.” A Toyota deve lançar seu Prius de terceira geração no ano que vem. Mas, para divulgar o produto, o melhor jogador do confronto deste domingo entre Barcelona e Santos, pelo Mundial de Clubes, no Japão. levará um para casa.
As grandes montadoras de automóveis estão na corrida para desenvolver soluções alternativas ao uso de combustíveis fósseis, em um esforço por demonstrar conscientização ecológica e satisfazer os clientes que desejam gastar menos com combustível. Mas a energia solar não é considerada solução viável para acionar carros. Painéis solares são caros devido à elevação nos preços do silício, e armazenar a energia é difícil, segundo a fonte. Não se sabe ainda quanto custaram os painéis solares que equiparão o Prius, ou quantas versões equipadas com eles serão construídas pela Toyota.
O Prius só chega no Brasil no segundo semestre de 2012 |
Um porta-voz oficial da Toyota se recusou a dar mais detalhes, afirmando que a empresa não discute planos para futuros produtos. (AutoNews/Brasil)
0 comentários:
Postar um comentário