Terça-feira, 24 de abril de
2012.
A capacidade é proveniente de Deus que ao nascermos já
nos abençoa "equipando-nos" com o que é preciso para viver nesse
mundo. São nossos dons naturais. Competência, nós adquirimos quando optamos por aprender
desde o momento que nascemos. Competência pode-se
adquirir com esforço e perseverança, estudo, praticidade e boa vontade treinando
a nossa capacidade natural.
O desenvolvimento de competências é o grande desafio no meio organizacional.
A importância do entendimento deste conceito é vital para as organizações em um
mercado global amplamente competitivo. Para manter a estratégia de seu negócio
competitiva, a organização precisa sim mapear a sua competência, tanto na
individualidade de seus colaboradores, quanto na sua mesmo, denominada de
organizacional. A ciência da administração nos entrega algumas definições de
competência. As que mais me agradaram:
1 – Competência individual é o conjunto de conhecimento, habilidade e atitude de um profissional que o credencia a exercer determinado cargo e gera um diferencial competitivo à empresa para qual presta serviço;
1 – Competência individual é o conjunto de conhecimento, habilidade e atitude de um profissional que o credencia a exercer determinado cargo e gera um diferencial competitivo à empresa para qual presta serviço;
2 – Competência organizacional é o conjunto de recursos que geram valor à
organização. São recursos difíceis de imitar, promovem benefícios reais reconhecidos
pela comunidade e dão acesso a diferentes mercados (exterior).
É interessante que todo empresário tenha um mínimo de conhecimento da
ciência da administração de empresas. Esse conhecimento gerado se transforma em
placas indicativas para um trajeto mais seguro na gestão de seu negócio. Na
questão da competência a que me refiro neste breve artigo jornalístico, a
aquisição de conhecimento é fundamental não só para o empresário mas também
para seus colaboradores. O mapeamento das competências então vai identificar a
realidade da organização, apontar quem é quem, quem é o quê e estabelecer
diretrizes para melhorar a operacionalização do negócio.
Uma organização jamais deve ficar parada no tempo e no espaço. Se assim o
fizer correrá o risco de ser atropelada pela concorrência. Portanto a
aprendizagem organizacional, isto é, o desenvolvimento constante de suas competências
deve fazer parte da estratégia da empresa. Por exemplo, a metodologia de
aquisição de conhecimento e desenvolvimento faz com que uma competência
individual agregue valor à própria competência recursal de uma organização,
pois define metas e estabelece expectativas aos seus colaboradores. E isso é
bom, saudável e salutar para o desenvolvimento do negócio.
Está aí a dica para meus amigos empresários. Se você se interessou o
suficiente para ler até aqui, está na hora de fazer como faço, um MBA em Gestão
de Pessoas. Vocês não conseguem dimensionar o benefício que os conhecimentos
adquiridos vão oxigenar sua visão do negócio que administra. O interessante é
que os conhecimentos são importantes não só para a organização em si, mas para sua
vida pessoal também. Não dá para desassociar uma da outra. Vem no mesmo pacote.
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