Não é apenas no visual que a diferença se apresenta. Vamos conhecer um pouco se esta preferência por ovos caipiras tem fundamento. Começamos pelas proteínas.
Proteínas
O conteúdo de proteínas é praticamente o mesmo nos dois tipos. A diferença é que o ovo de galinha caipira possui teores consideravelmente maiores de carotenóides totais, substâncias antioxidantes que são precursoras da vitamina A. Essas substâncias são transformadas em vitamina A depois de serem absorvidas e metabolizadas pelo organismo animal.
Vitamina A
Outra diferença entre eles é o conteúdo total de retinol, leia-se vitamina A, que é um nutriente essencial para a regeneração das mucosas e da pele. A Universidade Federal de São Paulo (USP) desenvolveu um estudo que encontrou três vezes mais retinol no ovo caipira do que no ovo de granja.
Cor avermelhada
Por serem antioxidantes, podemos dizer que os carotenóides comportam-se como “vigilantes”, protegendo o nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres. E é justamente pela presença dos carotenóides que a gema da galinha caipira tem uma cor mais avermelhada que a gema da galinha de granja.
Mito da cor da casca
A cor da casca dos ovos indica apenas a cor da galinha. A cor varia conforme a raça da galinha. As galinhas de cor branca possuem ovos brancos e aquelas de cor vermelha possuem cor vermelha. Portanto, não escolha um ovo pela cor de sua casca, porque a cor da casca não fornece nenhuma informação sobre o valor nutricional do ovo.
Pó da casca
O pó da casca de ovo serve como fonte complementar de cálcio, nutriente importante para o crescimento e na recuperação da saúde após uma doença, na gravidez e amamentação e para as pessoas idosas.
Como preparar
Para fazer o pó é preciso uma boa limpeza das cascas. Antes de abrir o ovo lave bem sua casca com água e sabão e depois as seque. Coloque as de molho em 1 litro de água com duas colheres (de sopa) de vinagre. Ferva durante 20 minutos e deixe secar. A casca deve ser triturada e o pó deve ser peneirado várias vezes. Pode-se usar uma pitada diariamente nas refeições ou em sucos e vitaminas. (Fonte/Bluelogs)
0 comentários:
Postar um comentário