Quinta-feira, 20 de
novembro de 2014.
Dentro de Shopping, Papai Noel é atração a ser oferecida a todos os clientes sem ônus |
Quem
deve cuidar da presença do Papai Noel em um Shopping durante este fantástico
período de consumo não é o departamento comercial e sim o departamento de
marketing. O empreendimento não é o único em Curitiba. Há portanto
concorrência. Os carros colocados para serem sorteados entre os consumidores no
período fazem parte desta briga com a concorrência. O Papai Noel também. Como
faz parte do encanto da época e sucesso entre a criançada, o bom velhinho deve
ser socializado entre os frequentadores como chamariz. Ao se cobrar pelas fotos
cria-se o constrangimento da acepção e isso não foi, não é e nunca será bom
para os negócios. Em uma visão holística focada no lucro, o Shopping perde mais
ao comercializar internamente o Papai Noel do que oferecê-lo para atrair as
crianças e, o que conta para o negócio, os pais dessas crianças. Quando
critiquei o marketing do Palladium foi exatamente por não ter tido a
sensibilidade para a questão. O
Papai Noel
A presença do Papai Noel é tradição do Natal |
tapando o rostinho da criança causou indignação principalmente aos
consumidores que têm crianças e que certamente deixarão de lá comparecer. Um
tiro no pé e nos lucros de todos os logistas que não têm nada a ver com a
história. O marketing agiu na contramão dos seus tradicionais princípios
teóricos. O ator é um empregado contratado e não tem nada a ver com a questão
em si, embora protagonista do gesto limitador. A questão aqui é meramente
contextual, como escrevi no princípio. Quem deve cuidar deste assunto é o
departamento de marketing e não o departamento comercial. As despesas com os profissionais deveriam ser custeadas pelo
departamento de promoção do Shopping e não dos clientes. Aqui não há nenhuma
crítica aos profissionais envolvidos e sim a visão equivocada do marketing.
Minha análise é de coaching e daria essas orientações se fosse chamado a
opinar. Você pode disponibilizar a foto através de um profissional contratado,
mas jamais impedir que outras fotos sejam tiradas. O espírito de Natal deve ser
o principal chamariz para que os logistas faturem nesta época. Tive loja
durante 13 anos em Shopping e sei muito bem o alto custo da época para os
logistas que têm de pagar quase tudo em dobro e geralmente o faturamento não
acompanha as despesas. JoYa
0 comentários:
Postar um comentário