quinta-feira, 8 de março de 2012

Comprometimento, a alma do negócio


Quinta-feira, 08 de março de 2012.
"A identificação dos talentos de cada um e o estímulo ao desenvolvimento e
aproveitamento desses talentos, mais a motivação e o comprometimento
com a missão e o negócio da empresa se transformam na alma propulsora
do sucesso da mesma".
No ano de 1990 tornei-me um empresário do ramo da alimentação. Ao longo de 13 anos, a partir desta data tentei, sem nenhuma preparação e conhecimento administrar um negócio cujo investimento ultrapassou os um milhão de reais. Por minhas mãos passaram mais de cem funcionários em três empresas abertas na cidade de Londrina, uma delas a Croissant Comercial de Alimentos, sediada no Shopping Catuaí. Hoje, ao fazer o MBA (Master in Business Administration, ou, em Português, Mestre em Administração de Negócios) percebo o quanto estava despreparado para exercer aquela função de grande responsabilidade: a gestão de um negócio. Hoje com a leitura de livros sobre administração de empresas, somada a experiência obtida naquele período, mais a troca de informações realizadas ao longo deste curso, percebo a importância da capacitação científica para o exercício da função de gestor. O que tenho sentido e não deixa de ser outro fator interessante do MBA é o networking com os demais participantes. Percebo que o MBA pode diferenciar sim, um profissional num processo seletivo. Por isso recomendo a todos os formandos de administração, economia, contabilidade e os empresários em geral, graduados, a fazer um MBA em Gestão de Pessoas. Geralmente quem tem formação acadêmica mais consolidada aumenta suas chances em relação àqueles que não possuem, principalmente para níveis hierárquicos mais elevados e para a administração, por que não, de seu próprio negócio, em planejamento ou já existente.
De tudo o que já li e aprendi sobre o tema, vou deixar aqui um conteúdo que me impressionou pela simplicidade do entendimento e pela complexidade de ser alcançada na prática: o comprometimento com o negócio, tanto de parte do gestor, quanto dos colaboradores. No curso, aprende-se sobre sua importância e são apresentadas estratégias teóricas sobre e para sua conquista. Sem dúvida, a empresa pode considerar como seu maior patrimônio, acima de todos, pois é seu fato gerador, o comprometimento de seus colaboradores com o sucesso do negócio a que estão inseridos. A identificação dos talentos de cada um e o estímulo ao desenvolvimento e aproveitamento desses talentos, mais a motivação e o comprometimento com a missão e o negócio da empresa se transformam na alma propulsora do sucesso da mesma.
Portanto amigos, vivemos em uma sociedade capitalista e competitiva. Não escapamos desta realidade. Fiquem atentos ao conteúdo desta mensagem, pois ela será o diferencial de sucesso ou não de qualquer empreendimento que seja imaginado, pessoal ou corporativo.
Bom Dia!


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More