Li hoje uma frase de Dalai Lama: “Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações.” Depois de ler esse conteúdo lembrei que conheci uma pessoa que transplantou seu coração. Ao se recuperar da cirurgia tocou sua vida, é claro com os cuidados necessários quanto à rejeição do órgão implantado. Mas, sua forma de pensar e de se comportar não se alteraram. Isso me fez refletir sobre a forma equivocada de colocar o coração como o centro das manifestações emocionais de um ser. Há muito tempo as pessoas atribuem o amor e outros sentimentos ao coração. Já a Ciência pensa diferente. Segundo os neurocientistas, nosso centro das emoções é cerebral e o coração ficou encarregado de somente distribuir sangue aos tecidos. Fiz um breve apanhado sobre os dois órgãos e quem se interessar por conferir. Mas, apesar de tudo ainda resisto romanticamente em colocar, mesmo de forma equivocada, o coração como símbolo de minhas emoções. E você?
Segundo os neurocientistas,
nosso centro das emoções é cerebral e o
coração ficou encarregado de somente distribuir sangue aos tecidos
|
O coração é um órgão muscular oco que pode se contrair e se relaxar. Sua função é bombear o sangue de forma que circule no corpo de um ser. O órgão, em humanos possui uma massa entre 250 e 350 gramas e tem aproximadamente o tamanho de um punho. Nestes o percurso do sangue bombeado pelo coração através de todo o organismo é feito em aproximadamente 50 horas em repouso. Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. O coração se localiza em uma bolsa chamada caixa torácica, entre os pulmões.
CÉREBRO
O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados e em muitos invertebrados. Sua compreensão ampla é extremamente complexa. Apesar do rápido avanço científico, muito do funcionamento do cérebro continua um mistério. De um ponto de vista filosófico pode-se dizer que a função mais importante do cérebro é servir como estrutura física subjacente da mente. Do ponto de vista biológico, entretanto, a função mais importante do cérebro é a de gerador de comportamentos que promovam o bem-estar de um animal. O cérebro controla o comportamento, seja ativando músculos seja causando a secreção de substâncias químicas, como os hormônios. Diferentes regiões do cérebro controlam cada função do corpo humano. Essas regiões cerebrais, porém não exercem esse controle isoladamente. Não existe uma função que receba ordens de uma única área. Na verdade, nosso cérebro é uma rede gigantesca, muito maior do que você pode imaginar. Tudo o que falamos, pensamos e fazemos só acontece graças a esse emaranhado que liga nada menos que 100 bilhões de células nervosas, os neurônios. (Fonte Yahoo e Wikipédia
0 comentários:
Postar um comentário