Linha de montagem da Volvo no Paraná |
O site da Gazeta do Povo publica hoje que o Paraná está travando uma disputa direta com São Paulo para ser a sede da primeira fábrica do grupo sueco Leax, no Brasil. Há anos este grupo tem interesse em instalar uma fábrica no país. Criada em 1984, a empresa é fornecedora de peças (eixos, engrenagens e outras) para caminhões pesados como os da Volvo, localizada em solo paranaense, e também Scania e a Arvin Meritor, ambas em território paulista. A decisão deve ocorrer ainda no primeiro semestre.
A escolha não vai fugir do Paraná ou São Paulo por conta da proximidade com os clientes. A Volvo, por exemplo, sempre pediu que o fornecedor estivesse por perto. E porque mais perto da Volvo do que se instalar no Paraná, não é mesmo?
O vice-presidente de Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) Hélio Bampi, está participando diretamente das negociações e se diz bastante otimista quanto à escolha do Estado. Segundo ele não temos como perder para São Paulo. Representantes do poder público e sindicatos, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, prefeitura de Curitiba e Sindimetal, também estão envolvidos nas tratativas.
Na primeira semana de fevereiro, dois diretores da Leax, responsáveis pelo Projeto Brasil da empresa, devem desembarcar no país para participar diretamente das negociações. Na fase final, os dados serão apresentados ao conselho do grupo, que decidirá o destino.
Somos suecos desde pequeninos....
E tem mais: além da possibilidade de receber a sueca Leax, o Paraná será o destino da fábrica da mexicana Tremec, que produz caixas de câmbio. Segundo Bampi, a empresa confirmou a instalação de um centro de operações em São José dos Pinhais na semana passada. Os representantes mexicanos estariam apenas procurando o terreno ideal. Novos investimentos podem ser anunciados em breve. Mais emprego à vista. Emprego gera renda, desenvolvimento, bem estar social.
0 comentários:
Postar um comentário