terça-feira, 15 de março de 2011

Barack Obama focará economia em viagem que começa sexta, pela América Latina


Um sinal da importância econômica da viagem é vista por quem está
 acompanhando Obama: o secretário do Tesouro, Timothy Geithner,
o representante de Comércio, Ron Kirk, a administradora de Proteção
Ambiental, Lisa Jackson, e o secretário de Energia, Steven Chu
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia nesta sexta-feira um giro pela América Latina, ao chegar ao Brasil. Segundo funcionários da Casa Branca, Obama buscará fortalecer as exportações norte-americanas e expandir oportunidades econômicas.
Foi confirmado que ele fará um discurso na região central do Rio de Janeiro como parte da visita ao país no próximo fim de semana. O discurso, "direcionado a todos os brasileiros", é a primeira confirmação oficial da agenda que o presidente norte-americano fará no país. O evento ocorre no domingo, na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro.
Não é à toa essa viagem do presidente dos EEUU à região. Estamos em uma época de crescente comércio entre os EUA e a América Central e do Sul. As exportações norte-americanas para a região subiram 86% entre 2004 e 2009 e estão na rota para dobrar nos próximos cinco anos, informou a Casa Branca. As exportações na região foram estimadas em US$ 161 bilhões em 2010, contribuindo para quase 900 mil empregos nos EUA, segundo a Casa Branca.  Além da capital carioca, Obama também visitará Brasília onde deve se reunir com a presidente Dilma Rousseff. O Brasil é a primeira parada da viagem. Obama também visitará El Salvador e Chile.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More