quarta-feira, 22 de junho de 2011

Entenda o feriado desta quinta-feira, 23 de junho


Quarta-feira, 22 de junho de2011.
Todo católico sabe do carinho com que os tapetes são
preparados para a procissão
Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, será comemorado o feriado de Corpus Chisti, o que faz lembrar da minha adolescência quando acordava de madrugada para ajudar na confecção dos tapetes de serragem por onde passaria a procissão, em Porto União, SC.
Resolvi escrever um poquinho sobre o que significado do feriado de amanhã. É incrível, muita gente nem sabe do que se trata. Mas, é claro, quem não gosta de um feriado neste Brasil, não é mesmo?
O dia de Corpus Chisti (Corpo de Cristo, em Latim) é considerado um feriado  móvel da Igreja Católica, que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório à Missa neste dia. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que nestas datas, “ a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo” (art. 395). A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII.  A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.  A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Os tapetes começam a ser preparados de madrugada para
 dar tempo até o início da procissão
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More