sexta-feira, 12 de julho de 2013

A casa limpa

Sexta-feira, 12 de julho de 2013.

"A Igreja é um edifício espiritual que tem por missão
nos abrigar do pecado e não nos levar a ele"
JYF
Um servo procurou um ancião para desabafar e se aconselhar. Disse que estava desanimado com as igrejas. Na que frequentava soube que um dos líderes seduziu uma serva de menor. Não era a primeira. Chocado e decepcionado procurou outra denominação. Passado algum tempo ouviu na mídia que alguns de seus líderes desviavam parte do dízimo para investimentos particulares. Novamente escolheu outra denominação para satisfazer sua necessidade de buscar a Deus. E lá, acabara de ouvir que um dos seus “pastores” havia se envolvido em novo escândalo sexual.
-“ Não estou mais com vontade de frequentar igrejas. Vou buscar a presença de Deus na minha casa”, desabafou o servo ao ancião. E dele ouviu a seguinte orientação:
“Meu filho, há que separar o que é de Deus e o que é do homem. Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. Estas pedras vivas são chamadas “santos” e são membros da família de Deus. A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2). Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20). 
Portanto, a manifestação do pecado é humana e não tem nada a ver com a Igreja que é exatamente o contraponto, como visto, desta ação. Há que se ocupar em manter a casa limpa e assim buscar a manifestação do espírito santo de Deus em nossa vida. A Igreja foca neste convite permanente de sair da vida do pecado e conjuntamente com os demais integrantes buscar a presença de Deus em nossas vidas, no embate permanente do bem com o mal. Juntos, esse intento se fortalece no corpo santo da verdadeira Igreja, que nada mais é do que um edifício espiritual que tem por missão nos abrigar do pecado e não nos levar a ele. JYF

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More