Segunda-feira, 18 de abril de 2011.
Assembléia Legislativa do Paraná coloca em votação nesta segunda-feira (18) o fim das aposentadorias vitalícias a ex-governadores do Estado. Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pretende anular o artigo da Constituição Estadual que prevê a concessão do benefício.
Atualmente, nove ex-governadores recebem a pensão, de R$ 24 mil mensais.
No final do mês passado, o governador Beto Richa (PSDB) anulou, em um ato oficial, as aposentadorias de quatro ex-governadores: Orlando Pessuti (PMDB), Roberto Requião (PMDB), Jaime Lerner e Mário Pereira, que governaram o Estado entre 1991 e 2010. Os quatro, porém, continuam recebendo o benefício porque recorreram da decisão --Requião, inclusive, entrou na Justiça e conseguiu uma liminar, na semana passada, para manter a pensão. Os recursos ainda não foram analisados pela Procuradoria-Geral do Estado.
Na avaliação do governo estadual, o benefício contradiz a Constituição Federal de 1988, que não prevê pensão semelhante aos ex-presidentes da República. Cinco ex-governadores do Estado, porém, que contraíram a aposentadoria antes de 1988, não tiveram as pensões anuladas.
VOTAÇÃO
Caso aprovada, a matéria volta ao plenário daqui a dez dias, para a votação do mérito. Só depois dessa segunda votação é que ela pode ser promulgada pelo presidente da Assembleia. O deputado Mauro Moraes (PSDB), autor do projeto, afirma que tem convicção de que a PEC será aprovada. Ele e o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), são do mesmo partido que o governador Beto Richa, que detém maioria na Casa. Depois de promulgada pelo presidente da Assembleia, a PEC não precisa voltar para o Executivo. (Agência Estado)
0 comentários:
Postar um comentário