Quarta-feira, 25 de maio de 2011.
A nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, associada a um ciclone extratropical que organiza entre o sul gaúcho e o Uruguai. Este sistema vem provocando fortes rajadas de vento no estado desde a madrugada. O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet - registrou uma rajada de 79 km/h em Chuí, às 3h da madrugada. Várias outras áreas gaúchas já registravam rajadas entre 40 e 60 km/h, até 9 horas da manhã. No Paraná também ocorre um aumento da velocidade dos ventos. As rajadas mais intensas devem ficar entre 60 e 80 km/h.
As presenças da frente fria e da formação do ciclone extratropical intensificam os ventos em áreas de Santa Catarina. Em Urubici, no alto da serra catarinense, as rajadas de vento começaram a superar os 60 km/h na madrugada desta quarta-feira (25), pela medição do Inmet. As fortes rajadas de vento vão continuar ocorrendo nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, aumentando de intensidade. O litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também podem ter rajadas de ventos em torno dos 100 km/h.
Nesta quinta-feira (26), o ciclone extratropical começa a se movimentar sobre o mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Fortes rajadas de vento ainda poderão ocorrer nos três estados da região sul. As mais intensas poderão alcançar velocidade em torno dos 100 km/h, nas áreas litorâneas.
O ciclone extratropical desloca-se devagar para alto-mar a partir de sexta-feira e sua circulação de ventos vai influenciar a costa sul e parte do sudeste pelo menos até a próxima segunda-feira. (Climatempo)
0 comentários:
Postar um comentário