segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cidades dos Estados Unidos voltam a sofrer com tornados. Só em Joplin, Missouri, mortes já chegam a 116


Segunda-feira, 23 de maio de 2011.

Boa parte do sul da cidade ficou destruída, com igrejas, escolas,
negócios e casas reduzidos a ruínas. (Mike Gullett/AP/AE)
Um tornado atingiu ontem a cidade de Joplin, no Estado norte-americano de Missouri, e matou pelo menos 116 pessoas, segundo informações divulgadas hoje por uma autoridade local. Não se sabe ainda o número de feridos. "Era uma zona de guerra", afirmou Scott Meeker, do jornal Joplin Globe, em entrevista à agência de notícias France Presse. "Nós temos centenas de feridos sendo tratados no (hospital) Memorial Hall, mas eles logo ficaram lotados e sem suprimentos, então abriram uma escola local como um centro de triagem", relatou Meeker, morador de Joplin.
O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou estado de emergência. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou suas condolências às vítimas. Autoridades advertiram que o número de mortos pode subir ainda ao longo do dia, conforme ocorrem as buscas.
O tornado atingiu a cidade de Joplin, de 50 mil habitantes, localizada 255 quilômetros ao sul de Kansas City, perto da fronteira com Oklahoma e o Kansas, na noite de ontem. O chefe do corpo de bombeiros local, Mitch Randles, estimou que entre 25% e 30% da cidade ficou destruída. Hoje, as pessoas passavam pelos escombros buscando familiares, amigos e vizinhos, após a tempestade destruir casas e automóveis. Boa parte do sul da cidade ficou destruída, com igrejas, escolas, negócios e casas reduzidos a ruínas.
Há menos de um mês, outro tornado deixou 354 mortos em sete Estados norte-americanos. O tornado que atingiu o Missouri foi o que causou mais mortes entre os 46 registrados ontem em sete Estados do país pelo Serviço Nacional de Meteorologia. (Associated Press/Dow Jones)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More