quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Morre aos 95 anos enfermeira paranaense que esteve na Segunda Guerra

Quinta-feira, 05 de janeiro de 2012.
Virgínia faleceu hoje em Curitiba aos 95 anos
Morreu na manhã desta quinta-feira (5), em Curitiba, a última das 73 enfermeiras que se alistaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB) e foram para a Segunda Guerra Mundial. Aos 95 anos, a professora paranaense Virgínia Leite estava internada no Hospital Militar desde o dia 26 de dezembro.
Nascida em Irati, no Centro-Sul do Paraná, no ano de 1915, a professora passou oito meses na Itália, entre 1944 e 1945, para ajudar a cuidar dos brasileiros feridos em combate. 



Virgínia passou oito meses na Itália,
entre 1944 e 1945, para ajudar a
cuidar dos brasileiros feridos em
combate
A decisão de ir para a Guerra foi tomada aos 29 anos, quando Virgínia se comoveu com a ida dos militares brasileiros para a frente de batalha. Após realizar um curso de enfermagem na Cruz Vermelha, ela embarcou rumo a Nápoles com outras sete paranaenses (Maria Suarez, Acácia Cruz, Wanda Majewski, Edith Fanha, Jaci Cheves, Hilda Ribeiro e Guilhermina Gomes), todas de Curitiba, e mais 65 brasileiras de outros estados.
Em nota de falecimento, a FEB ressalta que Virgínia foi uma das fundadoras da Legião Paranaense do Expedicionário e depois do próprio Museu, em Curitiba, no ano de 1982. Ela também foi Diretora Social da Casa do Expedicionário por mais de 50 anos.
Velório e enterro
O velório da professora e enfermeira está sendo realizado na Casa do Expedicionário desde as 15h desta quinta-feira. O enterro será no Cemitério Água Verde, nesta sexta-feira (6), às 10h. Virgínia não casou ou teve filhos. (Gazeta do Povo)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More