Abro meu blog neste domingo triste pelo falecimento de um amigo, o Irmão Pedro, querido servo de Deus, músico da Congregação Cristã do Brasil e que nos deixa com muita saudade. O Irmão Pedro era uma pessoa especial, alegre, caridoso, sempre marcando sua presença pelo firme testemunho da Palavra de Deus. À família, meus sentimentos. Também, ao abrir os jornais, dois acontecimentos me chamam a atenção nesta manhã de domingo: a dramática situação do Japão que vive, segundo seu primeiro ministro, a pior crise desde a Segunda Guerra, após o terremoto seguido do tsunami (que em japonês quer dizer onda no porto) e o resultado das chuvas que caíram no litoral do Paraná a partir da noite de quinta-feira e que desabrigaram milhares de pessoas, além da destruição de lavouras, casas, estradas e pontes. As chuvas causaram transtornos em quatro cidades, com diversas ocorrências de alagamentos e deslizamentos. As situações mais graves foram registradas em Antonina e Morretes. Cerca de 21 mil pessoas foram afetadas pelos desastres ocorridos nos municípios.
Segundo balanço da Defesa Civil, 6.588 casas foram afetadas e, até o final da tarde de sábado, 8.090 pessoas estavam desalojadas (mas se socorreram na casa de parentes e amigos) e 706 buscaram abrigos públicos. Duas mortes haviam sido confirmadas e outras 11 pessoas eram dadas como desaparecidas.
A dificuldade de tráfego entre Curitiba e o Litoral permanecia com as interdições das rodovias BR 277 e BR 376. A Estrada da Graciosa também não estava sendo liberada para o tráfego normal. Apenas material de apoio, equipamentos para restabelecer a eletricidade e donativos estavam transitando pela via.
O governo lançou uma campanha para coletar donativos para as vítimas das chuvas. A prioridade são roupas, cobertores, colchões e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues na Defesa Civil e também em supermercados cadastrados com centros de coleta.
A Defesa Civil atualiza as informações sobre os eventos ocorridos no Litoral pelo site www.defesacivil.pr.gov.br.
0 comentários:
Postar um comentário