Sábado, 17 de setembro de 2011.
O avião de combate Mustang P-51 da Segunda Guerra Mundial segundos antes de se espatifar na pista (Foto Ward Howes/Associated Press - 16.set.2011 ) |
Ao menos três pessoas morreram e outras 54 ficaram feridas na tarde de sexta-feira devido à queda de um avião próximo às arquibancadas nas quais centenas de pessoas assistiam a uma competição de corridas aéreas em Reno, no Estado americano de Nevada. As imagens do acidente foram divulgadas por um dos espectadores, que gravou o momento exato da queda e postou um vídeo no YouTube (Airplane crash at Reno air races 2011 Friday sept 16 4:30 - 5pm).
O chefe de organização do show aéreo, Mike Houghton, afirmou à imprensa local que entre os mortos estão dois espectadores e Jimmy Leewrad, piloto do avião de combate Mustang P-51 da Segunda Guerra Mundial.
Segundo os responsáveis pelo tradicional campeonato, realizado todo mês de setembro em Reno, o número de mortos pode aumentar, já que dezenas foram levados a hospitais em estado grave.
Houghton detalhou que há 54 feridos que estão sendo atendidos em hospitais da região. Segundo a emissora de TV CNN, na manhã deste sábado muitos dos feridos estão em processo de cirurgia, aguardando para serem operados, ou em recuperação pós-cirúrgica.
Leeward, de 74 anos, era um piloto de acrobacias experiente e muitos espectadores o classificaram como um "herói", por ter conseguido desviar das arquibancadas no último segundo, o que evitou uma tragédia de proporções muito maiores. Cerca de 7.500 pessoas assistiam ao show aéreo no momento do acidente. Testemunhas do acidente afirmam que viram dezenas pessoas jogadas no chão com ferimentos profundos e muito sangue espalhado.
TRAGÉDIA
"Estamos devastados por esta tragédia", disse chefe de organização do show aéreo, Mike Houghton. Repórteres da emissora de TV local KTVN disseram que o avião não caiu diretamente sobre as arquibancadas, como inicialmente se divulgou, mas sim muito próximo delas.
Serviços de emergência e militares que atuavam no local retiraram as milhares de pessoas que assistiam ao evento e os organizadores cancelaram a programação do campeonato prevista para esta sexta-feira. O organizador da exibição comentou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas os primeiros indícios apontam a uma falha técnica do avião, batizado de "Fantasma galopante". (Das agências internacionais/via Folha Online)
0 comentários:
Postar um comentário