quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Caos na Imigrantes, em São Paulo. Uma pessoa morreu em acidente que envolveu 50 veículos


Quinta-feira, 15 de setembro de 2011.


Imagens da TV Globo feitas no local do acidente que envolveu 50
veículos e provocou uma morte e 12 feridos graves
O Corpo de Bombeiros informou no início da tarde desta quinta-feira (15) que uma pessoa morreu no acidente ocorrido no sentido São Paulo da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, no ABC. Outras 12 pessoas eram atendidas com ferimentos pela corporação. Ao menos 50 veículos se envolveram na batida no km 41, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual. O acidente ocorreu após um caminhão desgovernado que seguia no sentido litoral da rodovia invadir a pista contrária. Às 14h10, uma faixa do sentido São Paulo foi aberta para liberar o tráfego de carros represado. Entretanto, o acesso à rodovia na Baixada Santista permanecia fechado. Houve explosões no local do engavetamento. De acordo com a Ecovias, o sentido litoral da Rodovia dos Imigrantes também foi interditado na altura do km 40, onde há a interligação com a Via Anchieta, para facilitar o trabalho de resgate. Com isso, quem quiser subir ou descer a serra entre São Paulo e a Baixada Santista deve seguir apenas pela Via Anchieta. Todos os carros de resgate usavam o acostamento no sentido litoral para chegar ao local do acidente. Às 14h15, os bombeiros também combatiam fogo em um caminhão.
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) foi acionada pelos bombeiros por volta das 13h30 devido ao vazamento de produto do caminhão. Técnicos foram enviados ao local e isolaram a área. Todas as equipes da Polícia Rodoviária das bases da região e da Ecovias seguiam para o local do acidente por volta das 13h25. Oito equipes do Corpo de Bombeiros também seguiam para a rodovia no horário. A corporação informou que foi acionada para um acidente envolvendo vários veículos com vítimas presas nas ferragens. Havia muita neblina no trecho, o que dificultava o trabalho do resgate - segundo a Ecovias, a visibilidade era inferior a 30 metros. Com a falta de visibilidade, não era possível utilizar helicópteros para socorrer as vítimas. (G1)

1 comentários:

Dentre as obras do PAC, uma que deveria estar incluída antes do TAV-trem de alta velocidade e ser priorizada é a Ligação rodo ferroviária Parelheiros–Itanhaém com rampas para ambos de no máximo 2 %, com o rodo e ferroanel metropolitano de São Paulo, pois a construção em conjunto se torna muito mais ágil e econômica, uma vez que o porto de Santos ultrapassou seu limite de saturação com filas de navios em de mais de 60 unidades, das quais podem ser avistados da Vila Caiçara em Praia Grande, além de que a Via Anchieta por ser a única via de descida permitida para ônibus e caminhões tem registrados congestionamentos e acidentes graves semanalmente, como este de hoje 22/02/2013 em que uma trompa d’agua na baixada paulista deixou o sistema Anchieta / Imigrantes em colapso, e o transito só foi restabelecido na madrugada do dia 24 seguinte, e em épocas de escoamento de safra também a Dom Domenico Rangoni (Piaçaguera–Guarujá) a Anchieta, se tornam congestionadas diariamente, com enormes filas de caminhões ao contrário da Manoel da Nóbrega, onde somente se fica com problemas em épocas pontuais na passagem de ano, ao porto de Santos, e os futuros portos de Itanhaém / Peruíbe.
Enquanto não se completa o rodo e o ferroanel em São Paulo, esta ligação ferroviária pelo centro deve ser permitida com a utilização do sistema misto (cargas e passageiros), não se criando obstáculos e não se modificando a largura das plataformas, que já estão de acordo com o gabarito, que é de 3,15 m, e devem ser mantidas.
E o vão se tornou evidente na CPTM, após o recebimento em doação dos trens espanhóis usados, que são mais estreitos e tem que trafegar com uma adaptada plataforma lateral de aprox. 9 cm em cada uma das portas, exatamente ao contrário do que acontece na Supervia-RJ, em que os novos trens chineses para trafegar tem que se cortar as plataformas, algo que se trafegassem em São Paulo estariam trafegando sem necessidade de alteração nas plataformas, pois as mesmas já estão dimensionadas para esta medida padrão.
Atualmente na China trens de passageiros regionais trafegam a velocidade de ~150 km/h na mesma via dos trens de carga, em horários distintos, (Evidentemente o trem de carga não tem a necessidade de se trafegar a esta velocidade) e se tem toda uma logística embarcada por conta disto.
Novamente se volta a propor a utilização de trens de passageiros convencionais regionais entre muitas cidades brasileiras, retificando e melhorando parte dos trajetos existentes, e com a expansão gradativa pela Valec, do norte para o sul de linhas em bitola única de 1,6 m, entendo ser esta, uma alternativa de implantação extremamente mais viável tanto econômica, como na rapidez e facilidade de execução e demandas garantidas, com prioridade de execução em relação ao TAV- Trem de alta velocidade, obra esta que tem uma seria tendência a se somar as grades maiorias deste programa, que estão incompletas ou paralisadas, que sempre tem data para começar, com términos, andamentos e custos imprevisíveis.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More