terça-feira, 10 de abril de 2012

Fato que preocupa: Quase metade dos brasileiros está acima do peso

Terça-feira, 10 de abril de 2012.

Pesquisa indica que aumento da obesidade e do excesso de
peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina
Acredito por experiência própria que tudo se resolveria com reeducação alimentar. Isto leva a reconhecer que somos muito mal educados quando o assunto é “ingestão de alimento saudável”. Desde cedo recebemos uma educação alimentar equivocada e quando atingimos a idade adulta fica mais difícil nos reeducarmos. Só o fazemos depois de um susto ou um motivo muito convincente, como aconteceu comigo na esteira de um cardiologista. Cada pessoa tem seu biotipo e é por isso que recomendo uma ida ao médico para uma avaliação e posterior receita do que fazer para melhorar. Só não deixem, por favor, acontecer o pior para depois consertar o estrago.
Notícia
Estudo divulgado nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde indica que o excesso de peso e a obesidade aumentaram no país no período de 2006 a 2011. De acordo com a pesquisa, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011, enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período. O aumento da obesidade e do excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso, enquanto em 2011 as proporções passaram para 52,6% e 44,7%, respectivamente. Entre os homens, o problema do excesso de peso começa cedo e atinge 29,4% dos que têm entre 18 e 24 anos. Entre homens de 25 a 34 anos, o índice quase dobra, chegando a 55%. Dos 35 aos 45 anos, o percentual é de 63%.
(Agência Brasil)

1 comentários:

Colaboração de Jandira da Graça Oliveira, via Facebook: Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista? Nutricionista é o profissional que, após avaliação nutricional e diagnóstico clínico, prescreve um tratamento dietoterápico, e se precisar lança mão também de suplementos e fitoterápicos.
Segundo a legislação é o único profissional habilitado a prescrever dietas, pois tem em torno de 4 a 5 anos de estudos dedicados apenas à alimentação humana (isso sem contar possíveis especializações, como mestrado, doutorado, etc). Isso você pode conferir na legislação, no site http://www.cfn.org.br/.
O nutrólogo é um médico que fez uma especialização em nutrição (pós, mestrado) e passou numa prova específica aplicada para a obtenção do título. Ele possui maior conhecimento de nutrição do que outros médicos e , como tal, pode prescrever medicamentos e dar orientações nutricionais (orientação é diferente de prescrição de dietas).
Nenhum médico (nem mesmo o nutrólogo) está legalmente habilitado a prescrever dietas. Geralmente o nutrólogo se diferencia mesmo do nutricionista no fato de poder prescrever medicamentos, pois é habilitado a isso por ser médico.
Ambos podem tratar problemas nutricionais (obesidade, desnutrição, transtornos alimentares, etc), porém com enfoques diferentes.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More