As 252 Agências do Trabalhador estão hoje com 21.558 oportunidades de emprego no Paraná. Os setores da indústria, do comércio, da construção civil e de serviços são os que mais vagas tem. Os candidatos podem fazer o pré-cadastro, a consulta e a reserva de vagas pelo site www.setp.pr.gov.br ou procurar as Agências do Trabalhador no período da tarde, quando o movimento é menor. Curitiba é responsável por 7.616, das 21.558 vagas disponíveis no Estado. Em Londrina, são 1.902 ofertas e em Maringá, 1.217. Em Cascavel existem 796 oportunidades e São José dos Pinhais, 780. Umuarama está com 723 vagas abertas, em seguida estão Pinhais (437), Ponta Grossa (426), Araucária (372) e Toledo (302).
A qualificação do trabalhador é fundamental
* As vagas estão aí, mas o grande desafio hoje é a qualificação do profissional para o seu preenchimento. Centros de qualificação de mão de obra: é isto que o poder público precisa disponibilizar, dentro da boa realidade da oferta de emprego hoje no mercado. O ex-secretário Tércio Albuquerque quando assumiu estabeleceu este compromisso. Só não sei se teve tempo de cumprir. Que o Romanelli dê seqüência à boa idéia do Tércio. Anunciar só a quantidade de oferta, não basta. É preciso fazer a parte do gestor público e oferecer ao trabalhador a oportunidade de se qualificar para o emprego oferecido. É para isto que serve o governo.
Escritor e Jornalista Profissional há 43 anos. Bacharel em Direito pela UFPr, em 1978. MBA Gestão de Pessoas - IBPEX. Âncora de noticiosos de rádio e televisão no Paraná. Como narrador atuou em aulas de pós graduação do IBPEX e Audio-Livros para ULBRA. Faz palestras sobre a Defesa do Meio Ambiente, Ética na Política, Marketing Pessoal e sobre temas de seu livro A Essência do Ser. Com larga experiencia na formatação de programas jornalísticos para rádio e programas de entrevistas para televisão. Casado. Pai de 3 filhos. Avô de uma neta. Tem 62 anos.
0 comentários:
Postar um comentário