Terça-feira, 4 de outubro de 2011.
Começaram nesta terça-feira (4), as obras para reforma e adequação da Arena da Baixada, estádio que sediará a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba.
Dirigente do Atlético-PR, dono da arena, afirma que 60% das instalações já estão prontas. Será necessário construir uma nova arquibancada, reformar os setores existentes, implantar nova cobertura metálica e reformar a entrada do estádio.
O clube vai contrair empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar a construção, estimada em R$ 180 milhões. O dinheiro, porém, ainda não caiu na conta do Atlético-PR, que começará a obra sem pagar as construtoras responsáveis e, se for preciso, vai desembolsar dinheiro próprio.
"Todo mundo começou sem receber nada. Isso aqui é uma catedral, minha filha. É um evento público. Aqui não se ganha, não se cobra. É para o bem da população", afirmou o presidente da Comissão da Copa do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia.
Apesar do atraso no cronograma, devido à necessidade de ajustes no projeto executivo e ao aumento no orçamento inicial, o Atlético-PR tem a expectativa de finalizar a reforma até dezembro de 2012, a tempo de receber a Copa das Confederações no ano seguinte. A Fifa deve anunciar as cidades-sede do torneio até o final deste mês.
O cronograma completo das obras ainda não está pronto. A primeira fase, iniciada hoje, envolve escavações, terraplenagem e instalação das fundações da nova arquibancada, e deve ser concluída em 90 dias.
O clube terá 15 anos para pagar os R$ 180 milhões ao BNDES. "É um dos recursos mais baratos que existem no mercado. E é a cidade que menos gastará [com o estádio] no Brasil", afirmou Petraglia. (Folha Online)
0 comentários:
Postar um comentário