sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Equilibrio

Sexta-feira, 13 de janeiro de 2012.
Na maior parte do tempo fazemos as coisas influenciadas pelos outros.
Também seguimos um padrão que pode não ser o que verdadeiramente
necessitamos para ser feliz.
Isso nos leva muitas vezes a cair (em contradição com que sentimos) e sem
forças para levantar, perdemos tempo precioso e fundamental para nossa
verdadeira felicidade. É preciso tomar muito cuidado com a influência que
padroniza nossas atitudes às verdades dos outros.
O Dr. Antônio Carlos Romanello escreve em seu site que nenhum ser humano consegue realizar-se completamente sem harmonia. As principais causas da perda desta harmonia e equilíbrio são o stress ou estresse, a ansiedade, o sentimento de derrotismo, medo, a sensação de vida sem interesse, a tensão, a angústia, a tristeza. "A vida se compara à escalada de uma montanha. À medida que você evolui, sobe mais um degrau em direção a uma nova etapa da sua existência. Com ansiedade, medo, irritabilidade e tristeza, a chegada ao topo será retardada ou mesmo bloqueada. Quando você nasce, adquire um cajado ou um bastão para lhe auxiliar nesta escalada. Este cajado representa a fé em você mesmo!”, diz Romanello.
Devemos aprender a retomá-la encontrando nosso equilíbrio de vida. Mas, como proceder para chegar a este intento? Para isso há muitas teorias oferecidas pela ciência comportamental. Psicólogos e psiquiatras são profissionais que trabalham esta questão todos os dias e são o elo entre o conhecimento e a prática para aquelas pessoas que a eles recorrem em busca de ajuda.
O que eu quero deixar com esta postagem é uma reflexão sobre a importância de buscarmos o equilíbrio no dia a dia de nossa existência. Trata-se da maior conquista pessoal que podemos alcançar. Se pararmos para analisar e não precisa ser especialista para chegar a esta conclusão, perceberemos que a maioria das doenças que contraímos ao longo de nossa vida se deu devido a atitudes desequilibradas de nossa parte. Ou comemos demais, ou trabalhamos, estudamos, corremos, falamos, até dormimos em excesso. Tudo o que é demais, ou de menos, pode levar a conseqüências determinadas pela falta de equilíbrio.  Daí aquilo que já comentei em outras postagens. De nada adiante só adquirirmos conhecimento. É preciso colocá-lo em prática e de forma equilibrada: isto se chama sabedoria.
Está aí colocado o grande desafio de todos: a conquista do equilíbrio. Como disse o dr. Romanello:  “Quando nascemos recebemos naturalmente um bastão para nos auxiliar na escalada (vida). Este bastão representa a fé em nós mesmos”.  A fé, a confiança, o amor próprio, a auto estima são conquistas pessoais que todo ser humano necessita para ser feliz. Conquistas pessoais. Quer dizer, depende primeiro de nós. Não devemos esperar que isto seja conseguido através dos outros. O primeiro passo para chegar a esta conquista é entender a força de nossa fé. Sem acreditar em nós mesmos, como dar o primeiro passo?
Pensem nisto. Reflitam. Busquem o seu equilíbrio. Resistam às tentações e percebam que tudo pode melhorar em sua vida, como num passe de mágica.
Bom Dia!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More