quinta-feira, 9 de junho de 2011

Porto União e União da Vitoria, cidades de um tempo que não quero, não devo, não posso esquecer


Quinta-feira, 9 de junho de 2011.
No facebook, recebi uma foto de minha conterrânea, Lilian Dissenha. Neste site de relacionamento, pessoas amigas e queridas de Porto União e de União da Vitória estão se reencontrando após muitos anos. Para surpresa da grande maioria, as imagens já não são mais as mesmas de 30, 40, 50 anos trás...dependendo, é claro de cada um. Um pouco de cabelo branco, aqui, uns quilinhos a mais ali, perfeitamente normal. Na minha adolescência pesava não mais que 73 quilos. Hoje carrego orgulhosamente, 88. Fruto, é claro, dos lautos jantares regados a muito carboidrato (macarrão, lasanha, nhoque, maionese..etc...etc).
Mas, voltando à foto. Nela aparece uma visão comum a todos os que viveram e vivem naquela bela região fronteiriça. A ponte da linha férrea ligando o centro ao bairro São Cristóvão (mais conhecido como bairro do Aeroporto). O rio Iguaçu, com um quilômetro de margem a margem, rodeia as cidades em forma de U, quase as transformando em ilha. 
Para quem viveu lá, uma ótima recordação dos bons momentos de uma época de ouro. Quando assisti ao filme “De volta para o futuro”, no momento em que o personagem  vai ao passado de sua cidade e entra nela, parece que retorno também às minhas queridas Porto União (SC) e União da Vitória (Pr).  Quem não conhece, vale a pena conhecê-las! Mas, confesso, para mim eram bem melhores há  40 anos atrás. Talvez pelas pessoas queridas que lá habitavam, mas já se foram...(As demais fotos foram postadas pelo conterrâneo Julio C. Boni)
Visão ao contrário da mesma paisagem. Quem está na cidade encherga o bairro São Cristóvão e o belo rio Iguaçu

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More