A história postada logo abaixo, que li hoje no Paraná Online, mostra como se ganha e também como se perde dinheiro no mundo do futebol. Tal exemplo serve para várias situações em nossa vida. Quando oportunidades aparecem e não temos visão suficiente para aproveitar o momento e embarcar na carona do sucesso. É uma linha tênue que separa muitas vezes um empreendimento de sucesso com um de retumbante fracasso. Vamos a história, ela por si só exemplifica o que estou querendo dizer:
De menino franzino a astro internacional |
“Faltou pouco para que Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, estreasse sua carreira profissional na Vila Capanema. Revelado pelo São Cristóvão do Rio de Janeiro, o atacante foi negociado em 1993 com o Cruzeiro, antes mesmo de completar sua maioridade penal. Em 1992, Ronaldo foi oferecido ao Tricolor da Vila Capanema pelo ex-jogador Jairzinho. Para ter o então “Ronaldinho” em seu elenco, bastava que o Paraná Clube, na época presidido por Darci Piana, pagasse estimados R$ 150 mil. Esse era o preço por 50% do passe do Fenômeno descoberto por Jairzinho.
Os diretores paranistas foram convocados para uma reunião que decidiria sobre apostar ou não na compra do promissor atleta carioca. No entanto, os diretores acharam arriscado investir um valor tão alto para a época. Ronaldo tinha apenas 16 anos e, se não despontasse, corria o risco de ficar menos de um ano no clube para depois ser dispensado.
Diante da negativa paranista, Jairzinho então negociou o futuro craque com o Cruzeiro, por R$ 250 mil. Da Toca da Raposa, o Fenômeno foi vendido por estimados 25 milhões de dólares para o PSV Eindhoven da Holanda, apenas dois anos depois. A seguir, o atacante conquistou o mundo com a camisa de gigantes como Barcelona, Real Madrid, Internazionale e Milan, sem contar a trajetória histórica na seleção brasileira. Mas tudo poderia ter começado na Vila Capanema.”
Este é um dos muitos exemplos que a vida nos mostra como ensinamento. É preciso que estejamos preparados para não deixar passar uma oportunidade que poderá ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso em nossa vida.
0 comentários:
Postar um comentário