Sexta-feira, 08 de julho de 2011.
A Webjet detém menos de 6% de participação no mercado doméstico de aviação comercial (foto divulgação) |
A Gol anunciou nesta sexta-feira a aquisição da companhia área de tarifas econômicas Webjet, por um valor de R$ 96 milhões, sujeito a ajustes. Em fevereiro deste ano, a Gol chegou a superar a TAM na liderança do mercado doméstico de avião comercial, com uma participação em torno de 40%, três anos após a aquisição da Nova Varig por US$ 320 milhões. No mês seguinte, porém, a TAM voltou a assumir a liderança. Os últimos dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), referentes ao mês de maio, apontam que a TAM tinha 44,43% do mercado interno, contra 35,39% da concorrente. A Webjet, no mesmo mês, tinha participação de 5,16%. Fundada há dez anos, a Gol opera 900 vôos diários para 51 destinos domésticos e 11 destinos internacionais.
A operação ocorre depois que sua maior rival ter anunciado a fusão com a chilena LAN no segundo semestre do ano passado, uma operação que ainda deve passar pelo crivo do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do Ministério da Justiça, nos próximos três meses. O negócio é anunciado num cenário de aquecimento da demanda doméstica. O número de passageiros que passam anualmente pelos 67 aeroportos administrados pela Infraero aumentou em 87% na última década.
Sem maiores detalhes sobre a compra da Webjet, mesmo assim dá para antever boas perspectivas, já que a aquisição deve aumentar o total de "slots" da Gol. O valor da operação também ficou abaixo de algumas projeções que circulavam pelo mercado. Alguns chegaram a apontar um valor acima dos R$ 300 milhões. Especialistas, no entanto, chamam a atenção para uma possível demora no julgamento dessa operação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o que poderia atrapalhar os ganhos com sinergias. (Folha Online)
0 comentários:
Postar um comentário