Segunda-feira, 11 de julho de 2011.
"Quem não deve, não teme!" Ao se recusar a fazer o teste do bafômetro, Romário dá o pior exemplo possível àqueles que ao contrário do que ele afirma, bebem e pegam no volante. Lamentável |
O ex-jogador e atual deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, Romário, teve a carteira de habilitação apreendida após ter sido parado, pouco depois da meia-noite de domingo, numa blitz da Lei Seca, na avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O seu documento de habilitação ficará retido por cinco dias e o deputado terá de pagar multa de R$ 957,70 e ainda responder a um processo administrativo no Detran, por ter-se negado a fazer o teste do bafômetro. O carro, uma Land Rover, foi liberado porque um dos acompanhantes do ex-jogador estava habilitado para conduzir o veículo.
Durante o domingo, o ex-jogador que tem mais de 219 mil seguidores no Twitter, recebeu mais críticas do que apoio à sua atitude de se recusar a fazer o teste do bafômetro, quando solicitado pelos policiais. Ele afirmou ser "100% a favor da Lei Seca. Os números, pesquisas e estatísticas já comprovaram q diminuiu e muito o numero de acidentes", mas ao ser provocado por seguidores que diziam não acreditar que o ex-atleta não bebe, responde: "Não me preocupo nem um pouco se alguém acredita ou não sobre este assunto de eu beber". Mesmo irritado, com muitos seguidores que usam palavra de baixo calão para ofendê-lo, Romário não baixou o tom ao nível de seus críticos."Tô recebendo uns twits aqui dizendo pra eu bloquear os babacas e imbecis q querem fazer graça em cima de mim. Pelo contrário. Só uma perguntinha p alguns : Qual foi o mau exemplo q eu dei em relação à blitz da Lei Seca?", questiona em meio a ofensas de seguidores. (G1)
* Baseado nesta última afirmação de Romário, uma ponderação. O exame do bafômetro é um dos bons instrumentos inibidores de transgressão da Lei Seca. Ele comprova se o motorista que a ele se submete, está ou não de acordo com a lei. A referida lei não foi criada para bonito. São milhares as mortes registradas todos os dias em decorrência de colisões protagonizadas por motoristas alcoolizados. Impedir ao máximo que isso ocorra é que a Lei Seca foi criada. E o exame do bafômetro é um instrumento eficiente que colabora com o trabalho dos policiais e deveria também colaborar com o trabalho da Justiça. Mas isso não ocorre exatamente por atitudes como a de Romário. Como ídolo do futebol brasileiro, e ainda mais, agora, como deputado federal, ele deveria servir de exemplo positivo aos demais cidadãos que se negam a fazer o teste por uma prerrogativa (equivocada) legal. Mesmo sem beber, como alega, ao tomar essa atitude, ele fortalece a atitude daqueles que se escondem atrás do direito de “não produzir provas contra si mesmo” para não realizar o teste do bafômetro. Pequeno no tamanho, menor ainda na atitude!
0 comentários:
Postar um comentário