Sábado, 28 de janeiro de 2012.
Continuo meu MBA sobre Gestão de Pessoas, no IBPEX. Nesta sexta, dia 27, terminou mais um módulo deste curso, o de Organização do Trabalho com o mestre Osni Francisco Alves. Na verdade, nos contatos que mantivemos, o professor e a turma da qual participo, muito conteúdo interessante nos foi passado para o entendimento da importância da organização do trabalho. O que fazem os administradores, profissionais que conceitualmente “realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas”. Tomam decisões, alocam recursos (humanos) e, dentro de uma organização administrativamente falando, dirigem atividades dos outros para atingir determinados objetivos focados como metas a serem atingidas. E, nas aulas que tive fiz algumas anotações que, creio, são interessantes passar às pessoas que acompanham minhas postagens neste BLOG.
Vamos a elas então:
Conselhos de Nizan Guanaes, presidente do grupo ABC, a todo profissional:
É preciso sempre acreditar no que se faz, ter garra, perseverança, enfim, tomar uma posição na vida. Traçar uma meta e persegui-la incessantemente;
Trabalhar sim, sempre, mas pelo prazer do trabalho;
O mundo é dos empreendedores, o mundo é dos “cdfs”;
Não é o dinheiro que trás felicidade; é a felicidade que trás o dinheiro;
Atitude de empreendedor: enquanto uns choram, outros enriquecem vendendo lenços;
Atitude de empreendedor: enquanto uns choram, outros enriquecem vendendo lenços;
Conselhos dele ao seu filho:
Ler bastante (de tudo); aprender chinês, ser trabalhador mais pelo prazer de trabalhar do que pela obrigação do trabalho.
Alguns conceitos de Valdez Ludwig, mestre e palestrista:
O ser humano é sem dúvida a chave de sucesso de uma empresa;
O grande equívoco de um profissional é trabalhar mal porque ganha pouco...
Não importa o quanto você quer; o que importa é o quanto você vale e o que você vale é o quanto você produz para si e para os outros.
Baseado no conteúdo que recebi, criei alguns conceitos próprios do que li e ouvi:
Inovação e empreendedorismo só são possíveis com o exercício da capacidade de imaginar do ser humano. Estimular esta capacidade em seus colaboradores é o grande desafio do administrador e, ou gestor moderno(s);
O bom gerente deve pensar como se fosse o dono da empresa, mas nunca se esquecer de que é também um “colaborador” e como tal, ter a noção de seus limites;
Um gerente deve ser essencialmente um funcionário “ligado”. Ligado com a visão do negócio da empresa em que trabalha e, principalmente, com a importância da motivação, do controle e do conhecimento dos recursos da equipe que lidera e supervisiona.
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