Deputado João Arruda diz que no Paraná são encontradas soluções inteligentes para o desenvolvimento urbano |
Conforme adiantei semana passada, o deputado federal João Arruda (PMDB-PR) começou ontem, quarta-feira, suas atividades na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal. A referida Comissão examina as proposições legislativas relacionadas ao desenvolvimento urbano no Brasil e suas matérias correlatas como uso, parcelamento e ocupação do solo das cidades; habitação e seu sistema financeiro; infra-estrutura e saneamento ambiental; trânsito e transportes públicos urbanos; e coleta de lixo e resíduos sólidos.
Arruda me informou que pretende defender na Comissão a integração das regiões metropolitanas e também uma discussão mais ampla sobre o orçamento público. Ele vai apresentar na Comissão de Desenvolvimento Urbano, as experiências desenvolvidas pelo programa Paranacidade, que determinaram avanços significativos nos municípios paranaenses. Arruda lembrou da criação dos planos diretores, hoje uma realidade em todo o Paraná.
Afirmou ainda que soluções inteligentes devem ser buscadas para o desenvolvimento das cidades, como a integração dos pequenos e grandes centros urbanos de todo o país. “O Paraná é um bom exemplo para encontrar estas soluções inteligentes. Nosso estado tem um grande número de municípios (399) e muitos trabalham em conjunto, ou seja, criam-se estruturas como aterros sanitários, por exemplo, que atendem a várias cidades”, disse.
João Arruda vai defender também uma discussão mais profunda sobre os critérios da Caixa Econômica Federal (CEF), na liberação de recursos para programas como o Minha Casa, Minha Vida. “Muitos municípios não dispõe de recursos para dotar novos loteamentos de infraestrutura adequada. Se a CEF manter este critério de não liberar os financiamentos para casas nestas áreas, quem será prejudicada são as famílias de baixa renda”, completou o deputado.
Do Paraná, integram ainda a comissão os deputados Rosane Ferreira (PV) e Leopoldo Meyer (PSB).
Além da Comissão de Desenvolvimento Urbano, João Arruda vai participar como membro titular da Comissão de Minas Energia, que terá como presidente Luis Fernando Farias (PP-MG).
0 comentários:
Postar um comentário