Sexta-feira, 22 de julho de 2011.
Editoria de Arte/Folhapress |
O duplo ataque ocorrido na Noruega nesta sexta-feira -- uma explosão que atingiu um prédio do governo no centro de Oslo e um tiroteio no centro de juventude do Partido Trabalhista, na ilha de Utoeya, ao noroeste da capital-- matou ao menos 17 pessoas, segundo a polícia local. De acordo com as informações da polícia, sete das vítimas foram mortas na explosão e ao menos outras dez foram mortas no ataque a tiros. No entanto, o número de mortos deve aumentar. O ministro da Justiça do país, Knut Storberget, disse em coletiva à imprensa que um cidadão norueguês foi detido após os atentados. A identidade do homem não foi revelada de imediato. Ele disse também que a resposta à violência é a democracia, pediu às pessoas que não usem celulares se não for estritamente necessário, para não sobrecarregar a rede de telefonia, e que permaneçam em casa.
A embaixada brasileira na Noruega divulgou o número de emergência (00xx21) 47 93 45 00 92 para contato de brasileiros que estejam na Noruega e precisem de auxílio (Foto Thomas Winje Oijord/Reuters) |
O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, condenou os ataques durante a coletiva, e disse que o país "se unirá" nesse momento de crise. O chefe-assistente da polícia de Oslo, Egil Vrekke, pediu nesta sexta-feira que as pessoas evitem o centro da capital norueguesa, depois da explosão, ocorrida às 15h30 (10h30), e que causou grandes danos ao prédio onde fica o escritório do premiê Jens Stoltenberg. Stoltenberg disse que é 'muito cedo' para classificar a explosão de ataque terrorista. Ele não revelou sua localização, a pedido da polícia. Não há qualquer reivindicação oficial de autoria da ação por parte de algum grupo terrorista até o momento. (Reuters)
0 comentários:
Postar um comentário