domingo, 8 de maio de 2011

Internet banda larga é campeã de reclamações na Anatel


Domingo, 08 de maio de 2011.

As reclamações sobre internet banda
larga foram as que mais cresceram
As reclamações contra as operadoras de telecomunicações feitas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tiveram um forte aumento em fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. De acordo com os últimos dados publicados pela Anatel, foram registradas 153,7 mil queixas, 35,7% superior às 113,2 mil realizadas em fevereiro do ano passado.
Saltaram de 15,06 mil reclamações em fevereiro do ano passado para 24,2 mil este ano - um salto de 60,8%. O serviço de TV por assinatura também teve forte elevação: foram de 5,52 mil queixas em 2010 para 8,18 mil, um aumento de 48,1%. Sobre telefonia fixa, as queixas subiram 38,3% - de 38,2 mil em fevereiro de 2010 para 52,8 mil - e na telefonia móvel o crescimento foi de 26% - as queixas passaram de 51,7 mil para 65,4 mil este ano. (Agência Brasil)

* Nada justifica o aumento de ocorrências, a não ser as penas brandas dadas pela justiça às empresas transgressoras da lei do consumidor. Os Procons estaduais fazem o que podem, mas a maioria das queixas acaba esbarrando na demora das decisões judiciais e quando são dadas, não demovem as empresas a corrigir os problemas de sempre: cobrança indevida, problemas com o contrato, problemas de sinal.  É melhor para as empresas discutir judicialmente, pagar de vez em quando uma multa, mas “ganhar” na quantidade de consumidores que acaba não reclamando. Trata-se de uma vergonha mais do que empresarial. É um descaso às instituições nacionais que deveriam se impor e fazer com que as empresas transgressoras levem “mais a sério” o direito do consumidor neste país. Se não existe, precisa existir um instrumento de punição mais severo que “sensibilize” os mal empresários a cumprir com suas obrigações.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More