quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cratera afeta prédios e fecha pista na Avenida João Gualberto


Quinta-feira, 16 de junho de 2011.
Cratera compromete a segurança de edificações vizinhas
(Foto: Aniele Nascimento/AN Gazeta do Povo)
Um buraco de aproximadamente quatro metros de extensão interditou parte da rua João Gualberto, no bairro Juvevê, em Curitiba, nesta quinta-feira (16). A cratera se abriu no terreno de uma obra em construção – entre as ruas Manoel Eufrásio e Moisés Marcondes – e atingiu a pista no sentido centro. Vários imóveis que ficam nas proximidades foram interditados.
Moradores e comerciantes da região estão assustados. Muitos tiveram que deixar suas casas no meio da madrugada. A estilista Ariadne Micheluzzi mora em um prédio de dois andares ao lado do terreno onde ocorreu o incidente. 
As rachaduras atingem uma floricultura, uma funerária e um
prédio residencial (Foto Daniel Caron/O Estado)
Ela conta que acordou repentinamente com um barulho muito alto. “Quando abri a janela, o asfalto estava sendo engolido pela obra”. Com medo de voltar para casa, a estilista ainda não sabe como vai fazer para resgatar os bens que ficaram dentro do apartamento. “Depois disso tudo, não quero mais colocar os pés lá dentro”, afirma.
Do outro lado do terreno, uma floricultura ficou com rachaduras por toda a parte. Na calçada em frente à obra, era perceptível o asfalto recente que também acabou trincando com a abertura da cratera.  A funerária que fica ao lado do estabelecimento também está comprometida.
O proprietário do prédio, Carlos Sysocki, afirma que faz cerca de dez anos que a obra está em construção. “Nesse tempo, as paredes trincaram várias vezes por causa de ameaça à fundação. Frequentemente sentimos os tremores provocados pelas máquinas da obra”. Ele conta que, inclusive, há cerca de dois meses, tiveram que sair do prédio por conta do risco gerado pelas rachaduras.
Técnicos da Comissão de Segurança em Edificações e Imóveis (Cosedi) estão no local e vão avaliar o que pode ter causado o incidente. Há suspeitas que o problema tenha sido causado por um vazamento na obra. Agentes da Diretran orientam o trânsito no local e ainda não há previsão para a liberação da pista. (Paraná Online)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More