Domingo, 15 de janeiro de 2012.
O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, foi detido em Grosseto, na Itália (Foto Enzo Russo/Efe) |
Francesco Schettino, comandante do Costa Concordia, navio que naufragou na noite de sexta-feira, 13 na costa italiana, próximo à ilha de Giglio, matando ao menos três pessoas, foi interrogado e depois levado à prisão de Grosseto, onde deve aguardar uma audiência marcada para a próxima semana. A informação é do jornal italiano "Corriere Della Sera". Schettino e o primeiro oficial do navio, Ciro Ambrósio, foram detidos após o navio, que levava 4.229 pessoas, ter encalhado a 500 metros da ilha toscana, na cidade de Grosseto.
Detalhe dos estragos no cruzeiro Costa Concordia; ao menos 53 brasileiros estavam em navio na Itália (Foto Giglionews/Efe) |
Durante o interrogatório policial, o comandante disse que a rocha contra a qual o navio da empresa italiana Costa Cruzeiros se chocou não estava indicada nas cartas de navegação usadas no navio. Já a procuradoria de Grosseto afirma que Schettino realizou uma manobra errada e acusa o comandante de ter abandonado o navio quando ainda havia um grande número de passageiros dentro da embarcação aguardando o resgate. Segundo o "Corriere della Sera", uma fonte próxima à equipe de investigação das causas do acidente afirmou que o navio da Costa Cruzeiros seguia "uma rota errada, não deveria estar no local em que se chocou contra a rocha", mas a empresa declarou que o navio podia passar entre a ilha de Giglio e o porto de Santo Stefano, na cidade de Grosseto.
Italiano é resgatado de navio naufragado na Itália (Foto Luca Zennaro/Efe)
A terceira vítima localizada neste domingo no navio Costa Concordia, naufragado nas águas da ilha italiana de Giglio na noite de sexta-feira (13), foi resgatada e deve seguir para a provícina de Grosseto, na Toscana, Itália. O homem resgatado faz parte da tripulação, segundo informações da rede de TV norte-americana CNN. O sobrevivente é Marrico Giampetroni, comissário-chefe de bordo, e está em boas condições de saúde, mas estaria com a perna quebrada, segundo informam a agência EFE e o jornal britânico "The Guardian". Os bombeiros localizaram Giampetroni a partir dos barulhos que seguiram desde as primeiras horas deste domingo no interior das alas do navio naufragado. Na noite de sábado, um homem e uma mulher sul-coreanos também haviam sido resgatados de dentro da embarcação. Segundo a agência de notícias italiana Ansa, os dois sobreviventes foram ouvidos pela equipe de resgate que continua fazendo buscas no local. Hye Jim Jeong e Kideok Han, ambos de 29 anos, que foram localizados no interior da cabine que ocupavam, na oitava ponte. O casal, em viagem de lua de mel, tinha embarcado no navio no porto de Civitavecchia, a 70 quilômetros ao norte de Roma, poucas horas antes do naufrágio. O navio não afundou completamente e parte da embarcação ainda pode ser vista a partir da costa. O número de desaparecidos é estimado em 40. (Das agências Internacionais Efe e Reuters)
0 comentários:
Postar um comentário