Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 22 de setembro de 2012

Os benefícios surpreendentes do limão congelado

Sábado, 22 de setembro de 2012.
Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado. Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício? Simples.
>> Lave bem e coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.

>> Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C. Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando. Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde. Os benefícios surpreendentes do limão:
>> As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo.
 
>> Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
  
Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia. Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc. A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas... Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.

"As pessoas só notam que você mudou quando você para de fazer o que elas querem"

Depois de indagado, procurei na web comprovações científicas das informações sobre os benefícios do limão e não as encontrei. A comprovação científica precisa citar a fonte, isto é o laboratório, o nome do pesquisador e a comprovação de sua tese quando é apresentada a conclusão de seus estudos laboratoriais. Em função dessa limitação que os dados de computador me ofereceram não posso informar nem assinar em baixo dessa postagem. Mesmo assim não a retiro, pois entendo serem conhecidos os benefícios do limão por grande parte da população. Só ressalvo quanto a questão de cura de doenças mais graves exatamente pela falta de informação quanto à comprovação científica. Agradeço à leitora que me deixou esse alerta aqui.

 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A frase da semana

Sexta-feira, 21 de setembro de 2012.


 


Entre tudo o que li e escrevi esta semana deixo-lhes o que mais me encantou. É dessas frases que faço questão de guardar no fundo de meu coração, pois exterioriza a admiração que tenho por tudo o que Ele fez em sua nobre missão entre nós. Tudo o que disse e testemunhou.

JESUS CRISTO, NUNCA ALGUÉM TÃO GRANDE SE FEZ TÃO PEQUENO PARA TORNAR GRANDES OS PEQUENOS!

Um bom final de semana a todos.


Ficar bem

Sexta-feira, 21 de setembro de 2012.

 


Algumas pessoas dizem para que fiquemos bem. Outras nos fazem ficar bem. Entre o desejo e a realidade, fico com a realidade. Reconheço a importância do desejo mas, mais importante é a ação, a real e concreta exteriorização deste desejo. Entre desejar que alguém fique bem e fazer esta pessoa se sentir bem existe o que se chama de ação. São as ações que ficam registradas, não os desejos ou os pensamentos.

Dia do Radialista: 21 de setembro 07 de novembro?


Sexta-feira, 21 de setembro de 2012.
Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de Setembro que é também o Dia da Árvore. A celebração teve início em 1945, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.
Nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado O Dia da Radiodifusão. Escolheram 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto. Edgard Roquette-Pinto, médico, antropólogo e professor, nascido em 1.884, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1923.

Dessa forma, passamos a comemorar em 21 de Setembro o Dia do Radialista e em 25 desse mês o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão.

Mais recentemente, em decreto assinado pelo Presidente Lula, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o Dia do Radialista a ser comemorado em 7 de Novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Costumes não se criam por decreto e em razão disso continuo recebendo e enviando cumprimentos na data original da qual todos os radialistas gostam: 21 de Setembro. Na verdade, a Radiodifusão é de importância imensurável. E o homem de Rádio que leva a sério a sua profissão, que nela crê e a ela se dedica, presta um serviço de inestimável valor à coletividade e faz jus a essas comemorações

Seja na informação precisa e imediata, seja no aviso de utilidade pública, seja no lazer proporcionado pelos programas que divertem e deleitam, seja na orientação dada, na cultura difundida, na transmissão dos eventos esportivos, seja nas mensagens de paz e amor e fraternidade, o profissional de Rádio presta um grande serviço à nação. E não são apenas os locutores, os comentaristas, os noticiaristas, os repórteres, aqueles apresentadores que vocês ouvem, que desempenham papel importante na Radiodifusão. Há todo um exército de pessoas cujos nomes vocês nem conhecem, cuja voz vocês nunca escutam e que estão dia e noite, domingos e feriados, trabalhando para que a Emissora possa fazer suas transmissões. São os proprietários e diretores das empresas de radiodifusão, os técnicos, os operadores, o pessoal da área artística, os redatores e produtores, os integrantes do setor comercial e da administração, muita gente mais, compondo uma colmeia que não pára, que trabalha, produz e realiza, fazendo-se merecedora de admiração e respeito.
No dia 21 saudamos os radialistas. No dia 25 homenageamos os radiodifusores, os proprietários de Emissoras. É muito grande a sua luta, são enormes os investimentos necessários, não é fácil a seleção de profissionais, são preocupantes as despesas enormes que se repetem todos os meses. Com tantos compromissos, não foram poucos os que desistiram no meio da jornada

Recebam nosso abraço, heroicos radialistas e radiodifusores. Recebam a nossa homenagem e os nossos votos de sucesso. Ubiratan Lustosa, Radialista

 


 

A Paz de Deus no Dia do Radialista

Sexta-feira, 21 de setembro de 2012.

 

Quero aqui reconhecer o importante trabalho desempenhado pelos comunicadores através do rádio, veículo que chega às pessoas de uma maneira simples, mas envolvente. Ao aguçar a imaginação dos ouvintes, esses profissionais tornam-se amigos de todas as horas em todos os momentos em que um aparelho é sintonizado na frequência em que trabalham. Comecei minha vida profissional como radialista da Rádio Difusora União, de União da Vitória. Em Curitiba trabalhei nas rádios Colombo, Iguaçu, Clube Paranaense, Capital e Paraná Educativa. Em Londrina na Paiquere. Aos meus colegas um carinho especial pela passagem deste dia. Que todos permaneçam com a Paz de Deus em seus corações e que a transmitam em seus programas. As pessoas precisam. Vocês não imaginam quanto!



Tiro no pé

Sexta-feira, 21 de setembro de 2012.

Jornalista Jorge Yared

 
 

A campanha em Lages não é diferente da de outras cidades brasileiras. Isso ocorre, pois envolve pessoas na disputa pelo poder. E quando isso ocorre, a ética, o respeito, a educação e o senso de limite deixam lugar a uma pratica lamentável de falsas denúncias, calúnias e manipulação de dados de pesquisa de parte daqueles que estão atrás na preferência do eleitorado. Nosso candidato está bem a frente nas pesquisas. Isso faz com que os adversários percam a noção do ridículo e entrem em desespero. Mas o tiro tem saído pela culatra. Quanto mais batem, mais apanham dos números. Aqui, os eleitores querem a mudança. E mudar para melhor. Confio em que os lageanos saibam separar o joio do trigo. A campanha com agressões, pelo menos aqui vai aprender uma lição: o povo quer saber de propostas exequíveis e não de baixaria.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O maior dos testemunhos

Quinta-feira, 20 de setembro de 2012.
 
Há que se exaltar o maior testemunho de todos os tempos. Especial desde a anunciação, Ele veio a este mundo para através de seu testemunho provar a todos, em todo o tempo que é possível, sim, em vida, atender aos desígnios do Criador. Deixo-lhes essa bela constatação. Reflitam e sejamos esforçados em seguir esse que é o maior testemunho de todos os tempos.

 

Sanepar na mira da Polícia Federal

Quinta-feira, 20 de setembro de 2012.
Diretores da Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar  (empresa estatal de economia mista, responsável pelo fornecimento de água potável e esgotamento sanitário na maioria dos municípios paranaenses) negaram hoje em entrevista coletiva as acusações da Polícia Federal, segundo as quais a Companhia seria uma ‘empresa de fachada’ por cobrar dos usuários o tratamento de esgoto e não executar os serviços e, ainda que as estações de tratamento atuam de forma clandestina no estado. Segundo a PF, trinta gestores da empresa serão indiciados por estelionato.  A direção da empresa se defende ao afirmar que as Estações de Tratamento de Esgoto da Sanepar seguem parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental. Se é uma instituição que eu respeito é a Polícia Federal. Se a investigação de anos diz que a Sanepar é a responsável pela poluição ao Rio Iguaçu, não vai ser uma coletiva com alguns gestores que vai desconstruí-la. Certamente as provas já foram colhidas pela Polícia Federal e a situação é no mínimo constrangedora, para não se falar noutra coisa. Profundamente lamentável. Creio que com a mais brevidade possível o governo paranaense, sócio majoritário, deve usar dos resultados desta investigação para sanear a companhia, da mesma forma como esta, por missão e foco deveria fazê-lo junto  à natureza.

Casamento precisa de diálogo

Quinta-feira, 20 de setembro de 2012.
Não há como pensar em solidez de uma união entre duas pessoas sem respeito. É a base. A estrutura. A liga dessa estrutura e que certamente dará forças para enfrentar as intempéries do relacionamento é o diálogo. Saber ouvir o que o outro tem a dizer. E levar em consideração os sentimentos do parceiro (a) é a essência do que se entende por respeito à união. Mais do que sentir, o amor precisa ser construído com ações práticas que atendam à expectativa da busca pela felicidade plena. JYF

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O polonês

Quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Um imigrante polonês está fazendo exame de vista para obter carteira de motorista.
O examinador lhe mostra um cartão com as seguintes letras:

C Z J W I N O S T A C Z
O examinador pergunta:
- Você consegue ler isso?
E o polonês:
- Ler?! Eu conheço esse cara!!

Oração pré-eleição

Quarta-feira, 19 de setembro de 2012.

 
"Senhor, faça com que os candidatos a cargo público, caso eleitos tenham a serenidade para aceitar as coisas que não podem modificar. Coragem para modificar as que são possíveis. E sabedoria para distinguir umas das outras."

A importância de saber escolher com quem se anda


Quarta-feira, 19 de setembro de 2012.


Humildade, a única base sólida das virtudes

Quarta-feira, 19 de setembro de 2012.
Sempre comento nesse espaço sobre o tempo de nossa vida ser um dos maiores valores que temos. É nele que temos a oportunidade de evoluir como seres humanos e passageiros por esta vida. Ou você se acha eterno? Pois bem é interessante que possamos entender bem a mensagem que encontrei hoje na web. Ela fala da humildade. Penso que não devemos confundir essa postura comportamental com subserviência. Ser humilde é, antes de mais nada, respeitar o outro. Dar ao nosso interesse a mesma dimensão do interesse do outro e é claro, não se achar mais importante do que ninguém e também não menos importante. Confúcio já dizia que a humildade é a única base sólida das virtudes. Para encerrar essa breve reflexão penso que seja interessante lembrar o que Cervantes disse sobre a humildade. Segundo ele, a humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja. E virtude não é algo que cai do céu. A humildade, sem dúvida, é o principal marco da evolução espiritual de um ser humano. Felizes aqueles que a praticam no seu dia a dia. Serão, com toda a certeza, luz a iluminar a escuridão dos caminhos. JYF

 

A falibilidade dos projetos humanos


Foto: Quarta-feira, 19 de setembro de 2012.
A infalibilidade dos projetos humanos (jorgeyared.blogspot.com)

Você já deve ter ouvido ou lido esta afirmação: “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Muitos preferem substituir essa pontual declaração por “Tudo posso naquilo que me fortalece”. A materialidade desse último conceito faz a pessoa crer que ter é poder e o inverso também: poder é ter. E faz de tudo na vida para chegar a esse poder. O poder do ter. Nos meus 58 anos de vida já vi muita gente chegar a esse tipo de poder. Também já testemunhei muitos chegarem ao raro comando máximo da nação em qualquer dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário. Os anos se passaram e onde está essa gente????? 

Sepultada, enterrada, cremada. 

Não sobrou ninguém. E percebam que é coisa de 30 anos no máximo. Donos de empresas, poderosas conglomerações, presidentes, governadores, autoridades religiosas, enfim, pessoas que ocupavam, em seu tempo, cargos ou posições que lhes davam a sensação de poderosos rumo ao infinito. Do tudo posso naquilo que me fortalece. Fortaleciam-se sim, porem apenas no ter. Mas, que poder é esse que não lhes deu um segundo a mais de vida na qual tanto se apegavam? 

Reflexão

Daí a necessidade de cada um refletir sobre seus projetos. Somos passageiros por essa vida. O que conta é como aproveitamos verdadeiramente cada momento para construir não apenas nossa felicidade. Mas que ela tenha sentido quando ocorre de maneira compartilhada. É isso que deseja Aquele que verdadeiramente nos fortalece.
Refletir para evoluir
Quarta-feira, 19 de setembro de 2012.
Você já deve ter ouvido ou lido esta afirmação: “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Muitos preferem substituir essa pontual declaração por “Tudo posso naquilo que me fortalece”. A materialidade desse último conceito faz a pessoa crer que ter é poder e o inverso também: poder é ter. E faz de tudo na vida para chegar a esse poder. O poder do ter. Nos meus 58 anos de vida já vi muita gente chegar a esse tipo de poder. Também já testemunhei muitos chegarem ao raro comando máximo da nação em qualquer dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário. Os anos se passaram e onde está essa gente?????  Sepultada, enterrada, cremada. Não sobrou ninguém. E percebam que é coisa de 30 anos no máximo. Donos de empresas, poderosas conglomerações, presidentes, governadores, autoridades religiosas, enfim, pessoas que ocupavam, em seu tempo, cargos ou posições que lhes davam a sensação de poderosos rumo ao infinito. Do tudo posso naquilo que me fortalece. Fortaleciam-se sim, porem apenas no ter. Mas, que poder é esse que não lhes deu um segundo a mais de vida na qual tanto se apegavam?
Reflexão
Daí a necessidade de cada um refletir sobre seus projetos. Somos passageiros por essa vida. O que conta é como aproveitamos verdadeiramente cada momento para construir não apenas nossa felicidade. Mas que ela tenha sentido quando ocorre de maneira compartilhada. É isso que deseja Aquele que verdadeiramente nos fortalece.

 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sonhar é bom, mas melhor mesmo é acordar

 Foto: Terça-feira, 18 de setembro de 2012.
Sonhar é bom, mas melhor mesmo é acordar (jorgeyared.blogspot.com)

Há que se sonhar. Mas, viver a realidade e estar preparado para ela é melhor ainda. Que os sonhos sejam expectativas a serem buscadas, conquistadas. Há muito tempo miro sempre no cem por cento. Posso até não conseguir chegar a atingir a meta estabelecida, mas não haverá arrependimento por não ter tentado. E o que conseguir será sempre mais do que aquilo que os pessimistas ou acomodados poderiam dimensionar. Assim é a vida. Vivê-la verdadeiramente é estar bem acordado para entender a importância de buscar a realização dos sonhos inerentes a todos que desejam dar um sentido a sua passagem.
Deixo-lhes essa frase do pensador e líder religioso indiano Mahatma Ganhi que inspirou minha breve reflexão, a qual compartilho com vocês meus amigos.
Terça-feira, 18 de setembro de 2012.
Há que se sonhar. Mas, viver a realidade e estar preparado para ela é melhor ainda. Que os sonhos sejam expectativas a serem buscadas, conquistadas. Há muito tempo miro sempre no cem por cento. Posso até não conseguir chegar a atingir a meta estabelecida, mas não haverá arrependimento por não ter tentado. E o que conseguir será sempre mais do que aquilo que os pessimistas ou acomodados poderiam dimensionar. Assim é a vida. Vivê-la verdadeiramente é estar bem acordado para entender a importância de buscar a realização dos sonhos inerentes a todos que desejam dar um sentido a sua passagem. Posto ao lado a frase do pensador e líder religioso indiano Mahatma Ganhi que inspirou essa reflexão,

Curitiba pode ter fortes chuvas nesta quarta

Terça-feira, 18 de setembro de 2012.
Uma frente fria vinda da Argentina pode trazer fortes chuvas e até mesmo temporais para o Paraná nesta quarta-feira (19). De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, hoje, terça-feira (18), mesmo com os fortes ventos e o céu fechado, a possibilidade de chuva para Curitiba é muito remota. Hoje à tarde a temperatura chegou a 30°C na capital e 36°C em Paranavaí, no norte do Paraná. Segundo o Instituto, a frente fria está chegando lentamente ao Estado e algumas cidades do sudoeste e do sul já registraram chuva no começo da tarde de hoje. A chuva chegará a região da capital e do interior amanhã, mas hoje já poderemos ter sinais em toda a região. Na região de Curitiba a chuva não passará de um dia e já na quinta-feira (20) o mal tempo dá uma trégua e ameniza as temperaturas, que não passarão dos 22°C. (Simepar)

 

Humor inocente

Foto: Terça-feira, 18 de setembro de 2012.
Não sou contra piada (jorgeyared.blogspot.com)

Preciso fazer um desagravo aos contadores de piada. Acho sim, muito saudável uma boa piada. Ajuda a aliviar a tensão do dia a dia. Alivia, mas não soluciona. Daí a importância de darmos atenção também às coisas sérias. A vida parece, mas não é só brincadeira. Desabafei em conteúdo logo abaixo, mas quero dizer que sou um piadista e gosto de ouvir e ler piadas. Como desejo de boa noite deixo-lhes uma que achei muito divertida e que tirou um sorriso desta expressão tão séria que passo às pessoas. Boa noite, meus queridos amigos e amigas. De Lages, SC, para o mundo.

Mentir é furtar a verdade

Terça-feira, 18 de setembro de 2012.

 


 Não existe honestidade pela metade. Ou a pessoa é honesta, ou não! Cansei de ouvir:

- Se sujou por tão pouco!.

Ah, quer dizer que por bastante poderia se sujar?
É preciso muito cuidado com aquilo que se diz e até com o que se pensa. Repito: não existe gente honesta 99 por cento. Honestidade é uma coisa só. Ou se é 100 por cento, ou não se é! Ah, e tem mais:
Cuidado com a mentira, um vício que pode vir desde criança.
 
"A mentira é o furto da verdade. E quem furta alguma coisa é o quê?" JYF
 

Má fé cínica

Terça-feira, 18 de setembro de 2012.
  
Colocar a foto do candidato que está em segundo lugar nas pesquisas em primeiro e o que está liderando ao lado, em segundo é tentar induzir o leitor a acreditar que aquele que está em segundo possa estar em primeiro. Ou pelo menos visualmente fica registrado na memória que aquele que está atrás possa estar na frente. Uma jogada absolutamente cínica e tendenciosa e demonstra que o jornal Correio Lageano tomou um partido. Pessoalmente as pessoas têm esse direito. Mas, a imprensa, o jornal, a instituição historicamente tão conceituada na região serrana catarinense jamais deveria se expor dessa forma. Um desrespeito aos próprios profissionais, jornalistas e funcionários valorosos que prestam serviço a ele. Se eu trabalhasse nessa empresa e assinasse uma coluna juro que não estaria assim tão confortável hoje. E, como desagravo à profissão tentaria publicar em minha coluna esse comentário. Se fosse impedido pediria demissão em ato contínuo e irrevogável.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Desabafo de amigo: "A pior das piadas"

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012.
 

Tenho cinco mil amigos adicionados no Facebook. Pena que tão poucos lêem, compartilham ou pelo menos reflitam sobre o que escrevo. Vou lutar por um patrocinador para poder fazer que esses comentários cheguem a um veículo de comunicação de grande abrangência, um jornal talvez. Se não, um vazio e uma frustração tremenda viverei até quando só Deus sabe. Não é possível que não se entenda o valor da politização das pessoas. Hoje estou decepcionado com a baixaria que é uma campanha política. As pessoas fazem e dizem coisas impensadas para ter ou se manter no poder. Coisas de um país que carece de consciência do que seja verdadeiramente política. Depois ficam chorando a espera que o poder público, geralmente corrompido, faça alguma coisa por eles. Incrível, coloquei umas piadas no Face e repercutem mais do que um assunto tão sério como, por exemplo, o descaso com a educação ou com a saúde das pessoas que não conseguem manter um plano particular e dependem da assistência do poder público. Se o Facebook não é lugar para se discutir isso, então encerrarei esse tipo de colocação em breve. Valorizar anedotas é, sem dúvida, a pior das piadas.


Colhendo o que se plantou

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012.
Toda pessoa consciente sabe que o investimento em educação no Brasil está aquém do necessário. É um dos grandes desafios a ser transposto para que esta grande e rica nação chegue ao pleno desenvolvimento. Todo mundo sabe que não há país desenvolvido sem povo consciente para escolher seu destino. E isto só se consegue com uma educação de qualidade em todos os níveis sociais. Se hoje essa triste realidade existe, antes do Partido dos Trabalhadores assumir o poder em Brasília a situação era pior. Não que hoje o problema tenha sido resolvido. Percebam a crise nas universidades públicas brasileiras, cuja greve terminou semana passada sem que as principais colocações tenham sido atendidas. Isso sem contar o pobre ensino básico. Chega a dar pena dos professores, com raras exceções.  Mas, a história do descaso com a educação não é de agora. E essa realidade faz com que os seus maiores responsáveis hoje colham o que plantaram. Há nitidamente um esforço dessa gente de voltar ao poder. E para isso precisa atingir a credibilidade dos que exercem o poder. De atingir principalmente o líder do partido que comanda o Planalto. A revista Veja, instrumento utilizado para cumprir o intento, publica na sua última edição sérias insinuações de um dos acusados do chamado “mensalão” ( um dos maiores esquemas de corrupção já descoberto nesse país) de atingir esse líder. Mas, percebam como o tiro sai pela culatra. Todo esse movimento não chega diretamente  àqueles que elegem um presidente. Este poderoso exército de eleitores está praticamente alienado do problema. O pessoal bate, bate, mas os atuais detentores do poder não acusam o golpe.  E o pior disso tudo é que manter o povo alienado passa a ser estratégia de poder. Resumo: o não investimento ideal em educação passa a ser interessante agora para o lado de quem mais o defendia. Coitado do povo. Se correr o bicho pega, se parar o bicho come. Até quando, ninguém sabe!

 

O jaguar e os jaguaras

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012.
É muito bom e salutar não confundir. Um jaguara não tem nada a ver com um jaguar ou no plural, jaguaras. Para definitivamente não se confundir, vamos conhecer bem o que é um Jaguar.

A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é
uma variação melânica da onça-pintada, ou jaguar
1 - O jaguar é um animal mamífero encontrado nas Américas e na verdade trata-se de um dos nomes da onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como onça-verdadeira,  jaguarapinima, jaguaretê, acanguçu, canguçu ou onça-preta. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão e o maior do continente americano. Etimologicamente, "Jaguar" origina-se do termo tupi îagûara e "Jaguaretê", também da língua tupi, significa "onça verdadeira", através da junção de îagûara ("onça") e eté ("verdadeiro")

Jaguar XK 2005
2 – Homenageando certamente este belo felino, empresários do ramo automobilístico resolveram dar o nome de Jaguar ao seu veículo de maior luxo. Certamente você já pode ter ouvido falar do veículo de nome Jaguar, fabricado pela Jaguar Cars. Trata-se de uma fabrica de automóveis de luxo, de propriedade da empresa indiana Tata Motors, cuja sede é em Coventry. Foi fundada com o nome de SS Cars Ltd em 1922 e em 1945 mudou o nome para Jaguar. Antes de pertencer a Tata Motors, a empresa pertencia a empresa estadunidense Ford Motor Company.

O Amigo da Onça, personagem do cartunista Péricles
Mas, aqui no Brasil costuma-se nominar de Jaguara o cidadão exxxperto, metido a besta e que se acha. Aquele que não perde a pose de santo, mas no fundo quer mais é dar rasteiras nos outros. É o tal que todo dia se veste com pele de cordeiro (inocentinho, coitado), mas na verdade é um tremendo de um lobo safado. Acha que todo mundo é trouxa  pronto para ser passado para trás. Não está nem aí para a ética, a moral e o sentimento das pessoas. Ele quer é se dar bem.
Infelizmente vivemos em uma época de proliferação de “jaguaras” por esse mundo afora. Infelizmente, também, não há notícia de que tenha predador para acabar com esse tipo pernicioso. O que nos resta é ficar atentos. Principalmente ao peão de riso fácil e que fala tudo o que queremos ouvir. São armas poderosas do “Jaguara” na espreita de uma possível vítima. Todo cuidado é pouco!

domingo, 16 de setembro de 2012

Reforma Tributária, compromisso da classe política com a nação


Domingo, 16 de setembro de 2012.
Estamos praticamente na reta final da campanha para prefeito e vereadores em todo o país. A necessária renovação preconizada pelo ideal da democracia  possibilita a oxigenação da gestão pública. Mas, os municípios brasileiros precisam de muito mais para alcançar um pleno desenvolvimento. Acredito que isso só aconteça em sua plenitude com as necessárias reformas política e tributária que o Brasil há muito precisaria ter feito. Entra governo, sai governo e as reformas não acontecem. Os municípios precisam ser mais fortalecidos e ter mais autonomia. Para tanto, há que se desconcentrar a arrecadação de impostos. A riqueza gerada deve permanecer em sua grande maioria no município ou na região que a gera. A fórmula da federação dos Estados Unidos é que possibilitou aquela nação chegar aonde chegou. Enquanto isso não acontece, vivemos a realidade das campanhas eleitorais onde os candidatos se esforçam para apresentar propostas exequíveis dentro da realidade de seu orçamento. Há aqueles "milagreiros ou populistas" que prometem o que sabem não ser possível cumprir, mas no jogo pelo poder acreditam que levar o povo na conversa não lhes causará dano político. Ledo engano. As pessoas têm memória e certamente as cobranças serão inevitáveis.


E hoje, mais um dia de trabalho em Lages, SC. Feliz por trabalhar na campanha do candidato, que acredito tenha as melhores propostas. Um político que, podem anotar aí, vai fazer história na gestão pública municipal desse país. Mais feliz ainda por perceber que a maioria da população lageana tem a mesma opinião minha. A partir de 7 de outubro quando o sonho se tornar real pelo desejo do povo, Lages começará a viver uma nova era. Fico contente também, como lageano, de dar uma contribuição pessoal nesta necessária caminhada em direção a um futuro melhor, mais feliz.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More