Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Homem desaparecido

Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012.
Apelo de amiga do Facebook. Corrente do bem: Se o identificarem não deixem de ligar.

Exemplo que vem do Norte

Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012.
Um Jorge Yared na famosa Time Square
Os Estados Unidos sabem faturar com o turismo. A grande maioria de seus filmes e seriados atuais passa por Nova Iorque. Não há quem, ao viajar para aquele país, deixe de visitar a grande metrópole mundial e conhecer esses lugares. Estátua da Liberdade, Chinatown, Queens, Bronx, Manhattan (Central Park local, Times Square, Empire State Building, Nações Unidas, Broadway) etc... A foto que mostra meu filho em Times Square é apenas uma entre as milhões de fotografias tiradas nesse local em apenas alguns dias. Junto a elas, também milhões de dólares faturados pelos ianques com uma das industrias mais rentáveis da atualidade: o turismo. Se houvesse um dirgiente nesse país com a mesma visão, o Brasil investiria mais no cinema nacional para, assim como os estadunidenses ensinam, faturar alto com a industria do turismo. E o Brasil território tem por onde, só falta mesmo visão estratégica e vontade política. A questão, infelizmente é cultural. Quem entra tem como principal foco o "tirar vantagem enquanto posso" e perde uma excelente oportunidade de marcar sua administração por algo que concretamente traga benefícios diretos e indiretos a toda a nação de brasileiros, que por enquanto e, infelizmente são merecedores do governo que têm.






Morre Heitor Wallace de Mello e Silva

Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012.
Heitor Wallace de Mello e Silva, morre em Curitiba 
Morreu na noite de ontem, no Hospital das Nações, em Curitiba, Heitor Wallace de Mello e Silva vítima de complicações cardíacas. Ele se sentiu mal e foi ao hospital por volta das 13h30 de ontem. Heitor não tinha histórico anterior de doenças coronárias. Uma grande perda para a família Mello e Silva e para todos aqueles que o conheceram, como eu. Mais que primo do Roberto Requião, Wallace se destacava pela educação, cordialidade e absolutamente sério e compenetrado com as funções que eram a ele delegadas. Ao receber a notícia estendo meus votos de pesar a Edda, sua esposa e aos filhos Danielle e Leonardo, bem como ao Igor, seu neto, e aos demais familiares. O Paraná perde uma grande pessoa, com excelente caráter. Heitor foi presidente do Banestado, do Banco Del Paraná, diretor-geral da Secretaria de Estado do Planejamento, secretário de Finanças da prefeitura de Curitiba, diretor técnico da Ferroeste e diretor administrativo da Sanepar. Ele também era primo do Senador Roberto Requião (PMDB), que assim que soube da morte, colocou em sua página no microblog Twitter: “Heitor Wallace de Mello e Silva, meu primo, Ex presidente do Banestado, correto, capaz e trabalhador, faleceu”. Seu corpo está sendo velado na Capela Vaticano (Rua João Manoel, 460 – São Francisco – Curitiba) e será cremado às 14h desta quinta-feira (14).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Há que se reconhecer

Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012.


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Etapas superadas

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012.
Aproveito esse espaço para, orgulhoso, cumprimentar minha filha Yaiune (em árabe o nome quer dizer "Meus Olhos") por todas as etapas superadas no concurso que prestou para ser EDUCADORA no município de Curitiba, a capital do Paraná. A última foi a do exame psicológico. Concurso Público tem disso. Por conhecer o dom de minha menina, garanto que será uma servidora pública exemplar. Ensino-a desde pequena sobre as responsabilidades que temos diante de nossa vocação e profissão. A nobreza de servir às pessoas através do dom que recebemos de Deus é um dos pontos que mais justificam nossa existência. Parabéns, minha filha. Seu pai mais uma vez se sente orgulhoso por suas conquistas.

Elevar os olhos


Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012.
"A fé é o firme fundamento das coisas
que se esperaram e a prova das que
se não vêem" (11 aos Hebreus)
Ao levar nosso olhar para o alto, o máximo que podemos enxergar é o céu até onde nossa visão alcança. E não será muito diante da imensidão do universo. Quando o dia é nublado, o máximo que enxergaremos serão as nuvens. Mas, há quem, pela fé, enxerga outra coisa. E busca socorro às suas aflições e bençãos aos seus projetos. É preciso atentar que a fé brota dentro de nós. De nada adianta olhar para o infinito em busca de amparo, se se é vazio na imensidão do nosso interior. Ao se elevar os olhos para o alto é preciso conhecer aquilo que se procura, pois somente a fé dentro de nosso coração fará com que o encontremos.

A evolução que tarda.

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012.
A indignação pelo descaso com os animais
Final de ano, férias que começam para muitos. E aumenta de novo a quantidade de cães abandonados nas ruas da cidade. Mais uma vez, os fdp  abandonam seus animais como se fossem objetos. Ficaria feliz ao poder ver pelo menos um desses canalhas penalizados com severa multa e até prisão. A sensação de impunidade impera nesse país. Mas qual a razão? Por aqui, crime é crime apenas no texto da lei. Sem punição e com a demora no julgamento de uma causa ele se resumirá às páginas codificadas de um livro. Ampla e profundamente lamentável, sociedade brasileira. Terás muito que evoluir para superar as mazelas da insensatez de parte de seu povo.

Quem somos?

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012.
Somos aquilo que pensamos ser, demonstramos ser ou aquilo que as pessoas acham que somos? O que realmente somos aparece pelo conteúdo exteriorizado. Alguém pode enganar até a si mesmo, mas não todos todo o tempo. JYF

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A doença, o remédio e a cura


Terça-feira, 11 de dezembro de 2012.
Só há um remédio para a cura de uma mágoa: o perdão. Esse medicamento não está à venda nas farmácias. Ele é produzido pela capacidade do ser de se sobrepor à enfermidade e seu preço só encarece na medida em que nos revelamos incapazes de perdoar. JYF

O conteúdo e a aparência


Terça-feira, 11 de dezembro de 2012.
A vaidade é da natureza humana. Vaidade em excesso faz com que se transforme em uma perigosa fraqueza. Muitos tropeços, desgraças e derrotas tiveram a vaidade descontrolada como motivação. É por isso que devemos dimensionar e limitar este sentimento para que não nos leve a situações de perigo nas relações sociais e pessoais. Preste atenção e não exagere sua preocupação com a aparência, pois quem se ocupa demasiadamente com ela é porque relaxou em dotar-se daquilo que a pessoa tem de mais importante: sua riqueza interior, seus valores morais, seus conhecimentos de vida, sua humildade, sua capacidade de amar e valorizar aquilo e aqueles que estão ao seu redor. JYF

Advogar exige raciocínio rápido e cliente “ligado”

Terça-feira, 11 de dezembro de 2012.

Em Minas, Bruno estava sendo julgado por assassinato. Havia evidências indiscutíveis sobre a culpa do réu, mas o cadáver não aparecera. Quase ao final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:

- "Senhoras e senhores do júri, senhor Juiz, eu tenho uma surpresa para todos!"
- disse o advogado olhando para o seu relógio...
- "Dentro de dois minutos, a pessoa que aqui se presume assassinada, entrará na sala deste Tribunal."

E olhou para a porta. Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta. Decorreram-se dois longos minutos e nada aconteceu. O advogado, então, completou:

- "Realmente, eu falei e todos vocês olharam para a porta com a expectativa de ver a suposta vítima. Portanto, ficou claro que todos têm dúvida neste caso, se alguém realmente foi morto. Por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente". (In dubio pro reo) na dúvida a favor do réu.

Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:

- "Culpado!"

- "Mas como?" perguntou o advogado... "Eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta, é de se concluir que estavam em dúvida! Como condenar na dúvida?"

E o juiz esclareceu:

- "Sim, todos nós olhamos para a porta, menos o Bruno..."

MORAL DA HISTÓRIA:

"NÃO ADIANTA SER UM BOM ADVOGADO SE O CLIENTE FOR ESTÚPIDO ".

A porta e a felicidade

Terça-feira, 11 de dezembro de 2012.
Interessante essa frase que li, das muitas que se encontra nas páginas do Facebook. Vale uma breve reflexão. Não há quem não deseje o sentimento da felicidade. Sempre cito Ghandi ao lembrar que não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. Mas, qual a sutil diferença? O sentir-se feliz tem um endereço: seu coração, seu sentimento, aquilo que emana de você. A felicidade não está em lugar algum que não seja dentro de você, naquilo que você é, acredita ser e determina que seja. O autoconhecimento ajuda muito pontuar aquilo que verdadeiramente nos faz feliz e, é claro ter a coragem suficiente para girar a maçaneta e assumir-se por inteiro à felicidade que emana de nosso ser. Mas, não se esqueça de girar a maçaneta da porta de seu coração, se não...

Ferramentas poderosas para evitar problemas

Terça-feira, 11 de dezembro de 2012.
Não é preciso falar muito a respeito. Basta lembrar-se de algumas situações constrangedoras em que nos envolvemos por simplesmente não ter atendido a essas duas regrinhas básicas. Segui-las é um passo interessante à sabedoria existencial. Bom proveito! E não esqueça: "Não existe recompensa, nem castigo. O que há são consequências!"

Castigo ou recompensa?

Terça-feira, 11 de dezembro de 2012.
Quando crianças nos esmeramos em atender a uma tarefa na expectativa da recompensa proposta por pais ou educadores. Também é comum aquele que, ao não atender a uma recomendação ou ordem tenha recebido um castigo. Ao trazermos de nossa formação essa maneira de ser educado, muitas vezes acabamos por confundi-la com aquilo que resulta de nossas ações na realidade adulta.
Seres pensantes, capacitados para o livre arbítrio e cientes dos limites estamos sim, mais sujeitos às consequências daquilo que fazemos ou deixamos de fazer do que propriamente vinculados a castigos e recompensas. A frase que li hoje no Facebook está corretíssima. Mais do que a agradável sensação do recebimento de um prêmio, ou o desconforto de um acontecimento que nos aborrece profundamente temos que pontuar apenas a consequência daquilo que fazemos. Então, na condição de seres racionais pensemos melhor antes de qualquer atitude tomada nesta sociedade de adultos regrados. Os resultados de nossas ações revelar-se-ão mais como consequências naturais do que propriamente castigo ou recompensa de terceiros por algo que fizemos ou deixamos de fazer. As conseqüências estão por nós e não dependem de terceiros. JYF

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atriz da Globo deixa brasileiros de saia justa

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2012.

Antes de lerem a carta da Dra. Mafalda Carvalho, Professora Doutora da Universidade de Coimbra, endereçada à Maitê Proença, atriz brasileira, algumas observações sobre as razões da missivista:

1) Maitê Proença disse no programa "Saia Justa" umas gracinhas sobre a inteligência dos portugueses. Fez comentários descabidos sobre a História de Portugal, sobre tradições portuguesas que ela desconhece, sobre o estuário do Rio Tejo, reduziu Sintra a uma vilazinha, criticou e ridicularizou o atendimento a seu PC pelo pessoal do hotel onde estava hospedada... e por aí afora.

2) O programa passa em Portugal e causou um grande mal estar lá na "terrinha". Quando foi execrada pelos portugueses, no seu pedido de desculpas ainda disse que o povo Português não tem senso de humor. Que foi "apenas" uma brincadeirinha.

3) É o que dá quando a pessoa fala sem conhecimento de causa. Esta professora portuguesa além de escrever muito bem, acabou com a Maitê Proença e de quebra, com os nossos representantes em Brasília, protagonistas de um vasto anedotário.

4) Leia até o fim, pois a postura da Professora é excelente e nós temos que ficar caladinhos. 

5) É isso que dá, alguém despreparado emitir conceitos sobre assuntos que não domina, com apoio dos alienados das redes de TV Brasileira, que se consideram o máximo em cultura ..

6) E temos que engolir calados e com humildade o desabafo dessa senhora portuguesa, generalizando e nivelando todos os brasileiros. Mesmo porque ela não diz nenhuma inverdade.

7) A que ponto chegamos! Não temos mais nem o direito de nos indignar. Pobre Brasil! É o declínio moral de uma Nação.


CARTA-RESPOSTA DE UMA PROFESSORA E DOUTORA PORTUGUESA PARA MAITÉ PROENÇA

Exma. Senhora:
Foi com indignação que vi a ‘peça cómica’ que fez em Portugal e passou no programa Saia Justa em que participa. Não que me espante que o tenha feito – está à altura da imagem que há muito tenho de si, pelo que me tem sido dado ver pelos seus desempenhos – mas sim pelo facto da TV Globo ter permitido que tal ignorância fosse para o ar.

Só para que possa, se conseguir, ficar um pouco mais esclarecida: A ‘vilazinha’ de Sintra é património da Humanidade, classificada pela UNESCO e unanimemente reconhecida como uma das mais belas e bem preservadas cidades históricas do mundo;

Em Portugal, onde existem pessoas que olham para o mouse do seu computador como se de uma capivara se tratasse, foi onde foi inventado o serviço pré-pago de telefones móveis (os celulares) – não existia nenhum no mundo que sequer se aproximasse e foi também o que inventou o sistema de passagem nas portagens (pedagios, se preferir), sem ter que parar – quando passar por alguma, sem ter que ficar na fila, lembre-se que deve isso aos portugueses.

É um dos países do Mundo com maior taxa de penetração de computadores e serviços de internet em ambiente doméstico. É o único país do mundo onde TODAS as crianças que frequentam a escola têm acesso directo a um computador (no próprio estabelecimento de ensino) – e em Portugal TODAS as crianças vão à escola... Muitas delas até têm um computador próprio, para seu uso exclusivo, oferecido ou parcialmente financiado pelo Ministério da Educação – já ouviu falar do Magalhães? É natural que não... mas saiba que é uma criação nossa, que está a ser adquirida por outros países. Recomendo-o vivamente – é muito simples e adequado para quem tem poucos conhecimentos de informática.

Somos tão inovadores em matéria de utilização de tecnologia informática e web nas escolas, que o nosso caso foi recomendado por especialistas americanos, como exemplo a seguir, a Barack Obama, que é só o Presidente dos Estados Unidos –ao Sr. Lula da Silva tal não seria oportuno, porque ele considera que a Escola não é determinante no sucesso das pessoas (e, no Brasil , a julgar pelo próprio, tem toda a razão).

A internet à velocidade de 1 Mega, em Portugal há muito que é considerada obsoleta – eu percebo que não entenda porquê, porque no Brasil é hoje anunciada como o grande factor diferenciador a transmissão por cabo que já não nos interessa. Já estamos noutra – estamos entre os países do mundo com a rede de fibra óptica mais desenvolvida.E nesse contexto 1 Mega é mesmo uma brincadeira.

O ditador a que se refere – o Salazar – governou, infelizmente, ‘mais de 20 anos’, mas para a próxima, para ser mais precisa, diga que foram 48 (INFELIZMENTE, é mais do dobro de 20). Ainda assim, e apesar do muito dano que nos causou a sua governação, nós, portugueses, conseguimos em 35 anos reduzir praticamente a ZERO a taxa de analfabetos e baixar para cifras irrisórias o nível de mortalidade infantil e de mulheres no parto onde estamos entre os melhores do mundo.

Criar uma rede viária que é das mais avançadas do mundo – em Portugal, sem exceder os limites de velocidade e sem correr risco de vida, fazemos 300 km em duas horas e meia (daria tanto jeito que no Brasil também fosse assim!).

Melhorar muito o nível de vida das pessoas, promovendo salários e condições de trabalho condignos. Temos ainda muito para fazer nesta matéria, mas já não temos pessoas fechadas em elevadores, cuja função é apenas carregar no botão do andar pretendido – cada um de nós sabe como fazê-lo e aproveitamos as pessoas para trabalhos mais estimulantes e úteis; também já não temos trabalhadores agrícolas em regime de escravatura – cada pessoa aqui tem um salário, não trabalha a troco de um prato de comida.

Colocar-nos na vanguarda mundial das energias renováveis, menos poluentes, mais preservadoras do planeta; enquanto uns continuam a escavar petróleo, nós estamos a instalar o maior parque de energia eólica do mundo (é a energia produzida a partir do vento).

Poderia também explicar-lhe quem foi Camões, Fernando Pessoa, etc., cujos túmulos viu no Mosteiro dos Jerónimos, mas eles merecem muito mais.

Ah!, já agora, deixe-me dizer-lhe também que num ponto estou muito de acordo consigo: temos muito pouco sentido de humor. É verdade. Não acharíamos graça nenhuma se tivéssemos deputados a receber mesada para votarem num certo sentido, não nos divertiria muito se encontrassem dirigentes políticos com dinheiro na cueca, não nos faria rir ter senadores a construir palácios megalómanos à conta de sobre-facturação do Estado, não encontramos piada quando os políticos favorecem familiares e usam o seu poder em benefício próprio. Ficaríamos, pelo contrário, tão furiosos, que os colocaríamos na cadeia. Veja só – quanta falta de humor. Mas, pelo contrário, fazem-me rir as sessões plenárias do senado brasileiro. Aqui em Portugal , e estou certa que em toda a Europa, tal daria um excelente programa de humor.

Que estranho, não é?

Para terminar só uma sugestão: deixe o humor para quem no Brasil o sabe fazer com competência (e há humoristas muito bons no Brasil ). Como alternativa, não sei o que lhe sugerir, porque ainda não a vi fazer nada que verdadeiramente me indicasse talento..

Peço desculpa por não poder contribuir.

Mafalda Carvalho - Professora Doutora da Universidade de Coimbra

Sustentabilidade: O que eu “cristão” tenho a ver com isso?

Domingo, 09 de dezembro de 2012.
O projeto inicial de Deus para o homem frente a toda a terra (natureza) previa ações bem definidas como: dominar, cultivar e cuidar. Quando o homem escolhe viver o seu projeto independente do Criador, a morte entra em cena em todas as áreas da vida humana, inclusive a natureza. Diz a bíblia que esse relacionamento de paz e segurança entre o homem e a natureza do projeto inicial agora não mais seria assim, pois a natureza passaria a produzir “cardos e abrolhos”, passaria a ser maldita pela atitude humana em desacordo com o Criador e  esperaria o retorno do Homem à Terra.  (Esse resumo foi tirado do poema da Criação que se encontra em Genesis de 1 a 3)
Em Romanos 8:20-23 o apóstolo Paulo diz algo interessante sobre a atitude da natureza frente a essa escolha humana, da qual ela é co-participante, “Sabemos que toda natureza criada geme até agora, como em dores de parto. Assim como nós..esperando a adoção como filhos (restauração do relacionamento com o Criador) e a redenção do nosso corpo”.
Jesus vem dar vida em qual área?
Analisando os pensadores da vida humana, é comum encontrar a vida dividida em áreas como: Física, Social e Psicológica. Alguns deles falam a respeito das necessidades do ser humano de vida nessas três dimensões, e outros ainda identificam uma quarta área e que dizem ser a básica para que as demais sejam supridas a “ESPIRITUAL”. Pensando nessas quatro áreas da vida a pergunta que fica é: Jesus veio trazer vida em qual dessas áreas?
“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa/abundância”  João 10:10
Avaliando os evangelhos encontramos base que nos mostra que Jesus veio trazer “VIDA INTEGRAL”, enquanto encontramos algumas teologias que defendem algumas áreas em detrimentos de outras, a espiritualidade cristã baseada na bíblia se mostra integral quanto a preocupação com o ser humano, é claro que existem áreas prioritárias e áreas essenciais para o retorno ao projeto inicial, mas, a vida que Jesus traz é completa e pode ser vivida hoje.
Como ter atitudes sustentáveis, que pensam no hoje e na eternidade nas áreas abaixo?
                
A porção de vida que Deus nos oferece
Quando o Criador decide fazer mais e ofertar para o ser humano a possibilidade de retornar ao projeto inicial através de Jesus, Ele está oferecendo a todos uma bandeja com a porção exata de VIDA que compreende todas as 4 áreas, qual a reação da humanidade frente a isso:
1.       Eu NÃO conheço ou NÃO quero isso para mim
2.       Eu até recebo isso parcialmente ou totalmente mas quero apenas CONSUMIR
3.       Eu recebo totalmente e serei MORDOMO (usarei e cuidarei dessa porção)
Qual é a opção que você tem escolhido?
Uma vez que decidimos receber vida ESPIRITUAL (ligação com Deus) que é o fundamento da fé Cristã, precisamos fazer essa vida transbordar nas demais áreas da nossa vida e uma delas é nosso relacionamento com TODA TERRA (NATUREZA). Precisamos ter uma mente renovada e atitudes sustentáveis, isso nos remete ao Reino de Deus, o projeto inicial de Deus para nossas vidas, precisamos então:
  • Dominar a terra, não na visão pós-queda, posso fazer o que eu quero e sim no sentido de utilizar, cuidar e garantir que tudo continuará dentro do projeto inicial;
  • Usar e Cuidar, frente aos recursos naturais precisamos atentar sim para nossas necessidades, mas precisamos cuidar, proteger e recuperar o perdido;
  • O centro da atenção não é o Ser Humano, isso nos faz ver as outras coisas como importantes também;
  • O centro da atenção não é a natureza, isto é, frente a tanta destruição alguns grupos acabam indo para o outro extremo e endeusando animais e outros itens da natureza, é preciso lembrar que o centro da atenção, de toda a criação é Deus.
Conteúdo retirado do Blog "A Resposta Viva"/Por Fernando Lino

domingo, 9 de dezembro de 2012

Sem chance: ou harmoniza, ou sucumbe

Domingo, 09 de dezembro de 2012.
Fizeram esses dias uma pergunta a um grupo de pessoas:  A natureza humana está em união com todas as outras formas de vida? A jovem assistente social Caroline Veiga deu uma interessante resposta que reproduzo a seguir:

"O ser humano é um ser social. Ele não vive isolado, pois necessita de outros para sua sobrevivência e os da sua espécie. Só que no meio em que vive não é única. Além dela habitam o Planeta Terra mais de 8,7 milhões de espécies, muitas das quais desconhecidas e que demorarão mais de mil anos para serem catalogadas. Neste mundo complexo e diversificado em que vive, o ser humano se autodenomina superior aos outros pelo fato de poder pensar, refletir, tomar decisões, não agir por extinto e ter o livre arbítrio para escolher o que quer. Ao nascer, uma pessoa é apresentada à sua família, a primeira instituição que conhece. Junto a ela sobrevém regras, valores, simbolismos, culturas diferenciadas e que reunidas àquilo que aprende com instituições como escola, igreja, profissão montarão o seu caráter.
Quando criança ainda recebe o ensinamento da necessária convivência com as espécies diferentes que a rodeiam. Aprende, por exemplo, que não pode se aproximar muito de um formigueiro, embora a curiosidade a leve à observação e ao aprendizado de que as formigas, embora irracionais formam uma sociedade organizada com distribuição interessante de tarefas e submetidas a uma líder, a rainha mãe. Também aprende ao observar uma taturana que não pode encostar-se a ela, se não acabará por ferir sua pele e ainda que, mesmo os animais domésticos e de estimação como o cachorro ou o gato devem ser mantidos à distância da intimidade de um quarto, por exemplo. Ainda que os tenha ganho de presente e que, sem saber, não aceite vê-los dormir em outro ambiente. E como não se lembrar do primeiro peixe, aquele douradinho com vermelho que pode ter prendido a sua atenção por horas a fio.
É possível também não esquecer, quando criança, da viagem ao sítio onde pela primeira vez é apresentada à espécies desconhecidas das que vivenciava na cidade: o boi, a vaca, a galinha, o peru (que pode ter corrido atrás dela e fazê-la adquirir um trauma até a idade adulta), os porcos e demais bichos que nunca sequer havia imaginado existir. E essa pessoa pode um dia se flagrar pensando: “Nossa, como Deus é criativo! Tantas formas de vida diferentes, tantas coisas bonitas para serem vistas, conhecidas.” Mas daí aquela criança cresce. E com ela também as responsabilidades e seu poder de observação. E vem a decepção. Começa a prestar atenção em outras fatos reais que envolvem a sociedade humana organizada, como por exemplo, as notícias divulgadas em veículos de comunicação: Alguém morre assassinado de forma horrível e triste; uma criança baleada e não sobrevive; fulano que sofre acidente fatal, vítima de motorista embriagado, homem que agride animal até a morte; cachorro que é enterrado vivo, etc. 
Tudo isso pode levá-la a questionar em que mundo está vivendo?  Se quando Deus criou o mundo a raça humana vivia em harmonia com os outros animais e com ela mesma, o que mudou então? Afinal, por ser racional e por ter o livre arbítrio e por se achar superior não caberia ao homem a responsabilidade pela manutenção e qualidade da vida no seu habitat? Essas perguntas precisam de respostas urgentes da própria espécie humana. Por ser racional, o bicho homem tem sim a responsabilidade direta na salvaguarda do precioso lugar onde mora. Inocentes ou culpados, não importa, se não levar à sério essa questão e buscar a harmonia com as outras espécies caberá sim ao homem toda a culpa pelo extermínio da vida no Planeta Terra."


* Tem razão a jovem Caroline ao fazer essas indagações. E complemento o seu raciocínio: Se os conhecimentos de uma pessoa a levarem à sabedoria terá a chance de entender que “Pior do que achar que existam espécies inúteis é o homem se autoproclamar o mais útil das espécies!”. Sua condição racional lhe dará a consciência sobre a responsabilidade que tem sobre os outros seres vivos do habitat global. E perceberá que deverá lutar contra a triste realidade que fez a sua espécie ser a grande vilã da natureza. Entenderá que chegou num dilema: Ou busca a união em harmonia com as outras espécies, ou o fim da vida no planeta será uma questão de tempo. Sabe-se desde já, ninguém é inocente, que projeções científicas indicam que esse tempo pode ser abreviado na medida em que não haja um contraponto à grande devastação implementada pela sociedade econômica industrial, interessada em dividendos financeiros, sem se preocupar com o sacrifício da riqueza que a biodiversidade global oferece. Levantamentos a apresentam como finita. Ao seu término acaba também a chance de sobrevivência de todas as espécies neste belo planeta chamado Terra, inclusive a humana. Ou nos harmonizamos real e concretamente, ou sucumbiremos!

Para tudo existe um jeito

Domingo, 09 de dezembro de 2012.
"Confie no Senhor e Ele realizará 
todos os desejos do seu coração!"
Recebi hoje cedo um belo conteúdo do amigo do Face Valdinei Oliveira. Deixo a todos os demais amigos com o desejo de um feliz domingo.
Pra tudo existe um jeito
Pro erro existe uma nova chance;
Pro pecado existe o perdão;
Pra tristeza existe os amigos;
Pro medo existe o amor;
Para as feridas existe o tempo e para todos os momentos existe
DEUS, aquele que faz o que ninguém pode fazer:
O IMPOSSÍVEL em nossas vidas.
Confie no Senhor e Ele realizará todos os desejos do seu coração!"

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More