Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 28 de fevereiro de 2015

A motivação e a musculação

Sábado, 28 de fevereiro de 2015.
Treinador Personal Trainer Juliano Nascimento 
Motivação e musculação
Motivação (do latim moveres, mover) refere-se à condição do organismo de uma pessoa que influencia a direção para um determinado comportamento e/ou orientação para um objetivo. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Já musculação deve ser entendida como uma atividade física saudável que pode ser realizada desde a fase da adolescência até a da melhor idade e essencialmente consiste em trabalhar a musculatura corporal do indivíduo. Para tanto necessário se faz a prática de exercícios constantes contra uma resistência que pode ser empregada das mais variadas formas. As mais conhecidas são os aparelhos das academias ou simplesmente contra a força da gravidade. Ao iniciar esta prática a pessoa deve entender que não é super homem e que precisa passar por um período de adaptação.
A opção pela orientação profissional
Cada pessoa tem um organismo típico e necessário se faz passar por avaliações de profissionais. Um deles é o professor de educação física, que estudou e se especializou para dar este necessário suporte a quem, não importa o motivo, decide praticar este saudável hábito. Até aqueles que atendem à recomendação de médicos. Os cardíacos, por exemplo. A motivação para o início e a sequência dos exercícios é que vai determinar o sucesso ou não da empreitada. Neste momento é importante que o atleta ou praticante não perca o foco inicial nos reais objetivos que o levaram à prática dos exercícios. Este fator será essencial, fundamental até para o sucesso ou não dos resultados buscados. Mais do que somente a estética, o foco deve estar notadamente nos benefícios que um condicionamento físico pode trazer à qualidade de vida do praticante. Atleta ou não. O resultado vai depender sempre do nível de seriedade com que assume o cronograma de treinos estabelecido.
Condições motivacionais
Mais uma vez voltamos a questão da motivação que nada mais é do que os impulsos que levam uma pessoa a atingir seus objetivos. Entendo que no caso da musculação os principais são saúde, estética e qualidade de vida pela força que esses predicados darão à sua autoestima. É fundamental para que os resultados sejam alcançados de maneira sequencial e equilibrada, segundo o organismo de cada um, que haja um acompanhamento de um profissional especializado na área, no caso, um professor de educação física, pois ele sempre terá uma visão diferente desta atividade, pois cabe a ele adequar e motivar o aluno à forma correta para atingir os melhores resultados possíveis à sua estrutura física e óssea. Para cada praticante da musculação, deve haver um treinamento diferenciado. Daí a importância do acompanhamento de um profissional especializado.
As funções de um orientador especializado
É interessante lembrar que cabe a um professor orientar o aluno quanto ao conteúdo do programa de treinamento, a forma correta de execução dos exercícios e a correta utilização dos aparelhos. Quanto o praticante tem todas essas orientações, por si só se sentirá motivado, pela segurança, a continuar naqueles momentos em que o desânimo se instala. E isso é normal acontecer. Os resultados não são imediatos, daí a importância de não perder o foco. Um bom professor sempre estará apto a ajudar neste quesito e a motivar seu aluno a persistir nos exercícios.
De que forma ele pode fazer isso?
Simples. Passar o máximo de informações possíveis quanto a necessidade do equilíbrio e da paciência na utilização dos equipamentos, dirimir dúvidas que sempre surgem e manter a concentração do praticante nos benefícios que a sua prática pode oferecer e satisfazer todas as dúvidas que sempre surgem.
Especificidade do treinamento
Na montagem do programa de treinamento do aluno o que deve ser levado em consideração é a especificidade do treinamento, um termo utilizado no treinamento desportivo onde cada indivíduo deve treinar e desenvolver as qualidades físicas relacionadas aos seus objetivos. Então para cada praticante da musculação deve haver um treinamento diferenciado. Pode até acontecer de um ou mais alunos utilizarem o mesmo treinamento, mas isso só ocorrerá se os objetivos forem os mesmos, se o nível de adaptação ao treino for o mesmo e se nenhum dos exercícios forem contra-indicados para nenhum destes mesmos alunos.
Motivação e persistência
Ao atender a esses requisitos, o praticante será automaticamente motivado, pela qualidade do acompanhamento, a persistir nas cansativas práticas até atingir os objetivos a que se propôs. É importante lembrar, para finalizar, que a musculação é uma atividade que necessita de continuidade. Ela tem começo, tem um meio, mas a finalidade é que não haja um fim, mas sempre um desafio para manter a qualidade de vida conquistada. JoYa


* Produzi este artigo atendendo a solicitação do Treinador Personal Trainer Juliano Nascimento (foto preto e branco). A todos que me leem e interessados em ingressar nesta prática absolutamente saudável deixo aqui o e-mail do professor para entrar em contato com este profissional e obter mais informações sobre o assunto.
E-mail: julianon.souza@yahoo.com.br
Interessados no trabalho dele, solicitar seu telefone em inbox.

Justiça cobra da turma errada

Sábado, 28 de fevereiro de 2015.
Justiça declara a greve dos professores abusiva e determina
retorno às aulas em 48 horas
Justiça segue o governo e aplica multa de dez mil por dia caso a greve dos professores continue. Parece piada de mal gosto. Está cobrando da turma errada. Deveria estar cobrando do governador que provocou esta situação e não dos professores. Será que essa turma do Tribunal não respeita uma classe que a formou? Como ela acha que chegou até lá? JoYa

Notícia que motivou o comentário

Greve dos professores é abusiva, determina Justiça do Paraná


Decisão foi emitida pelo Tribunal de Justiça do Paraná às 18:45 desse sábado (28) que intimou a volta às aulas no prazo de 48 horas. A APP-Sindicato, que representa os educadores estaduais, informou que ainda não recebeu a notificação da liminar, mas já anunciou que vai recorrer da decisão. (Gazeta do Povo)

Paranaenses elegeram o jeito PSDB de governar, agora têm de se conformar?

Sábado, 28 de fevereiro de 2015.
Dia histórico: 25 de fevereiro de 2015. Dia em que 50 mil funcionários públicos tomaram as ruas centrais de Curitiba até o Palácio Iguaçu num protesto sem precedentes contra uma gestão pública estadual

Conformar, não! Lamentar, sim! O moço de sorriso fácil, bem falante, elegantemente trajado e com um sobrenome de peso para uma competição eleitoral foi o escolhido por uma turma que está por detrás deste poder hoje instalado no Palácio Iguaçu. Este grupo se utiliza da sigla PSDB para viabilizar sua atividade política e após o domínio de muitos anos da Prefeitura da capital consegue enfim, o Palácio Iguaçu. Um Estado inteiro para gestionar a seu bel prazer. Quatro anos se passaram e a estratégia utilizada para a sequência no poder em Curitiba deu certo também na eleição estadual. Só que custou mais caro. Bem mais caro. O Paraná é grande. São 399 municípios. Quem vocês acham que pagou e continua pagando essa conta? Não é fácil amigos bater Roberto Requião e Gleisi Hoffman e ainda mais, no primeiro turno. Não foi fácil e muito menos barato. Em uma de suas piores crises financeiras da história, o Paraná hoje encontra-se refém de um governo recém reempossado. Hoje termina apenas o segundo mês de quatro anos. Se alguém me perguntasse se vislumbro uma luz ao final do túnel, minha resposta é não! Serão mais quatro anos para acabar. Se hoje, o Paraná vive o pesadelo e a consequência dos últimos quatro anos imagine só daqui mais quatro? As correntes políticas, todas elas, deverão se unir para dar um basta a este grupo que gere o poder exploratório, hoje ocupando o Iguaçu, sob pena de seus nomes ficarem manchados para sempre na história política do Paraná. Este período negro será lembrado para jamais ser repetido. Cabe aos políticos, principalmente a eles, de todos os partidos, até do PSDB, se reunirem e dar um basta a este terrível planejamento estabelecido para explorar ao máximo as riquezas de um Estado notável como é o Paraná, dentro do contexto federativo. É agora ou nunca. Com a palavra os senhores deputados (legislativo). Não é possível que achem que dinheiro pagará suas reeleições depois deste verdadeiro vexame a que ficaram expostos por apoiar medidas espúrias de uma gestão insensata. JoYa

Luz ao final do túnel mais cara a partir de segunda

Sábado, 28 de fevereiro de 2015.
A esperança é a última que perece. Mas, quem vê a situação enfrentada hoje no Paraná certamente fica pessimista. Principalmente depois de receber a notícia de mais um aumento no preço da energia. Se há esperança, isto é, uma luz ao final do túnel, com certeza ela ficará mais cara para permanecer acesa, a partir de segunda-feira. JoYa

Matéria lida hoje no Blog do Esmael que motivou o comentário:

Tarifaço de 36,8% na conta de luz empurra de vez para o ‘fundo do poço’ o governo Beto Richa
28 FEV 2015 - 11:43 10 Comentários
richa_copel_requiao.jpgO chão é o limite para o governo de Beto Richa (PSDB), no Paraná? Não. Parece que não é. O tucano vem cavando cada vez mais para atirar-se num poço sem fundo. A partir da segunda-feira, dia 2 de março, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) vai aplicar aumento de 36,8% na conta de luz. O índice foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de acordo com a solicitação da empresa paranaense.
O senador Roberto Requião (PMDB), ex-governador do estado por três oportunidades, explicou o motivo do tarifaço de 36,8% na conta de energia: “Richa dobrou a participação dos sócios privados na Copel. Você paga na tarifa [conta]”. “Na campanha eu avisei”, conforta-se.
Em junho de 2014, a tarifa de energia da Copel fora reajustada em 25%, agora 36,8% e em junho próximo – daqui três meses – haverá outro aumento estimado em 15%. Portanto, em apenas um ano, Richa terá aplicado o tarifaço de 76,8% na conta de luz de empresas e residências.
“Quem aguenta isso?”, teria desabafado um secretário do governo Richa, em raro lampejo de sensibilidade, ao relacionar os recentes aumentos de IPVA, ICMS, os reajustes nas contas de água e luz, com os protestos contra o tucano.
O desabafo acima ocorreu na quinta durante reunião do secretariado para avaliar a crise com a greve do funcionalismo público. O movimento dos professores e funcionários de escolas entrou hoje no 19º dia. (Blog do Esmael)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O mais feliz dos felizes

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015. 
"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem
se sentir melhor e mais feliz"
Madre Teresa de Calcutá
O escritor e jornalista francês Georges Bernanos escreveu em uma de suas obras que “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade”. E acrescento lembrando outro romancista francês, Alexandre Dumas: “O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes”. Engana-se aquele que pensa que felicidade é poder ter as coisas que deseja. Um carro, por exemplo, ou uma casa, um apartamento. Fazer uma viagem ou adquirir um objeto de raro valor ou ainda ver seu time vencer um campeonato. Isso tudo defino como “sensações alegres”. O conjunto dessas sensações poderá um dia ser somado às ações em favor do próximo e, aí sim participar daquilo que se chama de vida feliz. Veríssimo lembra que sentimos a verdadeira felicidade quando percebemos que nossa vida não tem sido inútil às pessoas. Só, meu amigo e minha amiga, cuidado, sempre cuidado para não confundir boas sensações com felicidade, pois as boas sensações são efêmeras, já a felicidade é e será sempre estruturada na essência do ser. JoYa

Transferência dos Fundo da Paraná Previdência para o caixa do governo é legal?

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015. 
Reunião da deputada Christiane Yared e parte da bancada paranaense
em Brasília com o Ministro Carlos Eduardo Gabas, da Previdência na
última terça-feira, dia 24 (Assessoria de Imprensa)
Na última terça-feira (24), a deputada federal Christiane Yared e parte da bancada paranaense em Brasília se reuniram com ministro da Previdência Carlos Eduardo Gabas, O objetivo do encontro foi para solicitar ao ministro uma consulta sobre o mérito e a legalidade da proposição do governador do Paraná, Beto Richa sobre a utilização do fundo da Paraná Previdência. O governo paranaense quer fundir os fundos previdenciários do Estado, extinguindo o Fundo da Paraná Previdência. A intenção é a a transferência de cerca de oito bilhões de reais, o maior do Brasil, para o caixa do governo. Foi lembrado no encontro que o governo do PSDB de Minas Gerais já fez esta manobra sob a alegação de arrumar o problema fiscal daquele Estado. Gastou-se o dinheiro e o problema não foi resolvido. No início da próxima semana o Ministério da Previdência comunicará sua análise. 
Gigantesca manifestação dos servidores contra o governo paranaense,
na quarta-feira, dia 25, toma as ruas centrais de Curitiba
(Assessoria de Imprensa)
Aqui no Estado, o funcionalismo público começa a tomar conta da gravidade da medida e o movimento paredista dos professores começa a ser engrossado. Na quarta-feira, mais de cinquenta mil servidores tomaram as ruas centrais para protestar contra o governo estadual. Nunca na história política paranaense tantos servidores se uniram para bradar sua revolta com um governo do Estado. Hoje o governo solicitou para que a Justiça decrete a ilegalidade do movimento dos professores. Esses, por seu lado, ainda não se sentem seguros quanto ao atendimento de sua pauta de reivindicações. A questão, pelo que se vê, está longe de acabar. JoYa

Gostei desta frase. Vale uma reflexão

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015.
"Amar é levar o outro para o céu. Amor é levar o céu para o outro".
Li hoje, gostei e deixo registrado aqui para quem gosta de frases bonitas e pontuais que sempre nos inspiram a uma necessária reflexão diante desta correria do dia a dia. JoYa

Ousadia empreendedora

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015. 
"O ousado empreendedor faz as coisas acontecerem e geralmente
carimba sua marca diante daqueles que lamentavelmente por
medo e/ou insegurança deixam a vida passar em branco"
JoYa
As ações e transformações humanas dependem muito de uma prerrogativa chamada ousadia. As descobertas, as conquistas, as novações e inovações são viabilizadas pela postura destemida e ousada de quem não apenas ficou no plano dos sonhos e dos anseios e os fez acontecer. Passar pela vida e carimbar esta passagem com sua marca vai depender essencialmente desta ousadia empreendedora. Será ela a diferenciar os que fizeram as coisas acontecerem daqueles que atordoados pelo medo e/ou insegurança deixaram a vida passar, lamentavelmente, em branco. Não se esqueça: “Ouse fazer e o poder lhe será dado”. JoYa

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Governo sem crédito

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015.
"O funcionalismo público do Paraná tem tido capacidade crítica 
suficiente para não só perceber as injustiças como se mobilizar 
contra elas. Na minha opinião, um exemplo para o Brasil" JoYa
Há um provérbio chinês que ensina que aquele que muito se elogia não merece crédito. Este provérbio pode ser aplicado ao atual governo paranaense. Fez tanta propaganda se autopromovendo que hoje à contramão dos textos e das belas imagens mostradas na produção publicitária, perdeu totalmente o crédito junto àqueles que se deixaram momentaneamente influenciar pela falsa propaganda. 
Servidores em manifestação na frente do |Palácio Iguaçu.
Fundos específicos podem salvar a folha de fevereiro

(Crédito para Daniel Castellano/Gazeta do Povo)
Diante da falta de crédito fica difícil qualquer tipo de negociação. Pergunte aos fornecedores se estão dispostos a negociar com o Estado. Pergunte aos professores se nas negociações para o fim da greve, eles saem em paz das mesas de negociação. Pergunte ao funcionalismo se acredita quando o governador vem na televisão e garante que dias melhores virão. É pura falta de confiança diante daquele que há poucos meses mentiu descaradamente no rádio, na televisão e nos palanques garantindo a ótima situação do Estado. Na prática, os fornecedores não recebiam, os professores ameaçados pela falta de estrutura e o funcionalismo tendo que conviver com o fantasma da mão boba chegando gulosamente perto das reservas estratégicas de sua previdência. E muita coisa que chega a assombrar quem ainda acreditava em alguma coisa. Policiais empurrando viaturas, pneus carecas, equipamentos sucateados, etc. Vejam bem: esta situação acontece a menos de dois meses da posse do segundo mandato. Temos hoje no Paraná um governo assustado pois, dissociado da realidade, se tornou refém de um dos piores flagelos dos relacionamentos social, familiar, profissional e político: a falta de crédito. Responda a si mesmo cidadão: Diante dos fatos que temos presenciado nas últimas semanas dá para dar crédito a quem insiste em permanecer no comando da situação? JoYa 


Fui adotado por ela

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015.
Nina Flex, a cachorrinha que me adotou
Engana-se quem pensa que adota um animal. É ele quem nos adota. Você coloca um cãozinho numa família de cinco pessoas. Vai ter alguém que ele vai escolher e desejar ficar. Temos dez cães em casa. Cada qual tem sua preferência. A que mais gosta de mim é esta cachorrinha mais linda do mundo. Uma mistura de Lhasa (mãe) e Poodle. Ela era a única pretinha no meio de quatro irmãzinhas de uma ninhada. Escolhi assim que a vi. Mais tarde percebi que foi ela quem me escolheu. Hoje não sai do meu lado. Tem até sobrenome: Nina Flex. Não importa se o veículo é a álcool ou a gasolina. Ligou o motor lá vem ela assanhadinha balançando o rabinho. Hoje, com oito anos se tornou muito importante para mim. Conto esta historia para chegar no coração daqueles que ainda não tem por hábito conviver com cães. Eu agi desta forma até aos cinquenta anos, por incrível que pareça. Foi quando minha filha ganhou de presente um poodle nos seus quinze anos que comecei, com uma certa resistência à princípio, a conhecer como é bom esta convivência. Eles são tudo de bom em nossa vida. Caso se decida em ter um, não compre. Há aos milhares necessitando de adoção. Adote. Os vira-latas, na minha opinião, são os melhores. Pode acreditar. JoYa

A empatia e a inteligência emocional

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015.
“O melindre é daqueles venenos que o melindroso imagina estar preparando
aos outros, mas é a si mesmo que servirá” JoYa
É muito difícil encontrar quem tenha conseguido o equilíbrio entre ações e reações no relacionamento interpessoal. A inteligência emocional ajuda muito a chegar nesta importante conquista na existência social de uma pessoa. Há que se aprender muito e a experiência dita a regra para muitas ações e principalmente o comportamento nas consequentes reações. Dois entendimentos que emergem dessa maturidade pontuada pela inteligência emocional é compreender que distância não quer dizer ausência e silêncio não tem nada a ver com esquecimento. Entenda de uma vez por todas que o melindre é um atraso de vida e é daqueles venenos que o melindroso imagina estar preparando aos outros, mas é a si mesmo que servirá. É vital que usemos das prerrogativas da comunicação para nos fazer entender e passar aos outros aquilo que sentimos. Fazer-nos compreendidos já é um grande passo para a construção de relações promissoras quer seja no campo social, familiar ou profissional. Somos muito parecidos. O que nos diferencia é exatamente a capacidade que temos de lidar com as adversidades e nos sobrepor a elas. Somos infinitamente superiores a qualquer dificuldade que porventura seja colocada diante de nós. JoYa

O barril de pólvora

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015.
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015. Gigantesca manifestação de
professores, engrossada por funcionários de outros setores da
administração toma das ruas centrais de Curitiba (Via Facebook)

O cidadão investe em publicidade e propaganda. Vende a imagem irreal de uma administração equivocada. Quando o buraco de saída é maior do que o da entrada, dá nisso. A sensação de segurança pela reeleição fez com que começasse a retirar o pano sobre a real situação em que deixou as contas públicas do Estado. Bastou mexer um pouquinho só no pano para escancarar o equívoco que foi reconduzi-lo ao poder. Agora, por mais propaganda que se faça não dá mais para esconder a situação caótica da saúde, da segurança, da educação, tripé que sustenta o equilíbrio social. Há muito tempo não via o funcionalismo tão revoltado assim com um governador. O pior disso tudo é que ele ainda conta com o apoio da Assembléia Legislativa. Enquanto tiver esse apoio, a "governabilidade" está pretensamente assegurada embora, creio, com os dias contados, caso não venha alguma medida convincente de competência e coragem para gerir a coisa pública diante do caos que começa a se instalar. Agora, o resgate da poupança dos servidores para garantir fluidez de caixa não é, nem nunca será solução para a situação. Ao contrário, acenderá de forma definitiva o pavio de um barril de pólvora que está prestes a explodir. JoYa

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O colecionador de vinhos

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015.
"Os bons vinhos merecem ser apreciados. Ao guardá-los corremos
o risco de não aproveitá-los, o que seria lamentável"
JoYa
Assisti a um vídeo que sintetiza a palestra realizada por um sobrevivente de um desastre de avião. Ao relatar sua experiência traumática, revelou que depois daquele dia nada mais foi a mesma coisa para ele, pois houve de sua parte uma transformação. Quando ouviu do piloto "PREPAREM-SE PARA O IMPACTO", muitas coisas passaram por sua cabeça. E ali, em poucos segundos ele entendeu o valor da vida que poderia acabar em instantes, contrariando seu desejo de viver. Percebeu o tempo perdido com coisas e pessoas supérfluas, que não eram importantes para ele. Das brigas com a esposa e a ausência de casa e da vida de seus filhos. Viu o quanto perdeu tempo, um tempo valioso de uma vida que estava para se acabar. Veio de seu interior uma força incrível para mudar, enquanto houvesse um sopro de vida em seu ser. Como que por milagre, sobreviveu à queda. Foi um dos poucos. Hoje faz palestras e nelas pergunta às pessoas se teriam condições de também assumir esse desafio ao imaginarem-se em uma situação semelhante a dele. Apela para que todos deixem de se achar eternos e busquem as mudanças necessárias para valorizar cada instante de vida que têm, assim como este sobrevivente faz desde o trauma vivido. No encerramento da palestra ele fecha com esta mensagem que achei gênio. Para bons entendedores é o que basta para sintetizar como devemos aproveitar a vida: - "Colecione vinhos. Mas, só os ruins. Os bons beba!" JoYa

Bloqueio em rodovias federais atrasam viagens no Paraná

Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015. 
Com 21 pontos de paralisação, movimento dos caminhoneiros
tem atrasado as viagens pelas rodovias federais paranaenses
Um amigo meu saiu por volta das onze da manhã de hoje de Curitiba com destino a Londrina. Chegou por volta das 17 horas. Segundo ele, foram muitos quilômetros em meia pista devido a paralisação dos caminhoneiros que ficam estacionados à beira das rodovias. Isso deixa o tráfego lento e as viagens, em consequência, mais demoradas. A Polícia Rodoviária federal informa que os bloqueios nas estradas federais por causa dos protestos dos caminhoneiros pelo País interrompem o fluxo de veículos, parcialmente, em rodovias de dez Estados hoje: Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ontem, a Justiça em alguns Estados emitiu as primeiras liminares para que as rodovias fossem imediatamente desocupadas..Segundo ainda a PRF, após o recebimento da ordem judicial, os agentes tentam dialogar e encontrar um desfecho pacífico. Caso os caminhoneiros se recusem, está autorizado o uso da força para cumprir a determinação. PRF

Um dia especial para Eunice

Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015.
"Quando uma pessoa é especial comemoramos seu aniversário
com a sensação de que nós é que recebemos o principal
presente: a presença dela em nossa vida"
JoYa
25 de fevereiro. Um dia especial para a Eunice e para todos que a conhecem. Hoje é dia de receber os cumprimentos de parentes e amigos. Pessoas que tiveram o privilégio de conhecê-la e compartilhar suas vidas com a dela. Mulher sensível e guerreira. Agradeço a Deus por tê-la conhecida. Junto a ela, sua preciosa família. Muitos ensinamentos testemunhados na fé cristã, aquela que congrega e nos inspira atos gentis e caridosos. Uma postura sempre íntegra e autêntica. São muitos os valores que tenho aprendido e praticado, desde que a conheci, há 27 anos. Parabéns, minha esposa querida. Com certeza, você sempre será nosso melhor presente. JoYa

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Escrevemos nossa história

Terça-feira, 24 de fevereiro de 2015.
Da esquerda para a direita: Luiz Nivaldo Maciel, Nelson Rosa, Léo Pereira, Alcyr Ramos, Padre Juca,
Jurandir Ambonatti, Jorge Yared, Ubiratan Lustosa e Cláudio Ribeiro. Luiz Nivaldo Maciel
(Véio Zuza) e Léo Pereira já faleceram
Quando vivemos nossa vida fazendo o que se gosta, no meu caso o rádio, nunca se imagina estar fazendo história. Apenas executamos um desejo de comunicação e no final do mês nos pagam por isso. Que bom, não é mesmo? Hoje, ao ouvir que fiz parte da história do rádio paranaense, posso garantir que pelo simples fato de vivermos a vida fazemos, sim, história. Daí o cuidado como escrevemos nossa história. Para o bem ou para o mal, tudo dependerá de nossas escolhas, dos bons frutos e/ou consequências delas. Sempre professo às pessoas que todos nascem com uma cruz. O peso que damos à nossa será fruto de nossas decisões, ações e reações. Graças ao bom Deus, sinto esta cruz bem leve, pois pela fé, Jesus a carrega por e para mim. Crer em Cristo é, no mínimo, se esforçar para ser uma pessoa boa, justa, honesta, caridosa e se combater, combater o bom combate por um mundo melhor a todos. Um abraço meus amigos! JoYa

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Intensidade desperdiçada

Segunda-feira. 23 de fevereiro de 2015.
Jorge Yared
Escritor e Jornalista
Quase todos, em algum momento de suas vidas desperdiçaram tempo e energia em algo que acreditavam ser bom e mais tarde se frustraram. A pensadora Tati Bernardi define bem a situação quando nos lembra que um milhão vezes zero é zero. Portanto não desperdicemos nossa intensidade com coisas ou pessoas que pela sua natureza e/ou modo de pensar e proceder são um zero à esquerda. JoYa

Sou de Curitiba

Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015.
Não é uma cidade perfeita, embora bela e moderna. Também não é a cidade onde nasci, embora tenha passado nela a maior parte de meus sessenta e um anos. Tenho andado muito por esta cidade, embora hoje metrópole. Em cada canto um encanto, embora a periferia seja um espanto. Mas, não importa. O que sei é que gosto desta Curitiba de todos os paranaenses, embora seja eu um catarinense. É aqui que casei e vi meus três filhos nascerem e crescerem. Gosto de você bela capital. Posso até precisar daqui sair, embora saiba que a saudade para cá me fará retornar, pois mais do que morar aqui, gosto de afirmar que sou de Curitiba. JoYa

Comemorando a vida

Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015.
Eu e a Nice estivemos juntos ao Gilmar e sua esposa Christiane, comemorando a vida. Hoje, dia 23 de fevereiro a Chris faz aniversário. O grande presente dela, sem dúvida, foi o nascimento, dia 16, de Lorenzo, seu segundo netinho, filho da Daniele e do Jahir. Uma comemoração pela vida que se renova. Presente de Deus a quem Nele crê e põe sua confiança. Foi um encontro agradável, como sempre desde que a conhecemos, ainda quando namorava o Gilmar. Uma pessoa alegre, gentil e agradável. Uma pessoa formidável. Parabéns, Christiane! Nice e Jorge

O aniversário de Christiane Yared

Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015.
"Mãe que perde filho em acidente não vive, sobrevive!" Hoje, minha cunhada Christiane completa mais um ano de vida. De uma vida que mudou drasticamente há quase seis anos quando recebeu junto a seu marido Gilmar, na fria madrugada curitibana, a notícia da morte de seu filho. Foram horas de muita dor e sofrimento pela perda do filho, amigo, companheiro e conselheiro, pois assim era aquela joia de menino. Em vez de se entregar, esta sofrida mulher resolveu sobreviver pela vida dos demais. Entendeu, através de sua dor, que mortes no trânsito (na sua grande maioria) não são frutos de acidentes. Acidentes não podem ser evitados. Mas, colisões provocadas por motoristas bêbados podem, sim! A lei existe no papel, mas não na consciência e no coração da grande maioria dos motoristas. Em consequência, as tragédias continuam ocorrendo numa proporção assustadora. São cinquenta mil mortes por ano. Gente, cinquenta mil mortes!!! Isso sem contar os sequelados que dificilmente voltam à sua vida normal. Eleita deputada federal com 200 mil, 144 votos (a mais votada do Paraná), Christiane Yared tem agora um desafio: Levar a Brasília, ao Congresso Nacional esta discussão. É preciso que o país leve a sério esta questão. O morticínio precisa acabar. Cinquenta mil mortos por ano. Uma verdadeira tragédia nacional. Christiane, no dia de seu aniversário, acredite, você é o melhor presente que nossa sociedade poderia receber. É de seu ânimo que insiste, persiste e sobrevive, que ela, a sociedade, vislumbra uma chance, uma tênue luz ao final do túnel, de reverter este quadro sombrio. É preciso impor a este país a superação desta famigerada sensação de impunidade e em consequência uma drástica diminuição no número das vítimas de motoristas criminosos que tomam a direção de seu veículo depois de se embebedarem. Parabéns, cunhada! Não esqueça que sua vida, assim como sua luta, têm tudo a ver com a nossa, pois vem de você o exemplo do bom combate a uma causa que é de todos. JoYa

1.045 visualizações

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Antes de tudo e de todos, Deus é quem governa nossas vidas

Domingo, 22 de fevereiro de 2015.
Assisti a este vídeo e concordo com este pastor. A mensagem é clara: "Quem está com Deus não tem o que temer". Não será a corrupção dos governantes que influenciará em sua vida. Quem verdadeiramente nos governa não é PT, nem PSDB, muito menos PMDBs da vida. Antes de tudo e de todos, Deus é quem governa nossas vidas. É evidente que há as coisas do mundo e as coisas de Deus, muito mais importantes e profundas. As coisas do mundo são perecíveis, assim como perecível é nosso corpo. Mas as coisas de Deus são eternas, como eterno é nosso espírito que mesmo com a morte do corpo, vivifica. É tudo uma questão de fé, este firme fundamento que faz com que enxerguemos a grandeza de Deus em tudo. A carne é corruptível e infortunado é aquele que põe sua confiança no efêmero poder humano. Percebam que aqueles que mais detiveram poder e fortuna há cem anos não acrescentaram um segundo a mais no tempo de suas vidas pelas prerrogativas que acreditavam irreparáveis e insubstituíveis. Onde é que estão eles hoje? Agora, a grandeza de Deus, os pontuais ensinamentos de Jesus Cristo e dos profetas persistem como firme alimento à nos oferecer energia suficiente para a eternidade. Quem está sintonizado com a grandeza do Criador de todas as coisas não tem o que temer, pois embora nossa visão carnal nos ofereça apenas aquilo que nossos olhos enxergam, a fé nos conduzirá vitoriosos além. Muito mais além, pois Deus é quem verdadeiramente governa nossas vidas! JoYa

Solidão trágica

Domingo, 22 de fevereiro de 2015.
A pior solidão é a presencial, isto é, quando se sente sozinho mesmo tendo pessoas por perto. Vive-se em um mundo onde tudo ocorre com muita rapidez. Um mundo onde a tecnologia faz com que os acontecimentos sejam conhecidos e compartilhados a todo instante. Só cuidado para não se tornar refém desta armadilha. Hoje olha-se mais para a telinha de um celular do que para as faces das pessoas. Por incrível que pareça, até as do convívio íntimo. Não permita que isso ocorra em sua vida. Não faça e não deixe que os outros façam com você. Não é possível sentir-se só em meio a tantos da família. É o fim! Reaja, pois a vida é muito importante e precisa ser compartilhada com amor e principalmente atenção! JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More