Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 20 de julho de 2013

O valor da ação

Sábado, 20 de julho de 2013.
“O som se esvai, mas o que se constrói em bases sólidas e permanentes, fica!” JYF
O inferno está repleto de bons falantes. Aqueles sedutores de voz aveludada e retórica irrepreensível. O dom de convencer pela fala mansa, porém eloquente, já fomentou impérios na história da humanidade. Hoje li uma ressalva do educador e sociólogo Paulo Freire que vale pontuar neste breve espaço que a web nos torna possível compartilhar. Preste sempre bastante atenção nessa gente de fala bonita, ou mesmo os de escrita sedutora e convincente. Observem suas ações. Essas sempre precisam corroborar com as idéias manifestadas e os princípios defendidos com classe e pose. Penso que a ação é para a fala assim como o cimento é para a massa que une e sustenta os tijolos de uma construção. O jornalista, cientista e diplomata estadunidense Benjamin Franklin em poucas palavras definiu de forma brilhante a importância que devemos dar àqueles que agem, pois bem ou mal deles dependerá a continuidade da evolução humana: "Se você não quer ser esquecido quando morrer escreva coisas que valha a pena ler, mas não esqueça também de fazer coisas que valha a pena escrever". Aquilo que fazemos é o que conta, muito mais do que aquilo que professamos em altos brados. O som se esvai, mas o que se constrói em bases sólidas e permanentes, fica.

Nunca calar diante da injustiça

Sábado, 20 de julho de 2013.
Um dos melhores conteúdos lidos por mim no Facebook. Faço aqui um apelo às pessoas, aos amigos, enfim para que leiam e compartilhem essa pontual mensagem que nos alerta sobre o perigo da passividade diante de um ato injusto. A omissão neste caso, nos tornará reféns dos déspotas que nos impingem sofrimento e escravidão, muitas vezes por culpa absolutamente nossa.

Primeiro dia de aula, o professor de 'Introdução ao Direito' entrou na sala e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Qual é o seu nome?
- Chamo-me Nelson, Senhor.
- Saia de minha aula
 e não volte nunca mais! - gritou o desagradável professor.
Nelson estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.
Todos estavam assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
- Agora sim! - vamos começar .
- Para que servem as leis? Perguntou o professor - Seguiam assustados ainda os alunos, porém pouco a pouco começaram a responder à sua pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! É isso, para que haja justiça.
E agora, para que serve a justiça?
Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor .
- Para diferençar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal porém respondam a esta pergunta:
"Agi corretamente ao expulsar Nelson da sala de aula?"
Todos ficaram calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não! - responderam todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais!

Vá buscar o Nelson - Disse. Afinal, ele é o professor, eu sou aluno de outro período.

Aprenda: Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.


@Gostou? CompartilhE!
Veja mais ¸.◦*´`✿ Renata Nunes

Explicação aos amigos

Sábado, 20 de julho de 2013.
O enfeite é bonito, mas em lugar impróprio já que vai ser cortado em pedaços
Por gostar muito de cachorros sofro diariamente com o que vejo, ao andar pelas ruas de Curitiba, principalmente as dos bairros. São muitos cães abandonados à própria sorte e outros tantos, presos e mal tratados nas residências. Uma situação chocante. Por conviver diariamente com esse stress fiz uma analogia com a imagem de um cãozinho esculpida em confeitos num bolo de aniversário de criança. Imaginando uma faca cortando o bolo sobreveio a tristeza de lembrar das agressões reais feitas diariamente na população canina. Bolo é bolo, sei, mas a imagem do cão foi impactante para essa comparação. Daí achar, pessoalmente, ter sido um belo trabalho de escultura, mas em um lugar impróprio, já que a mesma vai ser cortada em pedaços. Desculpem àqueles que não tiveram esse mesmo sentimento. Respeito a opinião de todos, mas não deixei de expressar o que senti, talvez de forma até exagerada. A manifestação de amor é assim mesmo. Sem explicações.

Santa Catarina de luto: morre esposa do vice-governador Eduardo Pinho Moreira

Sábado, 20 de julho de 2013.
Ivane Fretta Moreira morre aos 60 anos devido  
a complicações após cirurgia estética
 (Foto: Jeferson Baldo/Divulgação)
Ivane Fretta Moreira, esposa do vice-governador de Santa Catarina e presidente estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Eduardo Pinho Moreira, morreu aos 60 anos nesta sexta-feira (19) em decorrência de complicações enquanto se submetia a uma cirurgia de lipoaspiração. Ivane Fretta Moreira teria sofrido uma embolia pulmonar durante o procedimento cirúrgico, numa clínica localizada no centro de Florianópolis. O caso ocorreu por volta das 18h. Seu corpo é velado neste momento no hall do Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. Logo mais às 14h30 será levado ao Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Ivane deixa quatro filhos e dois netos. O PMDB reiterou a participação de Ivane na vida política do marido enquanto ele foi governador e de ações sociais por Santa Catarina. Ela também participou do movimento do PMDB Mulher. O partido cancelou todas as atividades previstas para a próxima semana e o governador  Raimundo Colombo, decretou já na a sexta (19), luto oficial de três dias no estado. (PMDB/SC)

Estão dispensados

Sábado, 20 de julho de 2013.
Quinta-feira (25) farei uma palestra sobre a importância da prática dos conceitos de gestão de pessoas no ambiente educacional, no vizinho município da Lapa. Fiquem tranquilos que não seguirei o exemplo do palestrante do conto que recebi de um amigo aqui no Face. leiam:
Colaboração do amigo Ricardo Victor Santos
que com certeza deve conhecer o Queen
"Um cidadão passava de viagem por uma cidade, saiu do hotel a dar uma volta pelo centro. Deparou com uma faixa propagandística à frente de um auditório, onde estava para começar uma palestra de muito sucesso sobre manter-se jovem a vida inteira. Como o sujeito não tinha muito o que fazer, resolveu participar, e entrou no auditório. O auditório era grande, e estava quase lotado. Mais cinco minutos e lotou totalmente, e já tinha gente escapando pelo "ladrão". Nisso, chega o palestrante, um cara de 40 bem jovial, dizendo vibrantemente: booa nooite! Percebo que hoje estamos muiiito lotados, e isso é muiiito bom, só que precisamos estar confortáveis. Para resolver isso, digo que há pessoas aqui que realmente precisam, mas outras que não precisam desta palestra. Pergunto a vocês: Quem aí gosta do Queen? Uns tantos levantaram a mão. O palestrante: Esses podem ir embora porque não precisam do curso. Aí, uns outros disseram: mas nós não sabemos quem ou o que é o Queen! O caso de vocês é muito grave, vocês precisam de um psiquiatra. Podem ir embora também. Os outros, fiquem!" 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Permissão negada

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.
A capacidade da escolha é nata dos racionais. Aprendemos desde a tenra idade que o desconhecimento do erro, não nos isenta de suas consequências. Sem a menor dúvida há situações em que não se pode fazer nada, mesmo conhecendo aonde o caminho nos levará. A velhice, por exemplo. Podemos até postergar suas consequências, mas jamais evitá-la. Porém, há situações em que nossa intervenção é fundamental para se mudar ou inverter o resultado. O abatimento espiritual, por exemplo. O senso de sua eternidade não nos dá o direito, por fé aquebrantada, de manchá-la em nossa existência terrena. Pense nisso e reaja a qualquer sintoma de depressão. Busque ajuda imediata. Grite por socorro, esperneie, chore, mas reaja. Negue permissão a qualquer intruso que pretenda abater seu espírito, pois o dom da vida e o direito à felicidade ninguém, nem você mesmo(a) pode impedir ou macular.

Mensagem simples e direta

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.
Se algum dia você topar com uma pessoa tola, arrogante, cínica, desequilibrada, mal educada, não se esqueça desse conselho. Será de fundamental importância para sua paz de espírito.

Amar como desejamos ser amados

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.
“O investimento no ser humano é fundamental para reverter as sequelas
originadas pela falta do amor em sua vida, desde a origem” JYF
Vivemos em uma sociedade de egoístas e egocêntricos. Cada qual vivendo segundo seus interesses imediatos, custe o que custar, doa a quem doer. Uma constatação pesada, embora não concorde totalmente. Há muita gente boa neste mundo. Um contraponto àquelas embrutecidas espiritualmente, vítimas da inadequação familiar e do desequilíbrio fomentado pela injustiça social. Mas, o investimento no ser humano é fundamental para reverter sempre e sempre as sequelas originadas pela falta de amor, desde a sua origem. As regras são simples e os procedimentos factíveis. O que se precisa em primeiro lugar é a motivação para se buscar a luz. É entender que sem o amor em nosso proceder diário não construiremos nada de sólido que, enfim justifique nossa existência. Ficamos chocados com a violência. Não entendemos como pessoas, jovens ou não, chegam a cometer tantas atrocidades. O incrível e chocante é que os criminosos de hoje já foram inocentes crianças. O que é que lhes aconteceu para torná-las nesses verdadeiros monstros que os noticiários estampam todos os dias para nos chocar e ao mesmo tempo alertar. É preciso que cuidemos dos nossos enquanto há tempo. Faz-se necessário que adotemos nossas crianças, antes que o mal as adote. E ele está na espreita, podem acreditar. No menor descuido o ataque acontece, infelizmente quase sempre certeiro. Por isso, meus amigos, guardem esses conselhos. Serão essencialmente importantes às pessoas que direta ou indiretamente têm a ver com as suas paz e segurança: Temos que plantar, regar e amar, pois "se não plantar, não nasce; se não regar, não cresce e se não amar, morre. Assim são as plantas e assim são também as pessoas".

Frente fria, prenúncio de queda brusca de temperatura para todo o sul

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.
Estou acompanhando atentamente as previsões de frio para a semana que vem e compartilho com os amigos a informação que chega da serra catarinense. Leiam, vale a pena estar informado para não ser pego de surpresa. O prenúncio do frio ocorre neste momento em Curitiba. Já fomos atingidos pela frente fria, isto é mudança climática acompanhada com chuva e breve declínio de temperatura. Após, a temida massa de ar frio, conforme a foto mostra. O tempo se estabiliza, porém com queda acentuada da temperatura. As previsões indicam menos de zero grau em praticamente todas as regiões altas do sul para o início da semana que vem. Em Curitiba, por incrível que pareça a previsão é também de neve se o frio vier acompanhado com chuva....É uma possibilidade remota. A última vez que nevou por aqui foi no dia 17 de julho de 1975. A região é propícia a geada, mas não a neve, um fenômeno raro por essas bandas, mas, não impossível. A verdade é que o frio vem e será de rachar. Preparem o chimarrão, tchê!!!

* Dados do Climaterra - Sexta feira/19.07.2013

Os modelos continuam sinalizando violenta a extrema onda de frio em SC (histórica), especialmente na semana que vai entrar, chance de neve Na segunda, terça e quarta no topo da serra, ocasional e isolada, na segunda pode ter neve isolada, mais de manhã, do extremo-oeste ao planalto sul, menor chance planalto norte. Geada negra no domingo e segunda em boa parte de SC. Risco de quebra de recorde de frio para julho em diversas estações de SC. Potencial para mínimas entre -9/-13°C no topo da serra e entre -5/1°C no litoral nos dias mais frios. (Jornal Vitrine Lageana)

Tese evasiva

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.
Se você fez 59 anos e sofreu reajuste acima de setenta por
cento em suas mensalidades deve procurar seus direitos
Quando o assunto é reajuste por faixa etária, os planos de saúde estão tentando ludibriar clientes com uma tese furada e inconsequente e por isso, perdem todas na Justiça. Para tentar acabar com os processos, os planos de saúde colocam uma cláusula, segundo a qual o reajuste ocorreria na mudança da faixa etária de 58 para 59 anos e não a partir do 60 anos, quando o cliente fica sob a proteção do Estatuto do Idoso. Há reajustes acima de cem por cento. O advogado Filipe Veiga de Paula diz que constatou em uma pesquisa que os tribunais estão derrubando essa manobra evasiva por entender que se trata de uma tentativa de enganar o sistema. Se você fez 59 anos e sofreu reajuste acima de setenta por cento em suas mensalidades procure seus direitos. Repito: A Justiça tem considerado abusivo o aumento em mais de setenta por cento, quando ocorre a mudança de idade
* Opinião pessoal: A tese dos planos de saúde é fraca pois o cidadão começa a fazer sessenta no primeiro dia dos cinquenta e nove. A retroatividade é, portanto naturalmente estendida.

Ter o que fazer

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.

"Hoje me perguntaram se não tinha mais o que fazer? Respondi que tinha. Entre elas responder a quem, por não ter o que fazer fica se incomodando com aqueles que têm". JYF

O valor do perdão

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.
Não basta pedir perdão pelos erros de ontem.
Necessário se faz acertar os passos de hoje
Não somos infalíveis. Certamente em algum momento de nossa vida precisaremos rever conceitos e atitudes e será exatamente nessa hora que necessitaremos da compreensão daqueles que porventura possamos ter de alguma forma magoado, ofendido. Nunca se esqueça disso na hora em que for chamado a abrir seu coração para a necessária e justa prática do perdão. Amiga do Facebook lembra Francis Bacon sobre o ato de perdoar: “Aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte por onde irá passar". Na oração do Pai Nosso também nos é lembrada a importância do perdão: "Pai, perdoa as nossas ofensas, assim como devemos perdoar a quem nos ofende". Como se espera merecer o perdão de alguém, se não temos a mesma capacidade de perdoar? Finalizo com a lembrança de um ensinamento antigo, de autoria desconhecida, mas sempre pontual: "Não basta pedir perdão pelos erros de ontem, mas, fundamentalmente é preciso acertar os passos hoje".

Vem frio de rachar por aí

Sexta-feira, 19 de julho de 2013.
Compartilhei essa informação preocupante do blog da METSUL METEOROLOGIA, do RS. O frio se aproxima e ocorrerá entre nós paranaenses e catarinenses já a partir de segunda-feira, com possibilidade inclusive de ocorrência de neve na terça e fortes geadas. Aconselha-se proteger as plantações no que puder e reservar alimentos calóricos, aquecedores e agasalhos. Vem frio por aí, gente!


Principal empresa privada de Meteorologia do Sul do Brasil especializada em consultoria climática com atuação nos setores de mídia, agronegócio, indústria, comércio, seguros e outras áreas de prestação de serviço.
página: 18.171 curtiram isso

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Troca emblemática

Quinta-feira, 18 de julho de 2013.
"São os primeiros passos do Pastor, mas emblemáticos para a conversão a
que os verdadeiros católicos almejavam na primeira das igrejas cristãs" JYF
O Papa Francisco, novo líder da Igreja Católica tem dado o exemplo que se espera de um representante de Pedro na Terra. Não aceitou o suntuoso quarto nas dependências do Vaticano, reservado aos Pontífices, preferindo um com acomodações mais simples. A foto colocada ao lado impactou o mundo religioso. O testemunho, para muitos, vale para dar credibilidade àquilo que professa. Observem que ele não usa o sapato Papal de cor vermelha. Disse que preferia usar o seu tradicional preto, para não esquecer sua origem. Reparem também o trono. Solicitou que trocasse o de ouro por um de madeira no atendimento ao exemplo de simplicidade que um servo de Deus deve assumir perante os fiéis, afinal, lembra, Cristo nasceu em uma manjedoura. O tapete vermelho foi também retirado a pedido de Sua Santidade. Segundo ele, a fama e os aplausos devem ser evitados por um servo, assim como a lisonja. São por atitudes pontuais como essas que a Igreja Católica começa a resgatar através de seu líder uma credibilidade comprometida por recentes escândalos sexuais e econômicos, de parte de alguns de seus integrantes. Da alta cúpula até sacerdotes de Igrejas em lugares dos mais longínquos recantos do planeta. São os primeiros passos do Pastor, mas emblemáticos para a conversão a que os verdadeiros católicos almejavam na primeira das igrejas cristãs. Salve Francisco, que Deus Pai Misericordioso esteja sempre contigo!

A neve em Curitiba

Quinta-feira, 18 de julho de 2013.
17 julho de 1975, dia em que nevou em Curitiba
17 julho 1975. Lembro bem desse dia. Faltava pouco para iniciar o Jornal da Manhã da Rádio Clube Paranaense, 06:45 da manhã. Eu, estava ainda na rua Cruz Machado, próximo ao Edifício Dom Manoel da Silveira Deuboux, na Dr. Muricy, onde ficavam os estúdios da B2. Fazia um frio intenso, abaixo de zero, quando começou a chover. Uma chuva estranha, em forma de flocos de neve. Custei a acreditar que era neve mesmo. Quando percebi corri até os estúdios e minutos antes de começar o Jornal dava, em primeira mão a notícia de que nevava em Curitiba. Logo em seguida chegou o Paulo Furiatti, colega de apresentação do Jornal, também entusiasmado com o que acontecia. Infelizmente não pudemos curtir a neve caindo, pois assumimos o Jornal que ia até às oito, período em que nevou na cidade. Após o encerramento saimos para ver a bela paisagem que a neve deixou em vários locais em Curitiba. Lembro bem que o primeiro destino nosso foi a Praça Tiradentes, depois a Santos Andrade. Aproveitamos para brincar um pouco com a neve, tentando fazer alguma escultura, tipo o famoso boneco com nariz de cenoura, enfim coisas de marinheiro de primeira e única viagem. Eu tinha 21 anos e o Furiatti, 22, mas brincamos que nem duas crianças. O mesmo era seguido por todos os curitibanos que tiveram o privilégio de viver aquele dia aqui na capital. Bons tempos!

Cruzado de direita

Quinta-feira, 18 de julho de 2013
Letícia Mello é filha do ministro do STF, Marco Aurélio Mello
e Marianna Fux, do ministro Luiz Fux  
(Fotos: Pedro Ladeira
e Isaac Markman/FolhaPress)
É desse jeito: "As advogadas Letícia Mello, 37 anos, filha do ministro do STF, Marco Aurélio Mello e Marianna Fux, 32 anos, filha do ministro Luiz Fux (ambas sem pós graduação) foram indicadas para desembargadoras. A indicação será confirmada por colegas dos pais. Marianna é indicada para o TJ do Rio com salário de R$ 25,3 mil, carro oficial e equipe de assessores e Letícia para o TRF (Tribunal Regional Federal), também do Rio. Segundo a reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", os pais, os outros ministros e o governador do Rio disseram que as duas são excelentes advogadas." Então, tá!

Ser feliz, quem não quer

Quinta-feira, 18 de julho de 2013.
"Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". O religioso, filósofo, advogado e escritor indiano Mahatma Gandhi quis dizer que ser feliz não é uma busca, nem um achado e sim uma conquista inerente àqueles que verdadeiramente agem focados no "sentir". A felicidade não é "algo" para ser encontrado. É um sentimento para ser compartilhado. Não há felicidade verdadeira em uma postura egoísta, focada na posse de algo ou de alguém. Não se pode confundir uma satisfação, que tende a ser passageira com o sentimento de felicidade que emerge de uma postura comportamental amplamente espiritual. O maior exemplo do que estou tentando explicar está na satisfação passageira que os bens materiais nos proporcionam. O que hoje nos satisfaz, amanhã será esquecido ou trocado por outra motivação. A felicidade é um sentimento só possível com o nascimento e permanência da paz em nosso ser. Essa paz só é completa com o desapego e a entrega. A natureza humana trabalha contra, mas o desafio se apresenta a todos. Quem deseja "ser" feliz (não confundir com estar feliz) deve entender que é preciso fazer por onde e seguir o caminho que este precioso sentimento nos leva. (JYF)

Tempo bom hoje e vira a partir de amanhã

Quinta-feira, 18 de julho de 2013.
Lavar roupa com chuva, ninguém merece
Recebi um recado para alertar a quem costuma lavar roupas somente no final de semana: aproveite o dia hoje para lavá-las, pois ainda terá o sol como aliado para secá-las antes do anoitecer. Amanhã, o tempo dará uma virada e o astro rei ficará escondido por alguns dias. Em consequência a umidade do ar inviabilizará que as roupas sequem naturalmente. Secar roupa em tempo úmido ninguém merece, principalmente pelo mal cheiro que fica nela.

Previsão do tempo Simepar:
Em Curitiba, a umidade é inimiga 
dos alérgicos
"Hoje, quinta-feira uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul ao longo do dia. A aproximação deste sistema aumenta a nebulosidade sobre o Paraná. Entre a tarde e a noite a instabilidade aumenta no oeste e sudoeste  do Estado, com chuvas isoladas. A massa de ar frio perde força e as temperaturas ganham elevação, no norte e noroeste faz calor à tarde. Este sistema frontal atua com mais intensidade nas regiões paranaenses na sexta-feira."
* Ainda segundo o Simepar, o mal tempo persistirá até domingo. com temperatura mínima de 10 e máxima de 18 graus. Já na segunda-feira o tempo melhora, mas com muito frio. A previsão é de que a temperatura desça a quatro graus.

A verdadeira Igreja

Quinta-feira, 18 de julho de 2013.
O "ser missionário" é uma missão de valor que poucos têm a coragem de assumir. O viver para os outros e ser portador das "boas novas" não é tarefa para hipócritas que preferem a tranquilidade do interior de um templo, mas quando saem dele esquecem daquilo que ouviram e da missão que lhes foi dada pelo conhecimento da Palavra. O Papa está certo: a verdadeira Igreja é formada por servos missionários da Palavra de Deus em sua essência. Isso é valor!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A pureza do silêncio

Quarta-feira, 17 de julho de 2013,
"Respeite a pureza do silêncio e busque nela a energia de
 que necessita para dar valor àquilo que pensa e faz"
JYF
A obra literária "Café com eficiência", de Chuck Martin (tradução de Cintia Braga), nos oferece um precioso conteúdo voltado principalmente às pessoas que, equivocadamente, sacrificam a maior parte de seu tempo focadas nas obrigações e mal têm tempo para a sua vida pessoal, seja entre família ou amigos. Manter o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal sem deixar de ser eficiente naquilo que faz é um desafio à essas pessoas. Você por acaso se insere neste contexto? Essencial se torna a busca do equilíbrio para que nos sintamos verdadeiramente felizes. Parar é muitas vezes fundamental para entender o mundo à nossa volta. E não só parar, mas silenciar antes de falar qualquer coisa que comprometa o que verdadeiramente sentimos ou professamos. Essa postura nos levará a uma visão holística que facilitará pontualmente nossa mudança para melhor. Respeite a pureza do silêncio e busque nela a energia de que necessita para dar valor àquilo que pensa e faz.

Honesto 99%?

Quarta-feira, 17 de julho de 2013,
"Honestidade não é qualidade, mas sim valor. Não existe
 gente meio honesta. Ou se é, ou não se é!"
JYF
Concordo quando me lembram que honestidade não é uma qualidade e sim um valor. Para entender é simples: o respeito àquilo que não nos pertence deve ser sempre o mesmo que desejamos a que os outros sintam pelo que é nosso. Não se busca aquilo que deve ser imanente, isto é, da nossa essência. E mais: Não devemos enaltecer aquilo que é, por natureza, uma obrigação. Ser honesto não é portanto, uma qualidade e sim um valor. Não existe meio honesto. Ou se é, ou não se é. Infeliz é aquela frase que costumamos ouvir: - "Nossa, fulano se vendeu por tão pouco!" No muito, ou no pouco, repito não existe honesto 99 por cento. Ou é 100 por cento, ou nunca foi!

Velório e sepultamento do Cel. Anselmo

Quarta-feira, 17 de julho de 2013
Cel. Anselmo ao lado da esposa e filho
O corpo do Cel. Anselmo José de Oliveira será velado na capela da Associação da Vila Militar, AVM, Rua Santo Antônio 430, a partir das 16 horas. O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira, 18, às 10 horas, no cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Portão. 
Cel. Anselmo recebeu a homenagem dos comandados junto com o filho
A morte de Anselmo deixa um vazio difícil de preencher. Era uma pessoa única. A gentileza, postura dos nobres de espírito era sua marca. Deixou-nos um exemplo a ser seguido. A saudade que por certo deixará em todos que o conheciam será irreparável. Felizes daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar de sua nobre companhia. Não há neste mundo de Deus alguém que o tenha conhecido que pense o contrário. Hoje certamente, Anselmo descansa no Senhor. JYF

Morre Cel. Anselmo José de Oliveira, ex-comandante geral da Polícia Militar do Paraná

Quarta-feira, 17 de julho de 2013.
Ex-comandante geral da Polícia Militar do Paranaá,
Cel. Anselmo José de Oliveira morre aos 46 anos
Cel. Anselmo José de Oliveira, 46 anos. Jovem, muito jovem. Que perda. Conheci-o profissionalmente. Eu era âncora, produtor e apresentador do programa Pra Seu Governo, na TV Paraná Educativa (hoje E-Paraná). Divulgava as ações do governo Requião levando até os estúdios agentes públicos para informar, sempre em primeira mão, as ações de suas pastas. Anselmo era Chefe da Casa Militar, responsável pela segurança do governador, envolvido também diretamente com o projeto da Polícia Comunitária , do qual era especialista (Bombeiro Comunitário, Polícia Escolar Comunitária, Policiamento Ostensivo Volante - POVO)e da Coordenadoria de Defesa Civil. Mais tarde assumiu o Comando Geral da Polícia Militar do Paraná. As entrevistas eram sempre muito interessantes, pois ele tinha o dom da palavra e da síntese. As respostas eram objetivas e abrangiam um assunto que interessa a todos: segurança. Ao longo dos anos a admiração profissional passou à pessoal. Quem conhecia Anselmo não poderia agir de forma diferente. Uma pessoa educada, de voz mansa, porém firme em suas convicções e na sua defesa. A saúde se fragilizou ainda na função de Comandante Geral de nossa Polícia Militar, obrigando-o a ir para a reserva. Acompanhei preocupado a sua luta contra tumores cerebrais. Ainda no último dia 6, durante a convenção do PMDB de Curitiba, solicitada pelo grupo ligado ao senador Requião, conversei demoradamente com ele. Mal sabia que seria nosso último contato. Naquela oportunidade, há apenas poucos dias, demonstrava estar bem. Recordamos os bons momentos vividos nos oitos anos da gestão de Requião à frente do Estado e nos posicionávamos a favor da luta pelo retorno dele nas eleições do ano que vem. Estava bem e otimista, meu amigo Anselmo. Hoje, recebo ligação que confirmou sua morte. Foi um baque. Anselmo faleceu em casa, um dia após ter visitado repartições públicas e colegas de corporação. Agora, ficarão as lembranças de uma joia de pessoa, uma perda irreparável para todos que o conheciam, em especial para seus familiares a quem ofereço meus sinceros sentimentos. Sabemos que a morte é inexorável a todos, mas há pessoas que se vão cedo demais. E, geralmente as melhores. Anselmo foi uma delas.
Biografia
O coronel Anselmo foi subcomandante do Colégio da Polícia Militar e subcomandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Academia Policial Militar do Guatupê. Em 1997 comandou a Escola de Formação de Oficiais e no ano seguinte foi chefe de operações do Centro de Operações da Polícia Militar de Curitiba e Região Metropolitana. No ano de 2000 o novo comandante da PM do Paraná comandou a 1ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar com sede em São José dos Pinhais. No ano seguinte, atuou como oficial de Planejamento Operacional do referido batalhão, que é responsável pela segurança nos municípios da região metropolitana de Curitiba. A partir de 2003, assumiu a chefia da Casa Militar, onde desempenhava, cumulativamente, as funções de coordenador estadual de Defesa Civil, Patrulha Escolar Comunitária, Programa Bombeiro Comunitário. Anselmo também acumulava a função de coordenador da Comissão Permanente de Defesa Civil do Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Em 2008, ele assumiu como comandante-geral da PM. (PMPR) Em 2009 deixou o comando para tratar de um tumor que se manifestou em seu cérebro, mas continuou prestando serviços ao governo como assessor especial até a saída do governador e amigo, Roberto Requião. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Papo de café

Terça-feira, 16 de julho de 2013.
Quatro homens e uma mulher, católicos, estavam tomando café na Praça de São Pedro, em Roma.
O primeiro homem falou...
- Meu filho é Padre e, quando entra num recinto,  tratam-no de "Padre".
O segundo homem afirmou...
- Meu filho é Bispo e, quando entra num recinto,  tratam-no de "Sua Graça".
O terceiro homem disse...
- Meu filho é Cardeal e, quando entra num recinto, todos inclinam a cabeça e o tratam de "Sua Eminência"
O quarto homem disse orgulhosamente:
“Meu filho é o Papa. Quando entra em um recinto o tratam de “Sua Santidade”.
Como a única mulher estava saboreando o café em silêncio, os quatro homens dirigiram-lhe um sutil...    E então...?
Ela orgulhosamente respondeu...
- Eu tenho uma filha alta e elegante, busto 40, 24 polegadas de cintura, 34 polegadas de quadris.

 - "Quando ela entra num recinto todos exclamam: "Meu Deus !!!"

Quarta gelada

Terça-feira, 16 de julho de 2013.
Curitibano acorda com muito frio nesta quarta-feira
O dia hoje não esfriou como o esperado em Curitiba, mas amanhã a mínima pode chegar a quatro graus, segundo o Simepar. O sol volta a aparecer e a sensação de calor melhora ao longo do dia, mas tanto no amanhecer, quanto no anoitecer, já sem o sol, a sensação térmica exigirá fortes agasalhos. Eis a previsão do Simepar para esta quarta-feira:
"A quarta-feira será mais um dia gelado nas regiões do centro e sul do estado. A massa de ar mais frio e seco continua atuando, por isso o amanhecer terá temperaturas baixas e com elevação gradual ao longo do dia. Condições para uma grande amplitude térmica, diferença entre as temperaturas mínimas e máximas, principalmente no norte paranaense. Nos setores do centro ao sul do estado e na região metropolitana de Curitiba há condições para a formação de geadas de fraca intensidade."

Renuncie à solidão

Terça-feira, 16 de julho de 2013.
"A mente humana é poderosa, pois pode transformar o inferno em 
céu, mas também o céu em inferno. A vida é feita de escolhas e em
cada uma delas, há uma renúncia. Renuncie à solidão, escolha a
direção do céu!"

Li uma vez, não me recordo onde, que a mente humana é poderosa, pois "pode transformar o inferno em céu, mas também o céu em inferno". Daí a importância de continuadamente positivarmos nossos pensamentos. Ainda hoje vi uma reportagem sobre a abrangência da depressão na sociedade moderna. Preocupante, muito preocupante. Há que se investir em bons pensamentos e boas companhias, pois a solidão, neste caso é a pior inimiga. Ler bons livros, optar por boas e divertidas comédias, estar do lado de gente "up", ter animal de estimação e se manter sempre em atividade são conselhos de especialistas para depurar maus pensamentos. Depende muito de cada um. Não se esqueçam: Somos seres sociais! A solidão não faz parte de nossa natureza e, se não tomarmos cuidado nos levará, sim às portas do inferno mental, de difícil retorno. Ah, sim: Quem crê verdadeiramente em Deus e segue as orientações da doutrina de Jesus Cristo está vacinado contra qualquer tipo de mal pensamento que possa levar a sentir-se só e abandonado. Se não conhece, procure conhecer. Está à sua disposição nas páginas do Novo Testamento da Bíblia Sagrada, o livro mais lido do planeta. Eu fiz isso a partir dos quarenta e dois anos e posso garantir que foi um diferencial em minha vida. A vida é feita de escolhas e em cada uma delas, há uma renúncia. Renuncie à solidão! JYF

O cinismo dos surdos

Terça-feira, 16 de julho de 2013.
Tela estampa cena da revolução francesa, no século XVIII
Constatação de minha colega de faculdade, Maria Silvia Taddei sobre a escolha do novo conselheiro do TCPR: "O Estado do Paraná vai de mal a pior, vocês viram quem são os suplentes do Fábio Camargo no TCE? 1º Suplente - Bernardo Ribas Carli, 2º Suplente - Antonio Salles Bellinati.....Instauraram a monarquia no Estado e não nos avisaram?" (Maria Silvia Taddei)

* O povo saiu às ruas em junho. Deu seu recado: CHEGA! Parece que os palácios continuam dando uma falsa sensação de segurança àqueles para quem o recado foi direcionado. Ainda ontem vi policiais (seguem ordens do comando palaciano) dando tiros (balas de borracha) em manifestantes, em Vitória do Espírito Santo, se não me engano. No século XVIII, o rei Luis XVI pensava da mesma forma. Vejam no que deu. A imagem retrata mais ou menos o que vemos hoje nas ruas das principais cidades brasileiras.

Escolha democrática?

Terça-feira, 16 de julho de 2013
Luciano Mewes, candidato, teve seu nome
preterido ao honroso cargo de conselheiro
do TCPR
"Como democrata respeito a decisão dos deputados do Paraná em escolher um colega com processos e com carteira da OAB cassada para fiscalizar uso dos nossos impostos. Se o Ministério Público, guardião da lei, entender que há impedimentos, que tome providências. Da minha parte me somo aos cidadão que irão propor mudanças na Constituição para democratizar essas escolhas". (Luciano Mewes)

Quer ganhar dinheiro?

Terça-feira, 16 de julho de 2013
Ótima sugestão para ganhar dinheiro. Não é pirâmide. Só passo a vocês pelo profundo sentimento de amizade, mesmo que através da web. Amigos verdadeiros só dão bons conselhos. Recebi, me sensibilizei e como não poderia deixar de ser repasso, afinal não sou egoísta. A amizade verdadeira não sabe o que é egoísmo, não é mesmo? Pois então...



segunda-feira, 15 de julho de 2013

Não se sabe quando

Segunda-feira, 15 de julho de 2013
"Somos como andantes em direção a um mesmo destino. 
Embora idênticos na prática, somos desiguais na hora da
chegada, pois não nos foi dado o seu evitado conhecer" JYF

Ética perdida

Segunda-feira, 15 de julho de 2013
"Não há lei eficaz contra a corrupção, pois (infelizmente) a grande
maioria dos eleitos para criá-la é financiada pelos corruptores"
Salomão pediu e Deus concedeu-lhe o privilégio da sabedoria. Em seus pensamentos ele nos aconselha a jamais discutir com um insensato. Dizia que é tarefa árdua, tanto quanto colar os cacos de uma jarra de vidro que se quebra. Agora, elegê-los para ocupar cargo que representa a essência do controle dos atos do executivo é de um cinismo pragmático que chega a revoltar. Parece que o recado das ruas não chegou aos legisladores da terra das araucárias. Chego a infeliz constatação de que "Não há lei eficaz contra a corrupção, pois (infelizmente) a grande maioria dos eleitos para criá-la é financiada pelos corruptores". Argumentar com essa gente também é tarefa tão árdua quanto colar cacos de recipiente de vidro que se quebra. A razão do que seja ética se perde a cada manobra que ocorre, distanciada dos reais interesses dos que neles depositaram sua preciosa confiança.

Motociclista estadunidense morre ao tentar quebrar recorde

Segunda-feira, 15 de julho de 2013
Warner em foto de 2011 quando ultrapassou os 500 km/h com sua Hayabusa
 (Foto: AP Photo/Loring Timing Association)

O piloto estadunidense Bill Warner morreu neste domingo (14), ao tentar quebrar recorde de velocidade com sua motocicleta modificada, com motor turbo e adição de carenagem para efeito aerodinâmico. Warner havia ultrapassado os 459 km/h quando perdeu o controle do veículo na base aérea de Loring, no Maine, EUA, onde ocorria o evento. Mesmo consciente e falando, ele foi levado ao hospital, morrendo 1 hora e 15 minutos depois. O piloto, que tinha 44 anos, havia alcançado a marca de 500 km/h com sua Suzuki Hayabusa em 2011, em trajeto de 2,4 km (foto). A velocidade foi considerada recorde para motos convencionais, informou a Loring Time Association, responsável pela organização. Neste ano, ele tentava chegar a 480 km/h, mas em menor espaço: apenas 1,6 km. Não conseguiu. (G1)

Recados diretos

Segunda-feira, 15 de julho de 2013.
3 - "A luta contra a corrupção deve ser coletiva e organizada.
Nas instituições afetadas, as corregedorias precisam, de 

forma imediata e exemplar punir o profissional que cede" 
1 - "A norma jurídica estabelece coercitivamente a conduta a ser seguida por toda a sociedade. Sua fragilidade se estabelece exatamente por não ser aceita por todos. Então o problema não está na norma e sim nos mecanismos criados para que todos a respeitem e sigam". JYF

2 - "A atitude de lavar as mãos e ficar somente reclamando dos que malversam os recursos do erário é dar carta branca, por omissão, para que continuem com a prática indefinidamente". JYF

Macarronada da Yaiune

Segunda-feira, 15 de julho de 2013.
Aconselha-se comer uma porção só, se não
engorda. A única coisa ruim desse prato. Rss
Todo domingo de churrasco guardamos a sobra de carne assada para a segunda-feira. Compramos 20 tomates rasteiros maduros para o molho. Com 14 deles se faz o o molho puro com alho, sal, cebola e manjericão. Todos sem casca (pomodoro pelati). Dos seis restantes são preparados os gomos que serão acrescentados ao molho na hora de servir. De cada tomate são feitos quatro gomos. Portanto, ficam à disposição 24 gomos para serem servidos junto ao molho já preparado. A pasta que usamos é de Granno Duro. Hoje comprei a da marca Adria, mas a Renata também é muito boa. O verde é uma mistura de rúcula com alface lisa e americana temperada com limão caipira, sal e azeite extra virgem. O parmesão é ralado na hora. 

Semana gelada

Segunda-feira, 15 de julho de 2013.
O Instituto Tecnológico Simepar informa que uma frente fria se aproxima de Curitiba e região metropolitana e a semana deverá ser gelada em todo o estado. Não há, por enquanto, possibilidade da ocorrência de geada no Paraná. Os dias mais frios em Curitiba ocorrerão na quarta e na sexta-feira, com mínimas de 7°C. A previsão indica chuva para a região de Curitiba ainda nesta segunda-feira, o que não aconteceu até a metade do dia. (SIMEPAR)

Reagir é preciso

Segunda-feira, 15 de julho de 2013.
"Se nas instituições há nós que emperram o exercício da isonomia,
 está mais do que na hora de desatá-los. Isso só será possível com
uma reação interna e coletiva" 
JYF
Reagir é preciso, mas de forma organizada e coletiva. A norma jurídica estabelece coercitivamente a conduta a ser seguida por toda a sociedade humana. Sua fragilidade se estabelece exatamente por não ser aceita por todos. Então o problema não está na norma e sim nos mecanismos criados para que todos a respeitem e sigam. A sociedade, interessada em corrigir esta falha sistêmica fica sem saber o que fazer. Penso que os profissionais envolvidos na criação e aplicação da lei sejam os primeiros a se interessar em consagrar o princípio da isonomia em suas obrigações cotidianas. Daí internamente necessário se faz fortalecer a atividade de suas corregedorias. Doa a quem doer. Se o mal se fortalece nas amarras de um nó pervertido, só coletivamente as forças do bem conseguirão desatá-lo. A depuração daqueles que sucumbem à corrupção endêmica é fundamental para que se garanta o equilíbrio da vida social. Caso isso não ocorra, cedo ou tarde a desobediência coletiva se manifesta descontroladamente. Aí viver-se-á o caos que infalivelmente atingirá a todos, sejam culpados ou inocentes. JYF

domingo, 14 de julho de 2013

Grande Neruda

Domingo, 14 de julho de 2013.
O recado é do genial Pablo Neruda, sensível às necessidades humanas. Leiam com a atenção merecida, reflitam e, inseridos no contexto, modifiquem-se. 

O exercício dos inconformados

Domingo, 14 de julho de 2013.
“O exercício da cidadania nos concede o direito à crítica, ao mesmo tempo em
que também nos impõe a obrigação de diretamente participar da permanente
renovação daqueles que decepcionam a confiança depositada pela sociedade”
Podemos entender a cidadania como o conjunto de direitos e obrigações de uma pessoa na sociedade em que vive. Pontuo a representação política como uma das obrigações mais necessárias no delicado momento em que vive a sociedade brasileira. Portanto, a representatividade dos anseios sociais apresenta-se não só como um direito do cidadão, mas também uma obrigação. Não importa o partido, nem a ideologia. O que realmente se torna premente é a justa e honesta representação desses anseios. O que temos testemunhado ao longo dos anos é um distanciamento cada vez maior dessa real representatividade. Parece que ao ser eleito, por melhor intenção que tenha, o cidadão é cooptado por uma rede de interesses dissociada daquela que o elevou à esta condição. A renovação urge, mas para que tal aconteça necessário se faz sair do conforto do sofá e partir para a mobilização partidária, única capaz de ascender ao poder os inconformados com a situação vivida no país. Mas, para ser escolhido é preciso aparecer, assumir a condição de postulante da renovação da atividade política atual. A atitude de lavar as mãos e ficar somente reclamando dos que malversam os recursos do erário é dar carta branca, por omissão, para que continuem com a prática indefinidamente. Repito a todos os que não se conformam com a pratica escandalosa da corrupção na política: O exercício da cidadania nos concede o direito à crítica, ao mesmo tempo em que também nos impõe a obrigação de diretamente participar da permanente renovação daqueles que decepcionam a confiança depositada pela sociedade. JYF

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More