Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 11 de maio de 2013

O círculo virtuoso

Sábado, 11 de maio de 2013.
New York, a capital do turismo internacional. É assim que se faz
É incrível andar pelas ruas que tanto conhecemos nos filmes que assistimos. Os especialistas em turismo nos EUA sabem valorizar a mercadoria que têm para fomentar um rentável negócio. Em cada esquina de New York, uma atração. Precisamos seguir esses bons exemplos e fomentar o nosso turismo interno e externo. Com certeza haveria um saudável aumento na geração de mão de obra em vários setores com a entrada de divisas no país, fazendo girar o circulo virtuoso da economia a nosso favor. Potencial nós possuímos. O que falta, então? Vontade política ou competência em gestão estratégica para o fomento econômico?

O exercício do silêncio

Sábado, 11 de maio de 2013.
"Há hora de falar e hora de calar. O conteúdo
 determinará o momento de cada um"
JYF
Aprendi ao longo da vida que devemos ter o máximo de cuidado com o falar. Evitaríamos inúmeras situações constrangedoras se optássemos pelo silêncio. Há um ditado muito conhecido que diz que "o homem morre pela boca". Ao contrário dos peixes que são fisgados pela boca no ímpeto de abocanhar algo, o homem morre por aquilo que sai dela, não do que entra. Há hora para tudo. Sim, há momento em que precisamos nos manifestar, mas que seja com conteúdo. Do contrário, melhor é ficar calado mesmo. Um filósofo ensinou à humanidade com sabedoria que "se não possuirmos algo melhor que o silêncio, é melhor então que nos mantenhamos calados".

A vida, o presente e a embalagem

Sábado, 11 de maio de 2013.
"Quando nos ocupamos com a embalagem, deixando de lado o
conteúdo de um presente é que algo estranho e preocupante
acontece"
JYF (Foto: Imagem ilustrativa)
Meu amigo Samuel Lopes desde Londrina recomenda: “Viva a vida e especialmente ame a vida. A nossa vida é um presente, um presente imensamente valioso. Podemos compreender isso ou não, mas ela é um presente infinito. Pense na vida como um presente e então tomará mais cuidado com a sua vida.”
Complementei:
“Se entendermos a vida como um presente lamenta-se então que tantas pessoas se ocupem apenas em admirar a embalagem."

Estranho, não?

Frio dá folga

Sábado, 11 de maio de 2013.
Tempo permanece seco com temperatura agradável em Curitiba
A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que o calor predomine em Curitiba e região metropolitana já a partir deste domingo e na semana que vem. Deveremos ter mínimas de 12°C e máximas de 27°C. O veranico, comum no outono, dará o tom na semana que começa amanhã, com a comemoração do Dia das Mães, que será de sol. A tendência é que a temperatura aumente gradativamente até quarta-feira (15), quando a mínima será de 14°C e a máxima de 27°C. Depois de quarta, ainda não é possível prever, mas a tendência é que as boas temperaturas predominem com tempo seco, já que não há previsão de chuva.

Mãe é mãe

Sábado, 11 de maio de 2013.
Dona Lia e seus seis filhos, motivo maior para se comemorar a vida
A relação intra-uterina nos marca para sempre. Ao nascer para este mundo, os primeiros cuidados, vitais atenções que nos servem como um legado forjado na intensidade de um sentimento único. Nada há que supere o amor de mãe. Nós pais somos um sentimento agregado, se comparado ao das mães, afinal os filhos são concebidos e desenvolvem-se a partir delas. Daí, na véspera de mais um dia em que essas maravilhosas mulheres são homenageadas, o reconhecimento fiel de valor que expresso nesta simples afirmação, mas que diz tudo: Mãe é mãe!

A sacanagem do leite

Sábado, 11 de maio de 2013.
A sociedade atônita recebe a notícia e exige severa punição aos culpados. Não é possível que brinquem assim com a fé pública. Marcas conhecidas e prestigiadas pela população estão envolvidas naquilo que considero uma "sacanagem" com as pessoas. O leite é alimento. Embora preferir o leite de saquinho, pelos seus lactobacilos, o de caixinha, o conhecido UHT, é muito usado pela população devido ao bom preço e ao fato de durar mais do que o outro. Misturar ureia com formol visando lucro é um crime e como criminosos devem ser tratados com o rigor da lei. E tem mais marcas envolvidas. Leiam a última informação à respeito que recebi do RS:
Análises de duas amostras de leite apreendido 
apontaram presença de formol 
(Foto: Marjuliê Martini / MP-RS / Divulgação)
Mais três marcas de leite são vetadas por adulteração
Após a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul cobrar explicações das produtoras de leite Italac, Mumu, Líder e Latvida quanto à adulteração por formol de alguns lotes da bebida, outras três marcas foram proibidas de serem comercializadas. Goolac, Hollmann e Só Milk, fabricadas pela VRS Indústria de Laticínios – a mesma da Latvida –, também foram vetadas, conforme noticiou nesta sexta-feira (10) a Agência Brasil. A suspensão é uma medida preventiva, acionada após investigações apontarem que, durante o transporte, as empresas acrescentavam água e uma substância semelhante ao formol nos lotes. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-RS), as empresas autuadas transportaram cerca de 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Estima-se que tenham sido adicionados ao menos 1 milhão de quilos de ureia contendo formol. O objetivo das produtoras era aumentar o volume do leite transportado e os ganhos sobre o preço do leite cru. A "Operação Leite Compensado" foi deflagrada na última quarta-feira (8) pelo MP-RS. (Agência Brasil)


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Momentos díspares

Sexta-feira, 10 de maio de 2013.
"Vivo em dois momentos. Em um deles me sinto fragilizada e preciso 
de sua ajuda.  Em outro, bandida. Neste é bom que procures ajuda"
Ouvi essa hoje: "Vivo em dois momentos. Em um deles me sinto fragilizada e preciso de sua ajuda. Em outro, bandida. Neste é bom que procures ajuda". Gosto do jogo das palavras e esta frase me chamou a atenção pela forma como retrata a realidade de inúmeras mulheres. Embora não me insira no contexto, há muitos homens nesse mundo que precisavam desse enquadramento. Vocês não acham?

Priorize o respeito

Sexta-feira, 10 de maio de 2013.
"Priorize a solidez do respeito, postura que enobrece o caráter" JYF
O respeito é a base que impõe solidez aos relacionamentos humanos. Na falta dele perdemos o sentido da razão que nos leva a acreditar nas convicções dos valores que forjamos. Temos uma vida para aprender como nos relacionar com nosso próximo, mas isso só será possível se a base for o respeito, enfatizo. Ele sempre há de nos elevar, porém na sua falta, árdua será a tarefa de levantar-se após a inevitável queda. Priorize o respeito, a solidez que enobrece o caráter. JYF

Presidente Dilma convidada para a Festa Nacional do Pinhão

Sexta-feira, 10 de maio de 2013.
Foi a primeira vez que rainha e princesas de festas temáticas tiveram acesso
ao gabinete da presidência da República (Foto Palácio do Planalto)
Uma comitiva de lageanos sob o comando do prefeito Elizeu Mattos foi a Brasilia convidar a presidente Dilma e o vice-presidente Michel Temer para participar da 25ª Festa Nacional do Pinhão, que começa no próximo dia 24, em Lages, Santa Catarina. Também estiveram presentes ao encontro o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Toni Duarte, a rainha Caroline Costa e as princesas Flavia Burigo e Kamila Ghiorzi. Dilma disse que se não puder ir mandará um representante. Os representantes da tradicional festa da serra catarinense estiveram no Palácio da Alvorada, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (9). A catarinense Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República foi quem recepcionou a comitiva lageana na capital federal.

Para quem gosta de frases

Sexta-feira, 10 de maio de 2013.
A primeira lembro que ouvi no filme Casamento Grego. A segunda é de Sócrates. As outras são de autores desconhecidos.
1 - Se o homem é o cabeça, a mulher é o pescoço que gira a primeira para onde quiser.

2 - O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.


3 - É proibido continuar a fazer as mesmas coisas a quem tem desejo de mudar.

4 - Se você deseja organizar melhor sua vida, comece então pelo seu próprio quarto.

Consequências da sensação de impunidade



Sexta-feira, 10 de maio de 2013.

Um tapa na cara de quem contribui com a impunidade. É tudo farinha de um mesmo saco que cheira mal de tão podre. Canalhas revestidos de autoridade. Hipócritas em uma sociedade refém de uma casta que se acha acima de tudo e de todos. E o resultado está aí.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Atlético arrasa América de Natal e já está na terceira fase da Copa do Brasil

Quinta-feira, 08 de maio de 2013.
Atlético marcava já no primeiro minuto de jogo. A goleada se desenhava
 (Foto Globoesporte.com)
A estratégia de preparar o time especialmente para a Copa do Brasil tem dado resultado para o Atlético Paranaense. Com o sub 23 disputando as finais da competição estadual com o Coritiba, o time considerado principal tem foco somente na disputa nacional. Agora à noite, na inauguração do Estádio Barretão, o Atlético-PR venceu o América-RN por 6 a 2 e garantiu uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Ederson, duas vezes, Felipe, Cleberson, Manoel e Douglas Coutinho anotaram os gols rubro-negros. Itamar e Daniel descontaram para o time potiguar. Agora, o rubro-negro paranaense aguarda o vencedor do confronto entre Paysandu e Naviraiense. Os paraenses venceram o primeiro jogo por 1 a 0. Eles fazem o jogo de volta na próxima quarta-feira, no Estádio da Curuzu.

A mão estendida

Quinta-feira, 09 de maio de 2013.
“Só evolui de verdade seu conhecimento aquele que estender sempre uma
de suas mãos em proveito próprio e reservar a outra em benefício do seu
semelhante” (JYF)
A mão é importante parte de nosso corpo para que executemos as mais diversas funções em nossa vida. O conhecimento nos dá o entendimento e a capacidade de executar essas funções. É importante que lembremos de que no final de nosso braço, sempre haverá esta mão para executar o que o cérebro comandar. Com o passar dos anos, já na idade que nos possibilita evoluir do conhecimento à sabedoria haveremos de nos importar de uma forma pontual com as duas mãos. Uma para atender a nossa necessidade e a outra, a dos outros. Só evolui de verdade seu conhecimento existencial aquele que estender uma de suas mãos em proveito próprio, ao mesmo tempo em que reserva a outra em benefício do seu semelhante. 

Quanta água devemos beber por dia?

Quinta-feira, 09 de maio de 2013.
Beber água sempre que possível é um hábito saudável
A água é fundamental para a vida humana. Desde crianças somos ensinados a beber água potável todos os dias. Já ouvi falar que no mínimo dois litros de água devem ser ingeridos por dia. Também já ouvi que beber água demais faz mal. Que não devemos beber água só quando a sede se manifesta, etc.  Fiz uma rápida pesquisa e coloco duas opiniões a respeito. O que percebi é que devemos beber água sempre que possível, mas não em excesso e muito menos só ao sentir sede. Tenho por costume beber um copo de água em jejum. Outro às dez da manhã e meia hora antes das refeições. Se o almoço for entre 12 e 13 horas, tomo outro copo as duas, quatro e seis da tarde (14, 16 e 18 horas). À noite, meia hora antes do jantar e duas horas após.  Não alie sede com necessidade de ingerir água. A seguir o conteúdo de especialistas que encontrei na web:



De Patrícya Travassos (site GNT)

A água mantém corpo em equilíbrio, segundo especialista
De acordo com o médico Alexandre de Souza, em seu livro “Anti-aging, beleza e juventude em qualquer idade”, a quantidade de água necessária depende de diversos fatores. Como regra geral, o corpo de um adulto necessita aproximadamente de quatro litros de água por dia, mas é importante compreender que a maioria dos alimentos que ingerimos já contém bastante água. Para determinar a quantidade ideal de água é preciso levar em consideração a composição do corpo, peso, altura, tipo de atividades desenvolvidas, idade e vários outros fatores, que não dependem do corpo, como a época do ano e até a região em que se mora. Também é muito importante entender que alguns problemas médicos, como doenças cardíacas e renais, podem ser agravados pelo excesso de água. Portanto, é muito importante ajustar a quantidade. Quando o corpo recebe água suficiente para funcionar direito os benefícios são percebidos imediatamente. Os fluidos ficam balanceados e você alcança o ponto em que todas as funções operam em perfeita ordem. Você também eliminará dejetos ou toxinas antes que elas sejam depositadas em seus órgãos vitais. Diversos estudos mostram muitos benefícios relacionando o consumo de água e com a saúde, como melhora dor de cabeça, constipação, fadiga, fraqueza, irritabilidade, entre outros. Até a perda de peso está relacionada com a quantidade de água ingerida.

Para aproveitar o que a água tem de melhor, confira as dicas abaixo:

- Não beba toda água de uma vez. O corpo necessita de um fluxo contínuo de água, já que não consegue armazená-la. Se você bebe muita água, o corpo irá eliminá-la antes que seja usada. Portanto, a quantidade total de água a ser ingerida diariamente deve ser bebida em intervalos de duas a quatro horas ao longo do dia, a maior parte nas primeiras horas do dia e menos nas últimas horas, para evitar problemas como vontade de urinar durante a noite, interrompendo o sono. Crianças e idosos não devem beber muita água após as 18 ou 19 horas.

- Não espere até sentir sede para beber água. Se você só bebe água ao sentir sede, está esperando demais. Neste estágio, seu corpo já está acendendo a luz vermelha e avisando que você já está desidratado. Em termos de ideais, você deve beber uma quantidade balanceada ao longo do dia para não sentir sede. Nos idosos e nas crianças o mecanismo da sede não funciona muito bem, e, consequentemente, eles podem ficar desidratados sem que o corpo dê sinais.

Há controvérsia

Segundo pesquisa, beber 2 litros de água por dia não traz
benefícios à saúde. Especialista afirma que não há evidências
 científicas que comprovem tal tese perpetuada. A exceção diz
 respeito a pessoas com histórico de pedras nos rins (VEJA)
Revista Veja /Saúde (em 13.07.11)
Beber cerca de dois litros de água por dia pode não trazer benefício algum à saúde. Em pesquisa publicada no British Medical Journal, a médica escocesa Margareth McCartney afirma que não há evidências científicas seguras que comprovem a eficácia do alto consumo de água. Ela sugere ainda que o exagero poderia trazer problemas ao organismo.

Exceção
 De acordo com a pesquisa, os únicos benefícios comprovados da alta ingestão de água dizem respeito a pacientes com histórico de pedras nos rins. Especialistas na área indicam que o consumo de água deva estar vinculado à sede, exceto em crianças e idosos que podem não sentir sede. Períodos longos de seca ou de muito calor também pedem uma atenção extra ao consumo de água.

Consórcio Maracanã vence licitação e vai administrar o complexo por 35 anos

Quinta-feira, 09 de maio de 2013.
Consórcio vencedor será responsável pelo Complexo do Maracanã por 35 anos
(Foto: Divulgação)
O consórcio formado por Odebrecht Participações e Investimentos S.A. (empresa líder, com 90%), IMX Venues e Arena S.A (de propriedade de Eike Batista, com 5%) e AEG Administração de Estádios do Brasil LTDA (também com 5%) será o responsável por administrar o Complexo do Maracanã pelos próximos 35 anos, a partir do final da Copa das Confederações (a decisão do torneio será em 30 de junho). O anúncio foi feito pelo governo do Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara, nesta quinta-feira. Chamado de “Consórcio Maracanã”, o grupo apresentou toda a documentação necessária para o processo de licitação e foi aprovado por unanimidade pela Comissão Especial de Licitação, superando o "Consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro" - composto por Construtora OAS S.A., Stadion Amsterdam N.V. e Lagardère Unlimited. O concorrente teria cinco dias para recorrer do resultado da licitação, mas abriu mão da medida, o que gerou comemoração entre os representantes do "Consórcio Maracanã" presentes à sessão. (G1)

Pipoca saudável, sem óleo

Quinta-feira, 09 de maio de 2013.
Não esquecer de fazer alguns furos no plástico para liberar o ar
Li e resolvi repassar a informação. Pipoca estourada em microondas, sem óleo. Fica crocante e saborosa. Pegue um recipiente de vidro e dentro dele coloque cinco colheres de sopa com milho de pipoca. A mesma quantidade de colheres de água com sal. Misture. Tampe com isolante plástico. Aquele que adere bem ao vidro. Faça alguns furos para soltar o ar na hora do aquecimento das pipocas. O microondas deve ser ligado por seis minutos na potência máxima. Comece a prestar atenção a partir do quarto minuto, pois cada microondas tem a sua potência para mais ou para menos. Quando houver espaçamento prolongado no estouro das pipocas é aconselhável desligar para não queimar as que estão embaixo. Recomendo não utilizar recipiente plástico, mesmo aquelas próprias para microondas. É preciso que seja de vidro, como a foto mostra. Pronto, está aí a receita de uma deliciosa e crocante pipoca e o principal, saudável.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A mais acessada

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
Com quase doze mil acessos, esta postagem em meu Blog registrou um recorde de leitores. No Face também. Neste momento está com 2.014 compartilhamentos. Faço este registro, pois quando escrevo tenho o propósito de passar às pessoas o que meu coração sente. A vida é um aprendizado constante. Temos a obrigação de passar adiante o conhecimento. A informação gera conhecimento e a sabedoria só se manifesta após passar por essas duas prerrogativas. Daí a importância de compartilharmos informação para gerar conhecimento. A sabedoria, bem...esta dependerá da sensibilidade, da postura e da entrega de cada um.
"Qual a razão de assumir a certeza de que um dia
morreremos? Simples: É para que valorizemos a
vida"
JYF
Terça-feira, 30 de abril de 2013.
Antes do fim inexorável

Todo mundo sabe, mas poucos são aqueles que lidam com a inexorabilidade da morte com naturalidade. Preferem não pensar no assunto, afinal ela está sempre tão distante, segundo nosso inconsciente. Mas, se olharmos para o lado perceberemos que muitos vivem a saudade de seus entes queridos que se foram, aqueles mesmos que, quando em vida, tinham um comportamento semelhante ao da maioria que sobrevive. Mas, qual a razão de assumir a certeza de que um dia morreremos? Simples: É para que valorizemos a vida. Pouca gente dá valor a sua vida, se não não a desperdiçariam como desperdiçam. Fazer o que se gosta, estar junto às pessoas que nos dão valor e a quem valorizamos, servir ao propósito vocacional é só um começo, mas há muito mais. Não somos eternos, mas poderemos nos eternizar através de nossas ações. E que assim seja pela inspiração do bem viver compartilhado com o bom desejo de servir. Isso gera amor, sentimento perpétuo que dá sentido à vida, ante o fim inexorável.

Conselho de amigo, ao pé do ouvido

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
Hoje encontrei um amigo triste por não poder comprar um bem que tanto desejava. Falei para ele:



- "Deixa disso! Há muita coisa que não se pode ter nessa vida. Agora, o que não se pode perder é a esperança de tê-las. O importante é não nos sentirmos maiores por poder e nem menores por não poder. São só coisas. Somos infinitamente melhores e mais importantes do que elas." JYF

Para quem tem medo da morte, a alegria de viver

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
“Se não pedimos para nascer, nem sabemos quando vamos partir,
então que aproveitemos o intervalo entre um acontecimento e
 outro, chamado vida!”
É fundamental que pensemos sim, a respeito. Isso só nos fará valorizar a vida e cada instante dela. Perdemos muito tempo precioso, desperdiçamos o que mais temos de valioso exatamente por achar que somos eternos. A morte deve ser encarada como uma passagem reservada a todos. Mas se não pedimos para nascer, nem sabemos quando vamos partir, então que aproveitemos o intervalo entre um acontecimento e outro chamado vida! Urge que vivamos a vida valorizando cada instante dela, momentos que vêm e não voltam mais. Mas, o que conta é o abraço que damos hoje na esperança merecida de viver o futuro que nos aguarda com alegria. Alegria de poder viver com intensidade cada momento. JYF

Castigo insano

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
Vi essa "pérola" hoje no Face e não pude deixar de me manifestar. De castigo deveria ficar quem age assim, punir um animalzinho por defecar. Há que ensiná-lo. Se animal entendesse de castigo seria sábio, pois a realidade nos mostra que eles são muito castigados pelos humanos ao longo dos séculos.

E segue o frio com risco de geada pela manhã

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
O frio continua por aqui. Entre o Sul e o Sudeste do país uma massa de ar estável e frio segue predominando. No Paraná a proximidade com o centro mais intenso do sistema de alta pressão (massa de ar frio – letra A no mapa), confere a região temperaturas bastante baixas pela manhã e risco para formação de geadas nas regiões de maior altitude. Durante o dia o Sol predomina e à tarde as taxas de umidade ficam baixas em boa parte do Estado. O alerta de geada continua para esta quinta que terá no amanhecer temperatura mínima de 3 graus e a máxima não ultrapassa os 21. Essas condições com sol e poucas nuvens permanecem até domingo. Só a temperatura pela manhã subirá um pouco chegando a doze graus no domingo.  (Simepar)

Saída estratégica

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
Meus filhos Neto e Julian, integrantes da terceira geração dos Yaredes
Almoço de aniversário na casa de meu primo Jeffersson. Convidado, lá compareci com a Nice e meus filhos. Ao entrar percebi muita gente que há algum tempo não se via. Amigos, primos e seus filhos e demais parentes agregados. Em dado momento uma senhora, creio que sogra de um de meus primos, irmão do anfitrião elogiou meus filhos, notadamente o caçula, Julian que estava próximo a ela. Em seguida fez uma pergunta. Ao mesmo tempo em que elogiava me deixava em saia justa:
 Puxa, seo Yared, que garotada bonita! Vocês Yaredes sabem fazer filhos bonitos! Qual é o segredo? 
Estavam presentes alguns representantes da terceira geração, filhos do Gilson, do Jeffersson e meus. Percebi que a mulherada toda olhou para mim, esperando a resposta. Todas agregadas à família Yared. Esposas de tios, primos, sogras, todas não Yaredes de sangue. Fiquei numa saia justa. Nunca fui de dar respostas rápidas. Sempre penso antes de falar, para não dizer besteira. Mas, naquele momento precisava de uma que não parecesse falsa, ao mesmo tempo se aproximasse de uma posição justa para a questão. Décimos de segundos eram uma eternidade. Mas, Deus foi muito bom para comigo, pois assim como um raio, meu pensamento produziu a resposta que precisava ser dada. E só ela mesmo para me livrar daquela saia justa. Respondi na bucha:
- O segredo, minha senhora, é que soubemos escolher bem suas mães!!!!!
Fui muito aplaudido. Suei frio, pois qualquer resposta contrária, com certeza seria motivo para vaia ou descontentamento, afinal não os produzimos sozinhos. É, minha gente, com a mulherada não dá para pisar na bola, não!

Bom para os olhos, mal para o bolso

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
Pessoal, deem uma olhadinha nesta coisa linda que vi hoje no site Auto Esporte. Trata-se do Maserati Quattroporte que acaba de desembarcar no Brasil. Este belo sedã italiano chega ao Brasil na versão top de linha. 
Muito bom para os olhos, mas salgado demais para simples mortais. Ele custa a bagatela der R$ 950 mil. A expectativa da importadora é vender de 25 a 30 unidades ainda em neste ano. Quem se habilita? Vou, como a grande maioria, só olhar.

Desabafo de um pai

Quarta-feira, 08 de maio de 2013.
Antes ou depois de ler o texto em desabafo feito pelo meu irmão Gilmar, olhem com atenção ao que restou do Honda Fit dirigido pelo meu sobrinho, Gilmar Rafael. São destroços típicos de uma colisão em autopista quando os dois veículos envolvidos empreendem alta velocidade. No caso desta colisão, o veículo de meu sobrinho estava em uma via urbana com baixa velocidade, pois acabara de virar para o novo sentido de direção, quando foi atingido por trás pelo Passat Alemão dirigido pelo ex-deputado. A imagem de destruição seria suficiente para entender que não foi acidente. O veículo que protagonizou esta destruição foi transformado em uma arma que mataria quem estivesse à sua frente, o que de fato aconteceu. Qualquer entendimento contrário é má fé cínica ou ignorância córnea. Neste caso opto pela primeira.
Destroços do Honda Fit após ser atingido por trás em plena via urbana, em Curitiba, há quatro anos
Em entrevista ao SBT o advogado da equipe de Renê Dotti acusa o meu filho de ser o responsável pela tragédia, afirmando que o Rafa cortou a frente do Passat Alemão de Carli Filho que estava regularmente na preferencial. O dinheiro de Carli Filho deve seduzir estes ilustres homens do direito. Dirigir a 171 KM/H ou a 190 KM/H que era o que marcava o velocímetro do Passat, segundo foto da Tribuna do Paraná que desapareceu estranhamente é comum, embriagado e com cocaína, com 130 pontos na carteira, perfeitamente normal. Meu filho foi decapitado porque o veículo blindado decolou a um metro da rua e pela parte traseira destruiu o Honda Fit. (Gilmar Yared)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Sem noção: Falta de acessibilidade coloca eventos no Mineirão em risco

Terça-feira, 07 de maio de 2013.
Monumental Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Belo, mas sem acessibilidade.
Lamentável! (Foto: Maurício Vieira / Globoesporte.com)
O Ministério Público de Minas Gerais cumprindo seu papel não deu moleza aos insensatos administradores do consórcio responsável pela administração de um dos mais belos estádios brasileiros, reconstruído para a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo do ano que vem. Parece que essa gente não leva a sério uma coisa chama lei. E não deu outra: O MP mineiro pediu, nesta segunda-feira (6), que sejam suspensos jogos e eventos no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte. O pedido, em caráter liminar e com cumprimento imediato, partiu da Promotoria de Defesa da Pessoa com Deficiência, que alega que o consórcio Minas Arena, que faz a gestão do estádio, não cumpriu as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Agora terá de correr em busca de acordo até que a lei seja efetivamente cumprida. Que sirva de exemplo para outras obras a serem inauguradas.

Atenção: Alerta para geada

Terça-feira, 07 de maio de 2013.
O frio começa a se manifestar e é típico no sul do país
Frio no Sul do Brasil. No Paraná a temperatura mais baixa foi registrada em Guarapuava: 0,9ºC (Simepar). Em Santa Catarina foi em Urupema: -3,1ºC (Ciram) e no Rio Grande do Sul, em Vacaria: 2,8ºC (INMet). E atenção para amanhã: Na quarta-feira amanhece mais frio do que hoje e com geadas em várias cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses. Vai esfriar mais também no Mato Grosso do Sul e em parte de Sudeste do país. Curitiba, segundo o Simepar amanhecerá com 2 ºC , a menor temperatura do ano, com risco de geada. (Simepar/Lizandro Jacóbsen)

Brasileiro Roberto Azevêdo comandará órgão máximo do comércio internacional

Terça-feira, 07 de maio de 2013.
Desde 2008, Roberto Azevêdo é o representante do Brasil
na OMC e atua como "negociador-chave" (Itamaraty)
O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo foi escolhido o próximo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o órgão máximo do comércio internacional. O comando se dará a partir de setembro, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O anúncio ainda  é informal, pois a confirmação oficial será feita pela OMC somente na quarta-feira (8). Azevêdo é diplomata de carreira, tem 55 anos e está no Itamaraty desde 1983. 

Insuficiência jurídica

Terça-feira, 07 de maio de 2013.
Sensação de incredulidade ao saber do fato é substituída pela de insuficiência
jurídica cujo sistema se mostra atrelado às amarras de princípios equivocados
que norteiam o trâmite processual (Foto de Família)
Tentei achar um tema para expressar meu sentimento neste dia. Lembro bem, há quatro anos quando soube da colisão que vitimou meu sobrinho Gilmar Rafael Yared (foto). Estava na apresentação do Jornal da Paraná Educativa quando o telefone tocou. Era meu filho Julian, da faculdade, meio incrédulo dizendo que corria a informação nos corredores da Unibrasil de que um Yared havia falecido em uma grave ocorrência de trânsito. Os colegas temiam que fosse ele. Liguei imediatamente para meu irmão Mário e só aí vim a saber que se tratava do Gilmarzinho, como o tratávamos carinhosamente na família, apesar de seus quase dois metros de altura. A sensação de incredulidade foi a primeira de tantas que se sucederam ao fatídico dia. Hoje pensei um pouco e, quatro anos após, o que restou neste tio foi a sensação de insuficiência jurídica. Muitos padecem de insuficiência renal, cardíaca, de fundos, etc. Hoje me é forte a sensação de insuficiência de um sistema à mercê de um processo contemplativo à postergação de decisões voltadas à resposta penal ao ato delituoso. Como sentir algo diferente ao acompanhar esta "pouca vergonha" que é o caso que vitimou meu amado sobrinho. Um vergonhoso emaranhado de evasivas voltadas a cumprir uma estratégia embasada no direito de defesa que todo cidadão tem, até que se prove o contrário. Mas, como provar o contrário se nem ao julgamento a causa tem sido contemplada? Daí, amigos, este tio cidadão, há quatro anos do fato viver esta lamentável sensação de insuficiência jurídica de um sistema que deveria acima de tudo defender a vida e não quem a tira.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Diálogo: marca da verdadeira presença

Segunda-feira, 06 de maio de 2013.
 “O diálogo é o alicerce de qualquer tipo de relacionamento. 
Em relação a pais e filhos ele potencializa sua importância.”
JYF
Isso não é novidade para mim. Até sou motivo de gozação nas brincadeiras de meus filhos em reuniões familiares. Disse aos três, enfatizei até, que o melhor presente é a presença. Eles brincam dizendo que é um artifício meu para não dar presentes, o que absolutamente não é verdade. O que falei para eles no passado sustento até hoje. Sou um pai presente, pois já testemunhei o estrago que é a distância dos pais na vida de suas crianças. E não falo só de ausência física, não. A pior delas é a presencial mesmo. Perto dos olhos, longe da atenção. O diálogo é o alicerce de qualquer tipo de relacionamento. Em relação a pais e filhos ele potencializa sua importância. Li essa mensagem na Internet hoje é achei interesse enfatizá-la neste alerta aos pais. Sem dúvida, uma mensagem que toca.

Afif Domingos será o ministro da Micro e Pequena Empresa

Segunda-feira, 06 de maio de 2013.
Afif será o primeiro ministro filiado ao PSD a integrar o governo Dilma
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (6) que o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), será o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A nomeação ocorre quase 40 dias após a criação do ministério, o 39º do governo. A posse está marcada para a próxima quinta-feira, às 10h. A assessoria de Afif informou que, mesmo como ministro, ele se manterá na função de vice-governador, mas renunciará à presidência do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas de São Paulo. (JB)

O frio se manifesta

Segunda-feira, 06 de maio de 2013.
“Nas regiões do sul do País há o avanço de uma massa de ar seco e frio o que provoca
um declínio acentuado das temperaturas, já ao amanhecer. O ar mais seco possibilita
a diminuição da nebulosidade em grande parte do Paraná.” (Simepar)
Está na hora de preparar os agasalhos. Quem tem o suficiente, de doar. O frio começa a se manifestar esta semana em Curitiba e Região Metropolitana. Neste momento estamos com 19 graus, mas em acentuado declínio. A previsão é de que o dia amanheça com cinco graus nesta terça, dois graus na quarta e três na quinta, com risco de geada na madrugada de terça. Tempo se mantém aberto com a presença de sol durante o dia todo, o que melhora naqueles momentos a sensação térmica com os termômetros não ultrapassando os dezenove graus. Os estudos são do Simepar, Instituto Tecnológico que goza de minha absoluta confiança.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More