Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 3 de dezembro de 2011

Coritiba não derruba Atlético, nem rubro-negro impede Libertadores para coxas

Sábado, 03 de dezembro de 2011.
Jogador Tcheco falou pouco, mas disse tudo!
O jogador Tcheco, do Coritiba, foi muito feliz ao afirmar que “não é o Coritiba que vai derrubar o Atlético-PR. É a campanha deles que está sujeita a isso e se caírem com uma vitória nossa, vai coincidir de ser no nosso jogo.” Dentro de campo os dois times disputarão uma partida de futebol como outra qualquer. O que diferencia das demais é que a mesma fechará uma competição de pontos corridos e os efeitos positivos ou negativos devem se limitar apenas ao resultado. O jogador do Coritiba Tcheco fez uma afirmação que vale a pena pontuar. A classificação do Coritiba para uma vaga na Libertadores não será conquistada somente pelo resultado de um jogo, mas de toda uma campanha. Da mesma forma, a queda do Atlético para a Segunda Divisão, caso ocorra, não será apenas pelo resultado do jogo deste domingo, mas sim pelos resultados negativos de uma campanha absolutamente irregular e atípica. A torcida do Atlético sabe que mesmo vencendo o Atletiba, neste domingo, pode cair, pois não depende mais só deste resultado, e sim de uma combinação que envolve Ceará, Bahia, Cruzeiro e Atlético Mineiro. No mais, só a lamentar a organização da tabela do campeonato que deixou para a última rodada a disputa de clássicos onde a rivalidade, infelizmente, extrapola o entendimento de que a partida seja apenas um jogo de futebol. Transferências descabidas poderão ocorrer em Minas, Rio, São Paulo e Paraná da parte de torcedores que, pelo resultado, verão frustrados seus desvarios, alimentados por um fanatismo inconseqüente. Espero, sinceramente que o bom senso possa prevalecer na grande maioria da torcida de ambas as equipes e que a polícia consiga conter uma minoria que sempre apronta, e amanhã não será diferente.

Obrigado amigo pela feliz lembrança!


Sábado, 03 de dezembro de 2011.
Cantar o nosso Hino Nacional deveria ser mais constante
Hoje recebi um e-mail do meu amigo Ubiratan Lustosa, que faço questão de postar no Blog e também no Facebook para compartilhar com meus seguidores. Assim como Ubiratan, quando criança cantava na escola, com orgulho, o Hino à Bandeira, cuja letra foi escrita pelo poeta Olavo Bilac e a música composta por Francisco Braga.
“Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz!”
A gente se emocionava também quando cantava o Hino Nacional, letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva. 
 Muitos acham que só se canta o Hino Nacional em
eventos esportivos
Até hoje a emoção é a mesma quando ouvimos os nossos Hinos. Ubiratan revela (e não é o único) que fica triste, quando nas partidas de futebol, enquanto se canta um hino patriótico, a torcida de algum clube aumenta o volume de sua voz para cantar o hino do seu time, num flagrante desrespeito às coisas mais puras que temos (inclusive, não raro, vermos jogadores mascando chiclete ou palito de dente). Ubiratan prossegue afirmando que viu isso acontecer recentemente, mas o fato vem ocorrendo faz tempo e com torcidas de vários clubes. E dá uma sugestão: “Seria uma boa iniciativa se alguma entidade esportiva efetuasse um trabalho de conscientização dos apreciadores do esporte, especialmente das torcidas organizadas, no sentido de lhes lembrar o que representa um hino pátrio e o respeito que devemos ter quando se canta um deles. É exigência da Lei que se garanta o devido respeito quando se canta o Hino Nacional. Cantar outro hino ao mesmo tempo é desrespeito que não deve acontecer. Os formadores de opinião têm condições de fazer um excelente trabalho e prestar um grande serviço ao Brasil, incentivando o público a respeitar e cantar os Hinos pátrios com devoção, promovendo o civismo entre os apreciadores do esporte. Podem também sugerir um trabalho de conscientização a ser feito pelas entidades ligadas ao esporte: Confederação Brasileira de Futebol, Federações, diretorias de clubes e chefias de torcidas organizadas. É difícil, mas quem sabe aos poucos a gente consegue.” 
Os princípios de civilidade precisam ser passados desde a tenra idade
 * Está certo Ubiratan Lustosa. Não há como forjarmos o fundamental sentimento de cidadania em nosso coração e através dele concretamente agirmos como verdadeiros cidadãos se não atentarmos a esta questão. Jamais existirá uma grande nação se seu povo não entender o que é ser verdadeiramente um cidadão. Hoje se concentra mais nos direitos do que nas obrigações. “O meu direito termina onde começa o do meu próximo” é assunto para citações de efeito em uma palestra, mas desrespeitado escancaradamente até por nossas autoridades de peso. A educação ainda é a solução para essas questões. Do ensino básico ao superior é preciso que jamais nos esqueçamos de disseminar princípios de civilidade que sempre devem nortear nossas ações, aonde quer que estejamos. Obrigado, Ubiratan, pela feliz lembrança!

Reflexão poética


Sábado, 03 de dezembro de 2011.
“Um tempo aprendiz que foi-se aos poucos se desvanecendo
transformando os sóis que na indiferença iam nascendo...”


Passado Etéreo (Marcos Fontinelli)

Venho de um tempo distante
de muito longe
em que até o vento se esconde
não se sabe onde

Venho de um tempo distante
de raras fúteis gargalhadas
de mulheres bem amadas
que brincavam ao luar

Que na chuva se molhar
e pôr-se a cantar
era mero desvario

Um tempo aprendiz
que foi-se aos poucos
se desvanecendo
transformando os sóis
que na indiferença iam nascendo

Construindo em todos e em cada um
uma loucura mundana
uma busca insana
de novamente ser feliz












sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Leia neste sábado, na Tribuna do Paraná


Sexta-feira, 02 de dezembro de 2011.

1 - Jardineiro de 63 anos morre amassado por micro-trator em SPA da RMC

2 - Apreensões de produtos piratas triplicaram nos últimos seis anos

3 - Duas organizações sociais de interesse público são denunciadas pelo Ministério Público Federal                   

4 - Dupla Atletiba faz treinos fechados para o clássico decisivo de domingo


Gesto emblemático

Sexta-feira, 02 de dezembro de 2011.
"Quando nos ajoelhamos por amor, tornamo-nos gigantes!"

Ciência e Saúde: Cientistas identificam ponto fraco de câncer de mama


Sexta-feira, 02 de dezembro de 2011.
As mitocôndrias, usinas de energia das células, são, ao mesmo tempo,
a base da existência do câncer e o calcanhar-de-aquiles da doença
(Danilo Bandeira/Editoria de arte/Folhapress)
Uma nova pesquisa diz ter mostrado que as mitocôndrias (as usinas de energia das células) são, ao mesmo tempo, a base da existência do câncer e o calcanhar-de-aquiles da doença. É uma afirmação grandiosa, que ainda precisa de mais estudos para ser comprovada, mas o trabalho coordenado por Michael Lisanti, da Universidade Thomas Jefferson (EUA), traz dados intrigantes sobre a ação dos tumores --um comportamento que tem algo de vampiresco. Usando amostras de cânceres de mama, cercadas de tecido saudável, não afetado pelo tumor, os cientistas verificaram que as células tumorais aparentemente estavam "sugando" as sadias, usando-as como combustível para suas mitocôndrias.
SINAIS SUSPEITOS
Esses "pulmões" celulares são responsáveis por usar o oxigênio para produzir energia. Em laboratório, os pesquisadores americanos buscaram, nas células tumorais e nas suas vizinhas sadias, sinais das substâncias produzidas pelas mitocôndrias. O que eles viram é que, enquanto as células de câncer apresentavam marcas de altíssima atividade das mitocôndrias, as sadias no entorno estavam quase ou totalmente paradas, com pouca ação mitocondrial. Além disso, as células sem a doença estavam repletas de substâncias químicas que indicavam um "desmanche" celular. Era como se elas estivessem se desmontando e mandando matérias-primas para as células cancerosas. Por isso, a pesquisa compara a relação entre os dois tipos de célula à interação entre um parasita e seu hospedeiro --com o câncer no papel parasitário, claro. A estratégia óbvia para acabar com a brincadeira envolveria o uso de drogas que inibam a atividade das mitocôndrias, já que elas afetariam o tumor seletivamente. Por sorte, esse tipo de remédio já existe, sendo usado contra diabetes, por exemplo. Se o estudo estiver correto, não deve ser muito difícil levar a idéia para os hospitais. A pesquisa está na revista científica "Cell Cycle". (Ciência e Saúde/Folha Online)


Evolução Automática: Honda mostra carro que reconhece estrada e anda sozinho


Sexta-feira, 02 de dezembro de 2011.
O Honda AC-X também é híbrido, combinando motores elétrico e a combustão
(Foto Toru Hanai/Reuters)
A Honda elevou o recurso "piloto automático" a um novo patamar, com o conceito AC-X, apresentado no Salão de Tóquio, que abre as portas ao público hoje (2). O modelo reconhece as linhas pintadas na estrada e o movimento dos outros veículos para seguir o caminho sem o auxílio do motorista. (Reuters)





Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More